segunda-feira, 24 de setembro de 2018

A EVOLUÇÃO DA MÚSICA NO MUNDO - DE 1700 Á 1899

(cravo)

1700
Bartolomeo Cristofori, construtor de cravos de Florença, cria o Piano, chamando-o de Gravicembalo col Piano e Forte, isto é, cravo com sons suaves e fortes. Enquanto as cordas do cravo são tangidas por bicos de penas, o piano tem suas cordas percutidas por martelos (revestidos de couro nos primeiros modelos), cuja dinâmica pode ser variada de acordo com a pressão dos dedos do executante.

(violão)

1850
Antônio de Torres Jurado, o pai do violão com as características que hoje conhecemos. Este luthier espanhol criou grandes mudanças na estrutura, que se mostrariam decisivas para o violão moderno. Dentre estas, a ênfase na madeira do tampo do instrumento para o timbre, e o comprimento das cordas em 65 cm, tamanho utilizado até hoje. Modifica também o tamanho do braço: maior e mais grosso que dos outros instrumentos fabricados na época e anteriormente. O violão de Torres é tão superior a tudo realizado até então, que o seu padrão muda os modelos de outros instrumentos na Espanha e, eventualmente, no mundo. As ideias de Torres criam toda uma escola de construtores.

(telefone musical)


1861
Philipp Reis, professor alemão, faz as primeiras transmissões de sons musicais por meio de fios. É o TELEFONE MUSICAL, (também chamado telefone filosófico).

(graham bell - telefone)


1876
Alexander Graham Bell, cientista escocês (Edimburgh), vivendo na cidade de Boston, EUA, experimenta mais um modelo de telefone, dos muitíssimos que já havia testado sem sucesso, desde dois anos antes.. Ele está sozinho no sótão de sua casa. Seu assistente, Thomas Augustus. Watson, encontra-se em outra sala. até onde está estendido um fio, Nesse dia, enquanto Bell está trabalhando, derruba uma pilha (invenção de 1801 do físico italiano Alessandro Volta). Os ácidos fortemente corrosivos caem sobre a mesa e molham suas roupas, estragando-as e ameaçando queimá-lo.

Bell grita instintivamente: "Mr. Watson, come here, I want you!" (Sr. Watson, venha cá, preciso do senhor!). Watson ouve a mensagem, transmitida pelo telefone, e acorre. Bell tem, então, 29 anos. É uma realidade o TELEFONE. Três dias antes desses acontecimentos, a 07 de Março, Bell já obtivera a patente no. 174.465, da invenção do telefone, mesmo sem ainda haver tido sucesso real em suas experiências com o aparelho.

A 25 de junho, Dom Pedro II, Imperador do Brasil, visitando a Exposição de Filadélfia (Exposição Universal), nos Estados Unidos, assombra-se diante da primeira demonstração pública do funcionamento do telefone de Graham Bell: Bell, no bocal, diz: “To be or not to be, that is the question”(ser ou não ser, eis a questão). Dom Pedro II, fone no ouvido, grita: " Meu Deus, isso fala!!!".

1877
Poucos meses depois da Exposição de Filadélfia chega ao Rio de Janeiro o 1º telefone do Brasil, o 1º fora dos Estados Unidos. Ou seja: O Brasil foi o segundo país do mundo a possuir telefone, logo depois de sua invenção nos Estados Unidos. O aparelho foi fabricado nos Estados Unidos, nas oficinas da Western and Brazilian Telegraph Company, especialmente para D. Pedro II, e instalado no Palácio Imperial de São Cristóvão, na Quinta da Boa Vista, hoje o Museu Nacional, no Rio de Janeiro. Ainda em 1877, começou a funcionar uma linha telefônica ligando a loja O Grande Mágico, na Rua do Ouvidor, ao Quartel do Corpo de Bombeiros.

(fonográfo)

Thomas Alva Edison inventa o FONÓGRAFO. O aparelho é um cilindro giratório recoberto com cera (ou estanho, cobre) onde são gravadas (riscadas) por uma agulha, as vibrações de um som emitido e afunilado em uma corneta, interligada a uma lâmina (membrana) que sustenta a agulha. Com a emissão do som o ar movimenta-se vibrando a lâmina que faz a agulha riscar em forma de ondas a superfície do cilindro que está girando. De forma inversa, ao girarmos o cilindro já riscado, com a agulha em contato, esta o lerá e transmitirá as vibrações para a lâmina (membrana), cujas vibrações, amplificadas pela corneta, emitirão o som.

