terça-feira, 12 de março de 2019

A EVOLUÇÃO DA MÚSICA NO MUNDO DE 1960 Á 1970

1960


08 de janeiro Stuart Sutcliffe, amigo de escola de John Lennon, torna-se o novo baixista do The Quarrymen. Em março ele tem aceita sua sugestão para que o grupo mude seu nome para The Beatals, e será com este nome que eles tocarão até maio deste ano. Com sua entrada o grupo passa a ter 5 membros (John Lennon, Paul McCartney e George Harrison nas guitarras, Stuart Sutcliffe no baixo e Pete Best na bateria).

05 de março Elvis Presley termina o serviço militar na Alemanha e volta para casa nos EUA, depois de dois anos afastado.


25 de março Ray Charles grava “Georgia On My Mind”, um dos maiores clássicos da história da música em todo o mundo. É a 44ª Música Mais Importante de Todos Os Tempos, segundo a avaliação da revista Rolling Stone. Apesar do maior sucesso ser na voz de Ray Charles e ter inúmeras versões até hoje, a gravação original é de Hoagy Carmichael and His Orchestra, de 15 de Setembro de 1930.


01 de abril Frank Sinatra, acompanhado por Sammy Davis Jr. e Dean Martin gravam em Miami, Florida, um especial para a TV ABC chamado Welcome Home Elvis, no programa Sinatra's Timex Special, em homenagem à volta de Elvis à carreira musical.


04 de Abril Elvis lança o 1º compacto após sua volta do exército: Stuck on you.

05 de abril Elvis lança o compacto “It's Now Or Never”, um dos maiores clássicos de toda sua carreira.

05 de maio, The Silver Beetles (Os Besouros de Prata) é o novo nome do The Beatals (nome sugerido por Stuart Sutcliffe, o novo baixista do grupo, que substituirá o inicial The Quarrymen). Uma homenagem a seu ídolo Buddy Holy que falecera no ano anterior, cujo grupo era o Crickets (Grilos). Stuart Sutcliffe, é o baixista, Tommy Moore permanece durante um mês como baterista, e agora Allan Williams é o empresário.

É com esta formação que eles vão pela primeira vez, em junho, para uma turnê pela Escócia, de lá voltando já com o nome The Beatles, um trocadilho criado por Paul e John, entre os termos beAt (batida musical), geração beAt (grupo de escritores e poetas americanos) e o anterior nome BeEtles (besouros).


10 de maio de 1960, Bono Vox (Paul David Hewson), futuro vocalista do U2, nasce em Dublin, Irlanda.


10 de junho, Chubby Checker inicia uma febre mundial do ritmo twist com o compacto “The Twist”, a música havia sido composta e gravada por Hank Ballard & The Midnighters no ano anterior (1959), quase sem sucesso algum.

15 de junho, Brian Hyland, com 16 anos, grava “Itsy Bitsy Teenie Weenie Yellow Polkadot Bikini”, um dos maiores clássicos desse início de década. Regravada em 1964 no Brasil por Ronnie Cord, com o nome de “Biquíni de Bolinha Amarelinha”.

01 de agosto, Revista do Rock lança nesse dia a sua 1ª edição. Seria a primeira publicação especializada em rock lançada no Brasil. A única revista voltada para a música que havia anteriormente no Brasil era a Revista do Rádio, que existia desde 1948, mas esta, como o próprio nome indica, era voltada somente para os sucessos em geral que tocavam naquele veículo. A Revista do Rock, publicada mensalmente por Janet Adib através da Editora Rio Branco do Rio de Janeiro, duraria de agosto de 1960 a novembro de 1965, abrindo caminho para a imprensa rock brasileira. A revista seria ressuscitada brevemente em 1975, em formato bem menor, mas teria pequena duração.


17 de agosto, The Beatles, é o nome já utilizado por John Lennon, Paul McCartney, George Harrison, Stuart Sutcliffe e Pete Best, ao partirem de van para Hamburgo em sua 1ª turnê pela Alemanha, tocando a partir desse dia (até 03 de outubro) no Indra Club, no bairro Reeperbahn, região de clubes de strip-tease e prostituição.

Pete Best está na bateria substituindo Tommy Moore, que os havia acompanhado entre maio e junho durante uma turnê pela Escócia. O nome Beatles é um trocadilho criado por Paul e John, entre os termos “beAt” (batida musical), “geração beAt” (grupo de escritores e poetas americanos) e o anterior nome “BeEtles” (besouros), e começou a ser utilizado a partir de junho de 1960, na volta da excursão escocesa.


04 de outubro, The Beatles transfere-se para o Kaiserkeller Club, na mesma região de Reeperbahn, entre clubes de strip-tease e casas de prostituição, onde permaneceria tocando até 30 de novembro. Eles revezavam-se nas apresentações com outro grupo de Liverpool, Rory Storm and his Hurrican, que tinha Ringo Starr na bateria.

15 de outubro, The Beatles faz sua 1ª gravação com este nome, o estúdio é o Akustik, em Hamburgo, Alemanha, onde eles se apresentavam na época. A formação que grava o disco é: Lou Walters (baixista do Rory Storm & The Hurricanes), na voz principal, John Lennon, Paul McCartney e George Harrison na guitarra solo e nos backing-vocals, e na bateria, Ringo Starr (na época ainda baterista do Rory Storm & The Hurricanes).

Foram gravadas 3 músicas: Summertime, (de George Gershwin), famosa, anos mais tarde, na versão de Janis Joplin; Fever e September Song. Apenas 9 cópias foram feitas deste acetato, todas desapareceram, e nunca mais foi encontrada nenhuma.

07 de novembro, The Shirelles lança um compacto com “Will You Love Me Tomorrow”, um dos maiores sucessos de sua carreira, inaugurando com esta música uma febre de grupos de garotas, que duraria vários anos. É a 126ª Música Mais Importante de Todos Os Tempos, segundo a revista Rolling Stone, tal sua relevância para a música mundial.


