segunda-feira, 8 de abril de 2019

A EVOLUÇÃO DA MÚSICA NO MUNDO DE 1990 Á 1999

1990



Surgem grandes nomes como o mestre David Morales e em conjunto com Frankie Knuckles revolucionaram a House Music. Foi nesta mesma década que se multiplicaram os projetos de sucesso que até hoje são aclamados por Djs de todo o mundo.

Novos rumos surgiram, a indústria fonográfica se valeu de tantos hits e ganhou corpo novamente. O CD foi introduzido no Brasil e com ele bastante material importado, até então apenas como vinil. A androgenia dos 80 ficou para trás e os Jump Jumps de academias começaram a tomar conta da cabeça da moçada.

A década de noventa foi marcada também pelo estilo Eurodance, gênero derivado do Italo Disco, e denominado assim pelo fato de muitos artistas virem da Europa, de quase todos os pontos. O estilo misturava a batida da era Disco com o house, que estoura nos rádios do mundo.

Nos anos 90 o estilo ganhou muita popularidade em todo mundo, atingiu seu apogeu no ano de 1995, pois anos mais tarde o estilo foi perdendo força gradativamente. No ano de 1996 o estilo já apresenta um certo desgaste, sendo mesclado por elementos de trance, folk e o reggae. E muitos projetos chegam a findar nesse mesmo ano.


Os artistas mais bem sucedidos no estilo formam: 2 Brothers on the 4th Floor ; 2 Unlimited; Ace of Base; Alexia; Angelina; ATB; Aqua; BG The Prince of Rap;Black Box; Capitain Hollywood Project; Captain Jack; Cascada; Corona; Culture Beat; Dj BoBo; DJ Company; DJ Miko; Double You; Dr. Alban; E-Rotic; E-type; Fun Factory; Haddaway; Ice MC; JK; La Bouche; Le Click; Martha Wash; Maxx; Masterboy; Masterboy; Mr. President; Nevada; Nina; Nicki French; Playahitty; Real McCoy; Randy Bush; Ru Paul ; Scatman John; Snap!; Scooter; Whigfield; U96; Undercover; DJ Mangoo; J&R Project; Toy Box; Moisés Santana & Charles Friend; Tweenty 4 Seven. Marta Wash emprestou sua voz para praticamente todas as bandas de sucesso do dance dos anos 90, entre elas CC Music Factory, Snap! e Black Box. Marta Wash consolida o estilo de vocal que vai guiar os novos estilos de música na próxima década, como Club House e Tribal House.


O Grunge, subgênero do Rock, foi sem dúvidas o gênero que mais fez sucesso nesse período: Nirvana, Alice in Chains, Pearl Jam, Foo Fighters, Soundgarden, Stone Temple Pilots, The Smashing Pumpkins impactaram durante toda década, dando influência a outras bandas que dominam até hoje o mundo musical como Linkin Park e Coldplay.

O fim da década de 90 foi marcado pelo ressurgimento do Punk Rock e surgimento do Pop Punk, marcados pelas bandas Green Day, Blink-182, The Offspring, que continuaram a fazer sucesso na década posterior. A MTV tem seu auge ao abrir canais em vários países, com a popularização da TV a cabo.

É importante destacar a banda britânica Oasis, que possuía uma forte influência dos Beatles, outras bandas de grande destaque foram o Rage Against the Machine, que teve uma grande influência sobre o gênero nu metal na década posterior, e os Red Hot Chili Peppers, cujo som era uma mistura de funk, hard rock, rock alternativo, punk e soul.


Um grande fenômeno, sobretudo na segunda metade da década, foi o Teen Pop, ou simplesmente "Pop adolescente", tendo como as principais representantes femininas Britney Spears e Christina Aguilera. Também por grupos de rapazes, as famosas Boy Bands, como New kids On The Block, Backsteet Boys, 'N Sync, Westlife, Five e outras. Grupos de garotas também, como o fenômeno Spice Girls.

