segunda-feira, 13 de agosto de 2018

CLASSIFICAÇÃO DOS INSTRUMENTOS MUSICAIS

Existem muitas formas de classificar os instrumentos musicais, cada uma delas se presta melhor para cada finalidade. Existem classificações que levam em conta os conjuntos instrumentais tais como orquestras. Um exemplo é a classificação dos instrumentos da orquestra sinfónica que divide os instrumentos em cordas, sopros (subdivididos em madeiras e metais) e percussão.

Os Instrumentos de Cordas

Nos instrumentos de cordas, o som é produzido pela vibração de uma corda, quando esta é friccionada ou percutida. Esta vibração é geralmente amplificada pois a maioria destes instrumentos apresenta uma caixa de ressonância. Exemplos deste tipo de instrumentos são o violino, a viola, a guitarra ou o contrabaixo. A qualidade sonora destes instrumentos depende da combinação entre as cordas utilizadas e a caixa de ressonância que na maioria das vezes é feita em madeira.


(contrabaixo)


(violino)

(guitarra)


(violão)



Os Instrumentos de Sopro

Os instrumentos de sopro são usualmente constituídos por tubos e o som é produzido pelo movimento do ar que se encontra no seu interior. Os diferentes sons relacionam-se com o comprimento da coluna de ar movimentado. São exemplos de instrumentos de sopro, as flautas, o saxofone, o clarinete ou a trompa.


(flauta transversal)

(saxofone)

(trompa)

Os instrumentos de percussão

Neste tipo de instrumentos, o som é produzido pela vibração de uma membrana ou de uma superfície. Esta oscilação pode ser provocada pela mão ou com a ajuda de baquetas, que podem ser de plástico ou de madeira. Exemplos deste tipo de instrumentos, são os tambores, as baterias, os xilofones ou os adufes.

(tambores)

(bateria)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou do Blog? Comente aqui!