10 de novembro, Carlos Lyra lança seu 1º LP, Bossa Nova, gravado no final de 1959. A contracapa do disco traz um comentário de Ary Barroso em que, pela primeira vez é utilizado o termo MPB referindo-se à Música Popular Brasileira, como a feita por Carlos Lyra nesse disco.


21 de novembro, George Harrison, com 17 anos, volta sozinho para Liverpool, deportado da Alemanha quando o denunciam por ser menor de idade e tocar em um clube noturno.

30 de novembro, apenas 9 dias depois da deportação de George, Paul McCartney e Pete Best são igualmente deportados da Alemanha, depois de terem sido presos em Hamburgo como incendiários, apenas por terem ateado fogo à uma camisinha presa à uma parede. Desanimados eles voltam junto com John Lennon para Liverpool.

1961


15 de janeiro Elis Regina, com 16 anos, grava seu 1º disco, o LP Viva a Brotolândia, que traz seu primeiro sucesso, Garoto último tipo, uma versão de Puppy Love, de Paul Anka, enorme sucesso mundial gravado por ele em 04 de Dezembro de 1959, e com inúmeras regravações em todo o mundo desde então.

24 de janeiro, Bob Dylan, aos 19 anos, ao chegar a New York, visita seu grande ídolo, o cantor country Woody Guthrie. No mesmo dia ele faz seu show de estréia, tocando no Café Wha, no bairro boêmio de Greenwich Village. Mas, seria apenas um show amador, tipo uma canja, ao lado dos cantores Fred Neil e Karen Dalton.

Del Shannon , cantor e guitarrista americano, grava um compacto com “Runaway”, o maior sucesso de sua carreira, e um dos maiores clássicos da música americana de todos os tempos. É a 472ª Música Mais Importante de Todos Os Tempos, segundo a revista Rolling Stone.

28 de janeiro John Paul Jones, o futuro baixista do Led Zeppelin, com 15 anos, completados no início (dia 3) deste mês, estréia como baixista de seu 1º grupo, The Jet Blacks, que tinha John McLaughin, uma das maiores lendas da história do jazz-rock mundial, como guitarrista.

09 de fevereiro The Beatles se apresentam pela 1ª vez no Cavern Club usando esse nome. É também a 1ª vez que George Harrison e Pete Best lá se apresentam. John Lennon e Paul Mccartney já vinham se apresentando no Cavern desde 07 de agosto de 1957, com diversas formações do The Quarrymen. The Beatles faria 300 shows no Cavern até a última apresentação, em 03 de agosto de 1963.




25 de fevereiro Ben E. King lança um compacto com “Stand By Me”, um dos maiores clássicos da história da música em todo o mundo, gravado por ele em 27-10-1960. De tão marcante e antológica a música teria mais de 400 regravações até os dias de hoje (uma das mais famosas, a de John Lennon, gravada entre 21 e 25-10-1974 e lançada em 21-02-1975). A 122ª Música Mais Importante de Todos Os Tempos é como a revista Rolling Stone a indica.


05 de março Eduardo Araújo, que iniciara sua carreira em 1958 em Belo Horizonte, faz sua 1ª gravação, um compacto com Deixa o Rock, disco que na época passa quase totalmente despercebido pelo público e crítica.

10 de abril Eduardo Araujo grava seu 2º disco, um compacto com seus dois primeiros sucessos, Maringá e Prima Daisy.

11 de abril Bob Dylan faz seu primeiro show profissional, abrindo para John Lee Hooker, o lendário bluesman, no Gerdes Folk City em New York.

(Bob Dylan)

04 de junho Chubby Checker, aproveitando o gigantesco sucesso de The Twist, lançado no ano anterior (1960) grava uma nova música com este ritmo, em um compacto com “Let's Twist Again”, um sucesso tão ou mais avassalador que o anterior.

22 de junho The Beatles, em Hamburgo, Alemanha, faz suas 1ª gravações profissionais, como banda de apoio (usando o nome Beat Brothers) no primeiro disco (LP) do cantor e guitarrista Tony Sheridan, inglês como eles, que também estava tocando no Top Ten, clube onde o grupo se apresentava então.

Foram gravadas 7 faixas, sendo 5 com Tony Sheridan cantando e os Beatles só tocando e fazendo backing vocals: “My Bonnie, The Saints (When the saints go marching in) , Why (Can’t You Love Me Again), Nobody's child, Take Out Some Insurance on Me, Ain't She Sweet e o tema instrumental Cry for a shadow” (composta em parceria por John Lennon e George Harrison) foram gravadas com os Beatles nos vocais principais e tocando.

Em Liverpool, a partir de 28 de outubro do mesmo ano, Brian Epstein receberia alguns pedidos do disco com a gravação de My Bonnie, erradamente atribuída como sendo apenas dos Beatles. Na época Brian, futuro empresário do grupo, era proprietário da Nems, uma das maiores lojas de discos da cidade. É a procura por esse disco que faz com que ele (que nunca ouvira falar dos Beatles até então) se informe e descubra que é de um grupo de Liverpool mesmo, e que tocavam em um clube próximo à sua loja.

Poucos dias depois, em 09 de novembro, Brian vai ao Cavern assistir ao grupo, ficando imediatamente encantado e decidindo-se a empresariá-los. Aí começa a ascensão do mito. O compacto com “My Bonnie e The Saints” foi oficialmente lançado na Inglaterra apenas em 05-01-1962, pela gravadora Polydor britânica.

07 de agosto Roberto Carlos grava seu primeiro álbum (LP) , Louco por Você, com 12 músicas, que passa totalmente despercebido. Nem sequer sua foto aparece na capa. A gravadora simplesmente copiou a capa do disco “To Each His Own” (Columbia CL 1599) de 1946, do americano Ken Griffin. Por ironia do destino, este disco do Roberto, o único em que ele não saiu na capa, é um dos discos mais raros e valiosos do Brasil, chegando a ser vendido até por 3 mil reais. Porém, na época o disco teria uma vendagem quase nula (fala-se em umas 500 cópias, apenas), exceto pela vendagem um pouco melhor de um compacto (extraído do álbum) que sairia um mês depois, em setembro, com duas músicas, Louco por você (a faixa-título do LP) e Não é por mim.



