segunda-feira, 1 de outubro de 2018

A EVOLUÇÃO DA MÚSICA NO MUNDO - 1900

1901

A Casa Edison é fundada pelo empresário boêmio Frederico Figner, na rua do Ouvidor, 135, Rio de Janeiro dedicando-se a vender aparelhos sonoros (máquinas falantes), cilindros, e, após 1903, discos.



(casa edison)

Frederico Figner se associa ao conglomerado alemão Carl Lindström. A Zonophone, gravadora subsidiária deste grupo, envia, então, no final do ano, dois técnicos de som para montar o 1º estúdio de gravação brasileiro, instalado nos fundos da loja (a Casa Edison).

Ali, Figner e os engenheiros gravam o 1º lote de canções brasileiras executadas por cantores como Bahiano, Cadete, Mário Pinheiro e Nozinho, pagando-lhes mil réis por cilindro gravado com uma música.

A primeira contratação da gravadora, o cantor Bahiano, que grava o 1º, disco da história do Brasil, pela Casa Edison, permanece por quase dois anos a lista das primeiras gravações de maior vendagem, grava o lundu “Isto é Bom (OUÇA AQUI: https://www.youtube.com/watch?v=GIhrPVqw1Pc), de Xisto Bahia”, num disco de uma única face.

O disco é gravado na Casa Edison, com selo da Odeon, e enviado para fabricação na Alemanha.

No entanto, durante todo o ano de 1901, o maior sucesso é a 1ª música de carnaval da história: Ô, Abre Alas (OUÇA AQUI: https://www.youtube.com/watch?v=m_vaRKqCDYM), cantada por Chiquinha Gonzaga, gravada (por ela) no ano seguinte, no 2º disco gravado na história do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou do Blog? Comente aqui!