É a chamada “gravação mecânica”, feita, não em discos, mas sim em CILINDROS DE CERA. Thomas Edison recita e grava em seu laboratório Mary tinha um carneirinho (Mary had a little lamb), trecho de um poema infantil muito em voga na época. Esta é A GRAVAÇÃO MAIS ANTIGA DO MUNDO! (CONFIRA NESTE LINK: https://www.youtube.com/watch?v=YBXyuY2J20o)

(tambores de cera)

(gravação)

1888
A 1ª MÚSICA GRAVADA DA HISTÓRIA, “Israel in Egypt”, gravada nos cilindros de parafina amarela de Thomas Edison. Executada sob a regência do maestro August Manns (CONFIRA NESTE LINK: https://www.youtube.com/watch?v=-qDwz3JdD1c). 

A 2ª MÚSICA GRAVADA DA HISTÓRIA, “The Lost Chord” composta por Arthur Sullivan, e interpretada por orquestra do Coronel George Gouraud. Gravada nos cilindros de parafina amarela de Edison (CONFIRA NESTE LINK: https://www.youtube.com/watch?v=Ir58Taq0xoM).

Emil Berliner, cria o GRAMOFONE, cuja principal característica é que grava magneticamente a voz num condutor metálico e reproduz os sons sobre uma superfície plana em forma de DISCO. Este sistema rapidamente suplantaria o fonógrafo e os cilindros de cera de Edison.

1889
Edward Easton funda a Columbia Graphophone Company a futura CBS RECORDS (atual Sony Music), a 1ª GRAVADORA DO MUNDO. A empresa, na verdade, começa (em Washington – District of Columbia - daí o nome) como uma distribuidora dos fonógrafos de Thomas Edison. Só a partir de, 1890, é que começaria a gravar cilindros de Música em escala comercial, (antes de popularizarem-se as gravações no formato de disco, criado por Berliner no ano anterior).

Na presença da Família Real, (o Imperador Dom Pedro II, a Princesa Isabel e seu marido, o Conde D’Eu), um dos príncipes, o Príncipe do Grão Pará, fala uma frase, e o outro, Dom Pedro Augusto, canta um trecho de música pelo "chifre do fonógrafo de Thomas Edison, tornando-se assim, ambos os príncipes, os primeiros a terem suas vozes gravadas no Brasil, estando também entre os primeiros do mundo todo. Após a demonstração o Conde D'Eu declarou: "...acho a invenção muito boa, mas, tenho certeza de que o público não a adotará, pois todos acharão, como eu, que são artes do diabo ou almas do outro mundo..." Quem apresenta o novo aparelho à família real, é Fred Figner, um tcheco naturalizado americano que aqui desembarcara alguns anos antes, trazendo na bagagem um fonógrafo com o qual faria exibições públicas por todo o país, o que o torna tão conhecido, que acaba tendo o convite da Família Real para uma demonstração.

(familia real)

(familia real)

1893
Roberto Landell de Moura, padre e cientista brasileiro, já em 1890, prevê em suas teses a telegrafia sem fio, a radiotelefonia, e a radiodifusão. Em 30 de junho de 1900, apenas um ano após a 1ª experiência realizada por Guglielmo Marconi (tido, quase unanimemente, como o criador do rádio), que transmitiu via ondas de rádio apenas o código morse, o padre gaúcho realiza em São Paulo, do alto da Av. Paulista para o alto de Sant’Ana, as primeiras transmissões de telegrafia e telefonia sem fio usando a voz humana, com aparelhos de sua invenção, numa distância aproximada de uns oito quilômetros em linha reta, entre aparelhos transmissor e receptor. Esta experiência é presenciada pelo Cônsul Britânico em São Paulo, C. P. Lupton, e uma grande multidão. Trata-se da 1ª transmissão da voz humana via ondas de rádio de que se tem notícia, em todo o mundo. Só um ano depois é que Marconi iniciaria as experiências com seu telégrafo sem fio.

1894
William H. Donaldson lança THE BILLBOARD ADVERTISING embrião da futura BILLBOARD MAGAZINE, uma das mais importantes e conhecidas revistas musicais em todo o mundo até hoje. Nesse início a revista é voltada para as empresas de impressão.

(revista billboard)

1898
Valdemar Poulsen, cientista dinamarquês, cria o 1º GRAVADOR MAGNÉTICO. As gravações são feitas em um fio de aço. O nome do aparelho é TELEGRAPHONE.

(gravador magnético)

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