10 de agosto Erasmo Carlos, com o The Snakes, faz sua 3ª gravação, mais um compacto simples, com duas músicas, versões para os sucessos americanos Blue Moon, (cuja gravação de The Marcels no início de 61, na ocasião ainda um sucesso mundial, entraria para a história da música negra americana); e At the hop, de Danny & The Juniors, sucesso, de 1957.

12 de agosto Elton John, com 14 anos, e ainda usando seu nome original, Reginald Kenneth Dwight (Reg Dwight), faz suas primeiras apresentações. O local é o saguão do Hotel Northwood Hills, no bairro de Pinner, Londres.


21 de agosto The Marvelettes lançam pela gravadora Motown, um compacto com “Please, Mr. Postman”, o maior sucesso de sua carreira, um dos maiores clássicos da música americana, com inúmeras regravações pelo mundo todo, até os dias de hoje, sendo as mais famosas a dos Beatles (gravada em 31-07-1963) e a dos Carpenters (lançada em 08-11-1974).

09 de outubro Ray Charles grava um compacto com “Hit The Road Jack”, um dos maiores clássicos da história da música negra americana a 387ª. Música Mais Importante de Todos Os Tempos, é como a indica a revista Rolling Stone.

17 de outubro Mick Jagger, com 18 anos e Keith Richards, 17 anos, amigos de infância, mas que há anos não se veem, encontram-se na estação de trens de Dartford, (Inglaterra). Mick leva debaixo do braço os discos The Best of Muddy Waters e Rockin' at the hops de Chuck Berry, entre outros Keith se aproxima interessando-se pelos discos, pois ele mesmo tinha uma grande coleção de Chuck Berry e de mestres do Blues. Após o encontro na estação Keith foi convidado por Mick a visitá-lo em casa para ouvir toda sua coleção. Daí nasce a maior banda de rock de todos os tempos: Rolling Stones.





28 de outubro Brian Epstein, proprietário da NEMS, uma das mais importantes lojas de discos de Liverpool, então com 27 anos, atende um cliente (Raymond Jones), que pede um disco que, segundo ele, fora lançado recentemente (em 22 de junho) na Alemanha e que contém a música My Bonnie. Brian não tem e nem conhece, então pergunta:

- Quem toca esta música?

O cliente responde:

- Uau, você não conhece?

Então precisa conhecer urgentemente; eles são demais; chamam-se The Beatles, são daqui mesmo de Liverpool, acabam de voltar de uma excursão por Hamburgo, e estão apresentando-se no Cavern Club. Muita gente na época acreditava que este compacto era dos Beatles, ignorando que era de Tony Sheridan, com eles (usando o nome Beat Brothers) apenas tocando e fazendo backing-vocals.

09 de novembro Brian Epstein assiste pela 1ª vez a um show dos Beatles, no Cavern Club. Ele diria mais tarde: "Fiquei imediatamente impressionado pela música deles, pelo ritmo, e o senso de humor sobre o palco. Quando os conheci melhor, impressionei-me ainda mais pelo carisma pessoal de cada um".

The Tokens causa comoção com todas as inovações musicais (coros totalmente diferentes, instrumentos eletrônicos, etc...) que introduz com o compacto de “The Lion Sleeps Tonight”, que se tornaria um dos maiores clássicos da música mundial, com inúmeras regravações até os dias de hoje.

12 de novembro Ray Charles grava um compacto com “Unchain My Heart”, que se tornará um dos mais clássicos de sua carreira, e de toda a música americana até os dias de hoje, com inúmeras regravações em todo o mundo, sendo a mais famosa a de Joe Cocker , em 1987.

20 de novembro Bob Dylan inicia as gravações de seu 1º LP, (homônimo) que seria lançado em 19 de março de 1962. A gravadora é a Columbia, com a qual Dylan há poucos dias assinara um contrato de cinco anos. Na época o álbum, que traz apenas duas composições do próprio Dylan, passaria totalmente despercebido pela crítica e público, provavelmente por tratar-se de gravações quase totalmente acústicas, voz, violão e harmônica, praticamente amadoras, como nos shows que fazia no Gerds Folk City, casa noturna de New York onde iniciara suas apresentações profissionais, e ainda se apresentava na época.

08 de dezembro The Beach Boys lança seu 1º disco, um compacto gravado em 03-10 com as músicas “Surfin e Luau”. Este é o marco zero de um novo gênero musical que teria inúmeros seguidores até hoje: a surf music.


10 de dezembro, Brian Epstein assina contrato com os Beatles, tornando-se seu empresário.

15 de dezembro, “Twist And Shout”, um dos maiores clássicos da história do rock, tem sua 1ª gravação, inicialmente chamada Shake it up, baby, na voz do grupo The Top Notes. No ano seguinte, 1962, o Isley Brothers (que, próximo à essa época, teria Jimi Hendrix entre seus componentes) faria uma gravação mais próxima à consagrada mundialmente em 1963 pelos Beatles, em seu 1º álbum, Please, Plese me (gravado em 11-02-63).

31 de dezembro, Janis Joplin, com 18 anos, depois de ter morando por um período, no ano anterior, em uma comunidade (uma das primeiras) “beatnick”, em Venice Beach, próximo a Los Angeles, onde tomou o primeiro contato com drogas, faz sua 1ª apresentação profissional, no Bar Halfway House, em Beaumont, cidadezinha do Texas onde Janis cursa artes na faculdade.


1962


01 de janeiro, The Beatles, (Paul McCartney, John Lennon, George Harrison, e Pete Best), faz sua 1ª audição oficial com uma gravadora, a Decca Records, em Londres. Eis a história: Brian Epstein, após a assinatura do contrato tornando-se empresário do grupo (em dezembro do ano anterior), passa a percorrer as principais gravadoras em busca de um teste e um possível contrato de gravação.

