Instrumentista é aquele músico que toca algum instrumento, na verdade, nem todo músico é um instrumentista (também chamado de concertista, na música erudita).
Alguns músicos seguem uma carreira sem tocar instrumento algum, como a de: Terapia musical, Engenheiro de som, Produtor musical, Educação musical Direito musical, Jornalismo em Música, Empresário Musical, Discou Video Jockey, Diretor de Programação Designer de Software ou Hardware de Música Musicologia, Musicografia e até mesmo o compositor pode saber tudo sobre os instrumentos, mas não tocar nada. Estes não são intérpretes, mas os maiores estudiosos acadêmicos do campo de Música, noutras especializações.
Música na Antiguidade
A música assumiu um papel central nas diversas atividades diárias das grandes civilizações da antiguidade, nomeadamente Egito, Grécia e Roma.
Hoje é possível dividir a história da música em períodos específicos, e utilizados para diferentes ocasiões e finalidades.
· Grécia: A Grécia aparece muito ligada à poesia e à escrita que, a par com a música, participavam como forma de expressão nos teatros. A civilização grega teve um papel fundamental para a evolução da história da música ocidental, sendo de destacar a sua contribuição, essencialmente em relação ao ritmo e à notação musical. Para os gregos a música era um meio para se aproximar das divindades, caminho para a perfeição, era incorporada à dança ao teatro, e ao som da lira eram recitados poemas. Foi também na Grécia Antiga que surgiu o órgão.
Instrumentos
da Grécia: Aulos, Lira, Instrumentos de percussão eram Tímpanos,
Címbalos, Sistros.
(aulos)
(lira)
(sistro)
(címbalos)
· Roma: Toda a música do império romano foi influenciada pela dos gregos. Em Roma, as lutas dos gladiadores eram acompanhadas por trombetas, para sinalizar ações dos soldados e cantar hinos as vitórias conquistadas. A música estava sempre presente nas casas dos homens e mulheres com muito dinheiro. Nas ruas davam-se pequenos espetáculos de malabarismo e de acrobacia que eram sempre acompanhados por flautas e pandeiretas. além de possuir um papel fundamental na religião.
Instrumentos da Roma: Nesta cultura destaca-se a invenção do órgão hidráulico. O órgão hidráulico é um tipo de órgão que funcionava a água.
(flautas)
(orgão hidráulico)
(pandeiretas)
· Egito: No Egito fazia-se música tanto no palácio do faraó como no trabalho do campo ou ainda no culto dos mortos. Eram normalmente as mulheres que tocavam. A música tinha uma origem divina e estava muito ligada ao culto dos deuses.
Instrumentos do Egito: Os instrumentos usados eram essencialmente harpas, liras, flautas, alaúdes e instrumentos de percussão.
(alaúde)
(Harpa)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Gostou do Blog? Comente aqui!