Outro gênero de grande destaque foi o Rap americano, que passou a ganhar notoriedade mundial nessa década. Nomes como: 2Pac, Notorious B.I.G., Snoop Dogg, Puff Daddy, Wu-Tang Clan, Dr. Dre, Ice Cube e Cypress Hill explodiram de popularidade. Foi também ao final dessa época que DMX e Eminem ganharam popularidade.

Vale destacar também a ascensão da música Eletrônica ao mainstream. Marginalizada até a década de 80 ela ganhou notoriedade após Madonna trabalhar com produtores de House no início dos anos 90. Durante este período músicas como "Pump Up the Jam" do Technotronic e "I've Got the Power" do Snap! explodiram em todas as rádios, dando início a novas tendências mundiais.

Não demorou muito para outros estilos de Eletrônica aparecerem no mercado, como o nascimento do Drum 'N Bass e do surgimento do Techno, que foi o precedente de outras influências como o Trance e o Psy. Nomes como: The Prodigy, Moby, Fatboy Slim, Culture Beat, Daft Punk, 2 Unlimited, Rozalla, Gigi D'Agostino, entre outros... também fizeram enorme sucesso.




No Brasil, a Lambada explode no início da década com o sucesso da novela Rainha da Sucata, o Sertanejo também aparece com muita força puxadas por diversas duplas sertanejas que fizeram grande sucesso como Leandro & Leonardo (até a morte de Leandro em 1998), Chitãozinho & Xororó, Zezé di Camargo & Luciano e outras duplas e artistas notórios do gênero na época, como Roberta Miranda e Sula Miranda. O Pagode também foi representado com bastante louvor vários grupos se destacando: Raça Negra, Exaltasamba, Só Pra Contrariar, Molejo, Soweto e Katinguelê.

Já o Samba teve Zeca Pagodinho como grande destaque; a música baiana (axé music, samba-reggae e pagode baiano) também foi mania nacional com o conjunto É o Tchan, Banda Eva de onde saiu para carreira solo a baiana Ivete Sangalo; o grande destaque foi o Funk Carioca ou Funk Melody que despontou principalmente com a dupla Claudinho & Buchecha mas também se destacaram Mc Marcinho e Cidinho & Doca; no Rock Brasileiro destaca-se as bandas Skank, Jota Quest, Raimundos, Planet Hemp, O Rappa, Charlie Brown Jr., Los Hermanos, Sepultura e Angra.







O Conjunto Musical Mamonas Assassinas foi destaque nacional vendendo em seu único disco mais de 1 milhão e 800 mil cópias, porém um ano após estourarem o conjunto inteiro faleceu num acidente aéreo em São Paulo.

No Rap nacional o grupo Racionais MC's fizeram enorme sucesso com seu discurso politizado e contundente. Outro nome relevante foi o de DJ Marky. Vindo da periferia de São Paulo ele foi o principal nome que introduziu o Drum 'N Bass no cenário musical brasileiro, criando tendências que marcaria a música Eletrônica no mundo inteiro.


O CD, o DVD, o Grunge, o Rapcore, o Pop-Teen, o Rock Alternativo, as Raves, o Techno-Dance, são destaques dessa década.

Mamonas Assassinas


Mamonas Assassinas, anteriormente chamada de Utopia, foi uma banda brasileira de rock cômico formada em Guarulhos em 1990. Seu som consistia numa mistura de pop rock com influências de gêneros populares, tais como sertanejo, brega, heavy metal, pagode, forró, música mexicana e vira.

O único álbum de estúdio gravado pela banda, Mamonas Assassinas, lançado em junho de 1995, vendeu mais de três milhões de cópias no Brasil, sendo certificado com disco de diamante comprovado pela ABPD.

Com um sucesso "meteórico", a carreira da banda (sob o nome Mamonas Assassinas) durou pouco mais de sete meses, de 23 junho de 1995 a 2 de março de 1996, quando o grupo foi vítima de um acidente aéreo fatal sobre a Serra da Cantareira, o que ocasionou a morte de todos os seus integrantes, causando grande comoção nacional.

A banda continuou influenciando a cena musical nacional e sendo celebrada mesmo tantos anos anos após a tragédia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou do Blog? Comente aqui!