Depois de muitos nãos, usando a influência de sua família que é proprietária de uma das maiores lojas de discos (NEMS Records) de Liverpool e do norte da Inglaterra, ele consegue que um representante da Decca, Mike Smith, vá até Liverpool e assista a algumas apresentações do grupo no Cavern Club. Smith imediatamente agenda uma audição com a gravadora, logo para o dia primeiro de janeiro.

Por sugestão de Brian eles gravam 15 músicas de uma seleção bem variada dos diferentes estilos que englobam seu repertório. Esse material só viria a público em 1982, 20 anos depois, em um álbum com o nome Decca Tapes. Bandas com guitarras estão ficando fora de moda é o que diz Dick Rowe, o chefão da Decca, a Brian Epstein, após ouvir as fitas.

Em março, a Decca informa que preferiu assinar com uma banda dos arredores de Londres, chamada Brian Poole & The Tremeloes. Epstein responde à Decca que estava completamente convencido de que aqueles garotos seriam maiores do que Elvis Presley. Brian, então, procura a George Martin, produtor da gravadora EMI-Parlophone.


05 de fevereiro, Ray Charles inicia as gravações do LP Modern Sounds in Country and Western Music, considerado por quase toda a crítica mundial, até os dias de hoje, como um dos mais importantes discos de todos os tempos. O 105º Disco Mais Importante de Todos Os Tempos é como o aponta a revista Rolling Stone americana, tal sua influência e originalidade.

06 de fevereiro, Bob Marley grava 4 músicas: “Judge Not, Do You Still Love Me?, One Cup Of Coffee e Terror” , no Federal Studios de Kingston, Jamaica. As duas primeiras seriam lançadas em um compacto, o 1º disco de Bob Marley. One cup of coffee. Seria lançada posteriormente em seu 2º disco, usando o pseudônimo Bobby Martell, porém, a última gravação desse dia, Terror, foi perdida pelo estúdio e nunca encontrada.



06 de fevereiro, Axl Rose (William Bruce Rose, Jr.), futuro líder do Guns N’ Roses, nasce na pequena Lafayette, estado de Indiana, Estados Unidos, filho de Willian e Sharon Rose. Seu pai abandonaria a família quando Axl ainda estava com 3 anos. Sua mãe, pouco depois, casa-se novamente, com Willian Bailey, e muda o nome de Axl para Willian Bailey Jr. Axl só aos 17 anos descobre sobre seu verdadeiro pai e retoma seu sobrenome, Rose.


07 de fevereiro, Sérgio Reis (Sérgio Bavini), cantor paulistano (bairro de Santana), com 21 anos na época, grava seu 2º disco, um compacto 78 rpm, que traz seu 1º sucesso, o rock Lana , versão em português do original de Roy Orbison. O 1º disco, Sérgio gravara em agosto do ano anterior, também um 78 rpm, com o bolero Enganadora.


07 de abril, Mick Jagger e Keith Richards, que, juntamente com Dick Taylor, há pouco tempo haviam criado um grupo de blues chamado Little Boy Blue and The Blue Boys, (existe um disco com algumas gravações demo que esse grupo fez na casa de Dick Taylor) vão ao clube Ealing Jazz Club, no bairro de Ealing, em Londres, assistir a um show de Alexis Korner & The Blues Incorporated, a 1ª banda de blues a se destacar na Inglaterra, cujo baterista era Charlie Watts. Depois do show deles, sobem ao palco Paul Jones e Brian Jones para um número a parte.

Eles tocam “Dust My Broom” do bluesman americano Elmore James, e o solo de guitarra que Brian faz deixa Jagger e Richards tão alucinados que na mesma noite o convidam para sua banda. Mais tarde, nesta mesma noite, Mick sobe ao palco para cantar com os Blues Incorporated, e depois Keith e Brian Jones juntam-se a eles, tendo Charlie Watts na bateria, fazendo o 1º show juntos. Este é o nascimento dos Rolling Stones.


11 de abril, The Beatles nesse dia volta à Hamburgo, agora para tocar na inauguração do Star - Club, (em 13-04) cujo dono, Horst Fascher, era rival de Bruno Koschmider, dono dos clubes onde haviam tocado anteriormente. Eles chegam à cidade um dia depois da morte (por hemorragia cerebral) de Stuart Sutcliffe, seu ex-guitarrista, que havia ficado morando em Hamburgo, após deixar o grupo meses antes.

O grupo toca no Star Club até 31 de maio, quando retorna a Liverpool. No final do ano eles retornariam ao clube para uma última temporada, entre 18 e 31 de dezembro. Partes dessas últimas apresentações foram gravadas com um gravador portátil, por Adrian Barber, gerente do clube.

08 de abril de 1977, com o nome Live! At The Star-Club in Hamburg, Germany; 1962, seria lançado um disco com essas gravações, com a etiqueta da gravadora alemã "Bellaphon".

06 de junho, The Beatles faz sua 1ª audição oficial e gravações com a gravadora EMI-Parlophone, pela qual o grupo seria contratado pouco depois, em 18 de junho. Quatro músicas, “Besame Mucho, Love Me Do, PS I love You e Ask Me Why”, foram gravadas durante essa audição. As três últimas são composições do próprio grupo.

Dessas gravações, apenas Besame mucho e Love me do sobreviveriam, as outras duas perderam-se com o tempo. O grupo não causou uma boa impressão inicial, principalmente o baterista Pete Best, rejeitado pelo produtor George Martin. Para a assinatura do contrato ele colocaria como condição que fosse utilizado um baterista profissional de estúdio para as primeiras gravações oficiais.

Porém, apenas dois meses depois, em 16 de agosto, Pete Best seria oficialmente demitido do grupo. Love me do, que se tornaria o primeiro sucesso do grupo, foi composta originalmente por Paul McCartney (na época com apenas 16 anos) no final de 1958, ainda na época do Quarrymen, mas registrada no nome da dupla Lennon-McCartney.

