segunda-feira, 29 de outubro de 2018

A EVOLUÇÃO DA MÚSICA NO MUNDO - 1910 Á 1920

1910

Carmen Miranda, portuguesa de nascimento, desembarca no Brasil, com um ano de idade, tornando-se, portanto, brasileira. Carmen é reconhecida pela ONU como o símbolo latino-americano mais popular do século XX.

Dallas Blues é o título da música em que o termo Blues aparece pela 1ª vez.

Hart Wand,, músico e compositor branco, toca em seu violino e um porteiro negro que escuta a música. exclama:” Isso me dá uma grande saudade ("blues") de Dallas”. Daí vem o termo com esse uso.

1915

O termo Jazz, anteriormente utilizado (a partir de 1912) apenas para definir “algo exagerado”, passa a referenciar (com a grafia jass), um tipo de música que começa, então, a surgir em Chicago.

1916

Lee de Forest, inventor americano, coloca no ar em Nova York o 1º programa de rádio do mundo, com conferências, música de câmara, gravações e o 1º registro de rádio jornalismo, em forma de boletins da eleição presidencial americana, vencida por Woodrow Wilson.

(transmissão de radio)




1917
Lançamento do 1º disco de JAZZ da História. Original Dixieland Jass Band, grupo de New Orleans, lança Livery Stable Blues, (no selo consta como sendo um fox-trot). A escolha desse grupo reflete claramente a enormidade do racismo que impera no país, já que os músicos são todos brancos e esse tipo de música foi criado originalmente por artistas negros.

Pixinguinha compõe Carinhoso, mas, por achá-la uma música muito simples e ter vergonha de mostrá-la, deixa-a engavetada por 20 anos, até 1937.

João de Barro, o Braguinha faz a letra e Orlando Silva a grava em 1937, com enorme sucesso, um dos maiores clássicos da história da música brasileira.

Donga, (Ernesto dos Santos - 1889-1974), em parceria com o cronista carnavalesco Mauro de Almeida, registra a propriedade intelectual de “Pelo Telefone”, que, apesar de inúmeras controvérsias, é considerado o marco inicial do samba. A autoria da composição, na realidade é controvertida; muitos afirmam que é de Sinhô, outro "bamba" do samba carioca.

Mas, o grande sucesso viria mesmo em fevereiro, quando o cantor Bahiano (pioneiro cantor popular que gravou o primeiro disco no Brasil, em 1902) a gravou, pela Casa Edison (selo Odeon, hoje EMI-Odeon). Esta versão viria a ser conhecida (até hoje) como o 1º disco de samba da história.


(bahiano)

(donga)

(braguinha)

(orlando silva)

(pixinguinha)

1920

Mamie Smith lança Crazy Blues


(mamie smith)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou do Blog? Comente aqui!