A música acabaria tendo três gravações: Na 1ª, em 06 de Junho, Pete Best está na bateria e é reprovada pelo produtor da EMI George Martin; Na 2ª, em 04 de setembro, também reprovada por Martin, está Ringo Starr; Na última, em 11 de setembro, está Andy White, um baterista profissional de estúdio. Esta é a versão que sairá no lançamento oficial do 1º compacto, em 05 de outubro, com Ringo Starr apenas tocando pandeiro. No lado B desse disco está PS I love you.

22 de junho, David Bowie , com 15 anos, forma sua 1ª banda, The Kon-rads, na qual é cantor e saxofonista. O show de estreia é em sua escola.


09 de julho, Bob Dylan grava um dos maiores clássicos da história da música mundial, “Blowin' In The Wind”. A 14ª Música Mais Importante de Todos Os Tempos, é como é indicada pela revista Rolling Stone, tal seu impacto e influência na cultura moderna.

10 de julho, Jimi Hendrix, que dera baixa do exército poucos dias antes, inicia a carreira, como músico de estúdio. Por vários anos gravará com astros como: Little Richard, Isley Brothers (grupo do qual chegará a fazer parte), Ike & Tina Turner, Sam Cooke e muitos outros.


10 de julho, nesse dia, a NASA (Agência espacial americana) e a AT&T, empresa de telefonia americana, lançam o TELSTAR I, o 1º satélite de comunicações civil da história, com o qual se realizaria dois dias depois, em 12 de julho, a 1ª transmissão de TV ao vivo entre os EUA e a Europa.

11 de julho, The Detours, banda “embrião” do que viria a tornar-se o The Who, faz sua estréia em um show no Paradise Club, no bairro de Peckham de Londres, onde moravam todos seus membros, com a seguinte formação: Colin Dawson nos vocais, Roger Daltrey na guitarra base, John Entwistle no baixo, Pete Townshend na guitarra solo e Doug Sandom na bateria.


12 de julho, The Rolling Stones nesse dia faz o 1º show profissional de sua carreira, no Marquee Club em Londres, com Mick Jagger nos vocais, Elmo Lewis e Keith Richards nas guitarras, Ian Stewartt no piano, Dick Taylor no baixo e Mike Avery na bateria. O nome do grupo foi dado por Brian Jones em homenagem à música Rollin' Stone do bluesman americano Muddy Waters.

O nome do grupo neste show inicial ainda é Mick Jagger and the Rolling Stones, conforme anúncio de jornal do dia. "Por que Rolling Stones?" alguém perguntou. "Por que uma pedra que rola não cria limo" foi a resposta de Brian, repetindo as palavras sábias do mestre Muddy Waters ("A rollin' stone gathers no moss") em um dos maiores clássicos de sua carreira.

16 de agosto, Pete Best, o então baterista dos Beatles, é informado de sua demissão e substituição por Ringo Starr. É Brian Epstein, empresário do grupo, quem lhe dá a notícia, em um episódio até hoje não muito bem explicado, já que até o dia anterior tudo correra perfeitamente bem entre eles. Muitos acreditam que foi por imposição do produtor George Martin, que não gostava de seu estilo como baterista; outros que foi por pressão de Paul McCartney, que teria ciúmes do sucesso que Pete fazia com as meninas durante os shows.

18 de Agosto, dois dias depois, Ringo faz sua estréia oficial com os Beatles, num show na cidadezinha de Port Sunlight, durante uma feira de produtos rurais. Ringo tocaria pela 1ª vez com o grupo no Cavern Club quatro dias depois, em 22 de agosto, um sábado, sofrendo uma enorme vaia do público, que exigia a volta de Pete Best, a quem adoravam.

23 de agosto, John Lennon (21 anos) e Cynthia Powell (22), sua namorada desde os tempos do Quarrymen, casam-se.


24 de agosto, Stevie Wonder, com apenas 12 anos,, usando o nome “Little Stevie”, grava seu 1º disco, um compacto com a música “I Call It Pretty Music, But The Old People Call It The Blues”, parts 1 & 2.


4 de Setembro, The Beatles faz a 2ª. gravação de Love me do (agora com Ringo Starr, pois a 1ª gravação, em 06 de junho, com Pete Best, havia sido reprovada por George Martin, sendo Pete Best inclusive demitido depois dessa gravação), e grava também How do you do it.

11 de Setembro, The Beatles faz a 3ª. e definitiva gravação de Love me do, agora com Andy White, um baterista profissional de estúdio, com Ringo tocando apenas o pandeiro.

05 de outubro, The Beatles faz o lançamento oficial de seu 1º disco: um compacto de 45 rpm, pelo selo Parlophone, contendo do lado A seu 1º sucesso mundial, Love me do e do lado B, P.S. I love you, ambas de Paul McCartney, mas atribuídas à dupla Lennon-McCartney.

24 de outubro, James Brown grava o LP Live at The Apollo, no Teatro Apollo, no bairro do Harlem de New York. O disco, um dos maiores clássicos da história da música negra, lançaria mundialmente a carreira de James Brown, assim como ao funk, gênero do qual ele é um dos criadores. O número 25º entre os 500 discos Mais Importantes de Todos Os Tempos, é como a revista Rolling Stone o indicaria em 2003.


21 de novembro, acontece a Noite da Bossa Nova, festival de bossa nova no Carnegie Hall, em Manhattan, Nova Iorque, com João Gilberto, Bola Sete, Agostinho dos Santos, Carmem Costa, José Paulo, Luis Bonfá, Carlos Lira, Sérgio Mendes, Antônio Carlos Jobim, Miltinho Banana, C. Feitosa e Roberto Menescal. É o lançamento da bossa nova para o mundo.

23 de novembro, Raul Seixas, com 17 anos, forma Os Relâmpagos do Rock, seu 1º grupo junto com ele estão seus grandes amigos, os irmãos Décio e Thildo Gama. O grupo rapidamente passa a apresentar-se em clubes de Salvador, programas de rádio, e até na TV Itapoã, onde são chamados de conjunto de música de cowboy.


26 de novembro, The Beatles grava, nos estúdios de Abbey Road da Parlophone Records, o 2º compacto de sua discografia oficial (britânica), contendo Please please me e Ask me why. O lançamento oficial se dará em Londres, no início do ano seguinte, em 11-01-1963.

No mesmo dia é gravada Tip of my tongue, música de Paul que seria doada para o cantor Tommy Quickly e lançada por ele em um compacto em 30-07-1963, mas, que nunca seria lançada oficialmente pelos Beatles, aparecendo posteriormente apenas em algumas coletâneas de bootlegs (gravações raras e piratas) do grupo.

01 de dezembro, Janis Joplin, no início do ano havia se mudado para Austin (Texas) para fazer faculdade, começando, a partir de julho, a cantar no Bar Threadgill's (um antigo posto de gasolina) e pelas ruas, acompanhando-se com uma pequena harpa e pelo grupo de amigos Waller Creek Boys (Powell St. John na harmônica e Larry Wiggins no baixo). Nesse dia de dezembro, na casa de John Riney, um amigo de Austin, ela realiza sua 1ª gravação, (amadora): “What Good Can Drinkin' Do”, Janis grava sozinha, sem os Waller Creek Boys. A música apareceria apenas em 1993, em um disco de compilação de gravações raras feitas por Janis entre 1962 e 1970.


10 de dezembro, Cassia Eller, cantora e compositora, nasce no Rio de Janeiro, filha de pai militar (sargento paraquedista do Exército) e mãe dona-de-casa. O nome foi sugerido pela avó, devota de Santa Rita de Cássia.


No Final de 1962, Caetano Veloso, com 20 anos, na faculdade em Salvador, escreve críticas de cinema para o Diário de Notícias, cuja seção cultural é dirigida por ninguém menos que Glauber Rocha. Ele aprende violão, e canta com a irmã Maria Bethânia em bares da cidade. Na TV gosta quando aparece um cantor novo, chamado Gilberto Gil. É numa dessas aparições que sua mãe, dona Canô, o chama dizendo: Caetano, vem ver o preto que você gosta.

1963


05 de janeiro, The Beach Boys grava seu 4º disco, um compacto com as músicas “Surfin’ USA e Shut Down. Surfin’ USA” iniciará um novo gênero do rock, a surf music e se tornará um dos maiores clássicos do grupo e da história da música americana.

10 de janeiro, Jô Soares, o humorista, torna-se um dos pioneiros do rock brasileiro, gravando um compacto simples com Vampiro e O Volks do Ronaldo, ambas mantendo em suas letras seu estilo humorístico.

15 de janeiro, Pery Ribeiro, cantor e compositor carioca, grava um compacto que traz a primeira gravação de Garota de Ipanema, música de Tom Jobim e Vinicius de Moraes, lançada por eles em agosto de 1962 numa série de shows junto com João Gilberto, na Boate Bon Gourmet no Rio de Janeiro. Um dos maiores ícones e a música brasileira mais gravada em todo o o mundo, é tão antlógica e visceralmente importante, que seria indicada pela edição brasileira da revista Rolling Stone como a 27ª Música Brasileira Mais Importante de Todos Os Tempos.

20 de janeiro, Eric Clapton, com pouco menos de 18 anos, entra para sua 1ª banda: The Roosters.


23 de janeiro, Charlie Watts, que até então tocara com a banda de Alexis Korner, aceita o convite e passa a ser o baterista oficial dos Rolling Stones, posto que ocupa até hoje. Nesse mesmo dia Bill Wyman tornaria-se oficialmente o novo baixista da banda, no lugar de Dick Taylor. Ele permaneceria neste posto até 1990 (embora só fosse oficialmente desligado em janeiro de 1993, quando seria substituído por Darryl Jones).

25 de janeiro, Janis Joplin, recém chegada a San Francisco, passa a tocar no bar Coffee Gallery. Uma de suas apresentações seria gravada em uma fita cassete contendo 7 músicas , que em 2012 seriam reunidas no disco pirata (bootleg) Janis Joplin Califórnia Coffee Gallery-San Francisco 1963.

11 de fevereiro, The Beatles grava “Please Me”, o 1º LP de sua discografia oficial (britânica). O disco seria lançado em 22 de março de 1963 com 14 músicas (8 de Lennon/McCartney): I saw her standing thereMiseryAnna (go to him)ChainsBoysAsk me whyPlease meLove me doP.S. I love youBaby, it's youDo you want to know a secretA taste of honeyThere's a placeTwist and shoutO 39º LP Mais Importante de Todos Os Tempos.

É como seria indicado em 2003 pela revista Rolling Stone, tal sua importância para a história da música mundial. Além disso, duas de suas músicas seriam indicadas pela mesma revista como, respectivamente, I saw her standing therea 140ª Música Mais Importante de Todos Os Tempos, e Please Mea 186ª Música Mais Importante de Todos Os Tempos.

25 de fevereiro, The Bee Gees, ainda vivendo na Austrália, iniciam as gravações de seu 1º disco, um compacto que contém “The Battle Of The Blue And The Grey”, e “The Three Kisses Of Love”.


02 de março, Jorge Ben grava seu 1º disco, o Álbum (LP) Samba Esquema Novo, disco tão inovador e influente, que tornar-se-ia um dos maiores clássicos da história da música popular brasileira, a ponto de ser indicado pela edição brasileira da revista Rolling Stone como o 15º disco brasileiro mais importante de todos os tempos.

O disco traz alguns dos maiores clássicos de Jorge Ben e da história da música brasileira, como "Balança Pema", "Chove Chuva", "Por causa de você, menina" e Mas, que nada , esta por sua vez indicada pela revista Rolling Stone como a 5ª Música Brasileira Mais Importante de Todos Os Tempos.


05 de março, The Beatles grava o 3º compacto de sua discografia oficial (britânica), com um de seus maiores clássicos, From me to you, do lado A e , do lado B, Thank you, girl. O disco seria lançado em 11-04-1963 na Inglaterra, e em 27-05-1963, nos Estados Unidos. Essas faixas não fariam parte da discografia de álbuns oficiais do grupo, saindo apenas em compacto e na coletânea Past Masters Volume One, lançada em 07-03-1988.

10 de março, O próprio Tom Jobim faria sua gravação (versão somente instrumental) de Garota de Ipanema, a 2ª gravação dela, portanto, em seu Álbum The Composer of Desafinado plays, gravado e lançado nos Estados Unidos. Garota de Ipanema é a 2ª música com mais versões em todo o mundo em todos os tempos, com mais de 500 regravações, superada apenas por Yesterday, dos Beatles.


11 de março, The Rolling Stones entram pela 2ª vez em um estúdio de gravação, o IBC Studios em Londres. Gravam 5 músicas: Diddley Daddy, Baby what's wrong, Bright lights big city, Road runner e I want to be loved. A única que seria lançada oficialmente (em 07-06-1963) seria I want to be loved, como lado b de Come on, em seu 1º disco, as demais sairiam apenas em The Rolling Stones IBC Demos 1963, um EP (CD com poucas músicas) bootleg (disco pirata), em 2012, e em outras coletâneas piratas.

18 e 19 de março, João Gilberto sua mulher, Astrud Gilberto, Tom Jobim e Milton Banana, acompanhados pelo saxofonista de jazz americano Stan Getz, gravam nos estúdios da Verve Records em Nova Iorque, o Álbum (LP) Getz/Gilberto, que trás a versão que popularizaria e consagraria mundialmente Garota de Ipanema, cantada em inglês por Astrud Gilberto com o nome de The girl from Ipanema.

Este é o disco responsável pelo sucesso mundial não só de Garota de Ipanema, como da Bossa Nova como gênero musical. Sua importância é tão grande que seria indicado pela edição brasileira da revista Rolling Stone como o 70º Disco Brasileiro Mais Importante de Todos Os Tempos. A edição americana da mesma revista o indica como o 454º Disco Mais Importante de Todos Os Tempos em Todo O Mundo.


18 de março, Roberto Carlos entra nos estúdios da gravadora Columbia (CBS), acompanhado do grupo Renato e Seus Blue Caps e grava um compacto 78 rpm com Splish Splash, versão brasileira, feita por Erasmo Carlos em fevereiro desse ano, do sucesso de 1958 do americano Bobby Darin. Embora na época ninguém sequer imaginasse, o disco inciaria um fundamental e definitivo capítulo na história da música brasileira, que influenciaria nos desdobramentos de toda a nossa cultura popular.

Seria o 1º grande sucesso de Roberto (embora, inicialmente, apenas no Rio de Janeiro e no Nordeste), podendo também ser considerado verdadeiramente seu primeiro disco de rock, já que até então Roberto se dividia entre a Bossa Nova e os boleros.


06 de abril, The Kingsmen, grupo de Portland, Oregon, USA, grava “Louie”, um dos precursores do que viria a ser conhecido como rock de garagem. A música, composta por Richard Berry em 1955 e originalmente gravada por ele em 1957, como uma balada jamaicana, é um dos maiores clássicos do rock em todos os tempos, e viria a ter mais de 1.600 regravações em todo o mundo, sendo considerada a música mais regravada em todos os tempos, principalmente a partir do enorme sucesso dessa gravação de 1963 do The Kingsmen.

A 54ª Música Mais Importante de Todos Os Tempos é como seria apontada pela revista Rolling Stone em 2003. O 5º lugar entre as 40 Músicas que mudaram o mundo, é como a mesma revista a indicaria em 2007. Essas indicações, entre muitas outras, demonstram o grau de impacto e influência de Louie para a música mundial.

08 de abril, Julian Lennon, 1º filho de John Lennon, nasce em Liverpool, Inglaterra. do relacionamento dele com Cynthia Powell.

24 de abril, Bob Dylan inicia as gravações de seu 2º LP, The Freewheelin' Bob Dylan. O 97º Disco Mais Importante de Todos Os Tempos é como o indica a revista Rolling Stone, de tão influente e marcante para a história da cultura mundial. O disco traz alguns dos clássicos fundamentais de sua carreira e da história da música no mundo todo, tais como Blowin' in the wind (indicada como a 14ª Música Mais Importante de Todos Os Tempos), A hard rain's a-Gonna Fall e Don't think twice, it's all right.

28 de abril, The Clevers, grupo paulista, pioneiro do rock brasileiro (embora nesta época, o ritmo com que iniciam sua carreira seja o Twist, que estourava pelo mundo todo), formado por garotos entre 16 e 21 anos de idade, descobertos e empresariados pelo radialista Antônio Aguillar, estréia em 15 de julho, o grupo entra em estúdio e grava um compacto com El Relicário, seu 1º grande sucesso, uma velha canção espanhola (dos anos 30), em ritmo de twist, o gênero que dominava as paradas na época.

Logo em setembro, o grupo lança seu 1º LP, Encontro com The Clevers - Twist , que firma definitivamente seu enorme sucesso. Um ano e meio depois, em 1965, no auge do sucesso em todo o Brasil e até em outros países, por problemas legais com seu empresário, que detinha a marca The Clevers, o grupo mudaria seu nome, para aquele com que se eternizariam na música brasileira: Os Incríveis.

02 de maio, Erasmo Carlos , que recentemente entrara para o grupo, substituindo Ed Wilson que saíra em carreira solo, já havendo gravado pouco antes um compacto simples, participa, nos vocais, da gravação do 2º Álbum (LP) de Renato e Seus Blue Caps. Erasmo permaneceria menos de 1 ano no grupo, saindo, então, para carreira solo.


10 de maio, The Rolling Stones, por indicação de George Harrison dos Beatles, consegue um contrato com a Decca Records (que, ironicamente, pouco tempo antes rejeitara os próprios Beatles), grava seu 1º disco, um compacto tendo Come on, música de Chuck Berry, do lado A, e I want to be loved, do bluesman americano Willie Dixon, do lado B. O disco seria lançado em Londres em 07 de junho de 1963.

01 de julho, The Beatles grava seu 4º. compacto, que contém She loves you, um dos maiores clássicos de sua carreira e de toda a história do rock mundial, do lado A e, do lado B, I’ll get you. Essas faixas não fariam parte da discografia de álbuns oficiais do grupo, saindo apenas em compacto e na coletânea Past Masters Volume 1, lançada em 07-03-1988. O disco foi gravado nos estúdios de Abbey Road da Parlophone Records, e lançado em 23-08-1963.

12 de julho, The Beatles lança o 1º compacto duplo de sua carreira, que reúne alguns de seus maiores clássicos como Twist and shout, A taste of honey, Do you want to know a secret e There’s a place.

18 de julho, The Beatles inicia as gravações de With The Beatles, o 2º LP de sua discografia oficial (britânica), nos estúdios de Abbey Road da Parlophone Records. As sessões de gravação prosseguiriam até 23-10, e o disco seria lançado em 22-11-1963.

01 de setembro, The Beatles faz sua 1ª aparição na TV americana (em vídeo), no programa Big Night Out da rede ABC de televisão. O programa foi gravado em Manchester na Inglaterra, no Didsbury Studio, com a dupla de apresentadores Mike e Bernie Winters.

07 de outubro, The Rolling Stones grava seu 2º disco, um compacto com I wanna be your man (composta por John Lennon e Paul McCartney e presenteada aos Stones) do lado A, e, do lado B, Stoned. O disco seria lançado em 01-11-1963 pela Decca Records.

13 de outubro, o termo Beatlemania é utilizado pela primeira vez pela imprensa britânica, após fotografar centenas de jovens gritando e carregando fotos dos Beatles, na saída de um show que faziam no London Paladium Theatre.


17 de outubro, The Beatles grava, nos estúdios de Abbey Road da Parlophone Records, seu 5º compacto, que contém um dos maiores clássicos da história do rock mundial, I want to hold your hand, do lado A e, do lado B, This boyA 16a. Música Mais Importante de Todos Os Tempos, é como I want to hold your hand seria indicada em 2003 pela revista Rolling Stone.Essas faixas não fariam parte da discografia de álbuns oficiais do grupo, saindo apenas em compacto e na coletânea Past Masters Volume 1, lançada em 07-03-1988.

20 de outubro, Roger Waters e Nick Mason, futuros baixista e baterista do Pink Floyd, ambos estudantes da Regent Street School of Polytechnics de Londres, formam sua 1ª banda, com o nome Sigma 6.

O grupo, também conhecido como Meggadeaths, é composto pelos colegas de escola Keith Noble (vocais), Sheila Noble (vocais), Vernon Thompson e Clive Metcalfe (baixo), Waters na guitarra, e Nick Mason na bateria.

A partir de janeiro de 1964, com a saída de Metcalfe, de Thompson e dos irmãos Noble, passam a se chamar Architectural Abdabs, depois Screaming Abdabs e, finalmente, apenas Abdabs, tendo na formação Wright, Mason, Waters (agora no baixo), Bob Klose (guitarra, vocais), e, por último, Syd Barrett (guitarra, vocais).

Vários outros nomes foram adotados, até que em 1966 o nome Pink Floyd foi adotado, por sugestão de Barrett em homenagem a dois ídolos seus do blues, Pink Anderson e Floyd Council.


23 de outubro, Bob Dylan grava um compacto com The Times They Are a-Changin', um dos maiores clássicos da história da música mundial.

19 de novembro, A Phillips, indústria eletrônica holandesa, faz o lançamento mundial de seu novo invento: a Fita Cassete.


07 de dezembro, Jeanine Deckers, freira belga, usando o pseudônimo The Singing Nun (A Freira Cantora), lança um icompacto com a música Dominique, sucesso tão grande que acaba rapidamente vendendo mais de 1.5 milhão de cópias e tornando-se 1º lugar nas paradas do mundo inteiro.

No Brasil, em 09 de março de 1964, Giane, (Georgina Morozini dos Santos) cantora paulista, grava uma versão em português do sucesso mundial da freira belga, atingindo também um enorme sucesso em todo o país, que duraria praticamente toda a década de 60.


08 de dezembro, Eric Clapton grava seu 1º disco oficial. A banda é The Yardbirds, à qual ele havia se incorporado em outubro. O LP, chamado Sonny Boy Willianson & The Yardbirds, é gravado ao vivo no Crawdaddy Club de Richmond, Londres, com a grande lenda (e ídolo de Clapton) do blues americano, Sonny Boy Williamson.

15 de dezembro, Raul Seixas muda o nome de seu grupo de Relâmpagos do Rock para The Panthers e se apresenta na TV Itapoan de Salvador, no programa Escada do Sucesso. Neste ano ele passa para a quarta série do ginasial (ensino médio).


No Final do Ano de 1963, Rita Lee, com 16 anos, monta seu 1º grupo: o Teenage Singers, Rita era a baterista do grupo, e os demais membros eram as colegas do Liceu Pasteur, em São Paulo, Suely Chagas, que tocava violão, Jane, uma loirinha inglesa e Beatrice, uma suíça, que faziam os vocais.


1964


3 e 4 de janeiro, The Rolling Stones inicia as gravações de seu 1º LP, homônimo, que seria lançado em 17-04-1964. Em 30-05-1964 o LP, com poucas mudanças e com o sub-título England’s Newest Hit Makers, seria lançado nos Estados Unidos.

10 de janeiro, The Beatles lança seu 1º LP nos EUA, Introducing... The Beatles  O lançamento é feito pela gravadora americana Vee-Jay Records sob licença da EMI inglesa, proprietária da Parlophone Records da qual o grupo era contratado.

17 de janeiro, The Rolling Stones lança seu 1º compacto duplo, contendo do lado A Bye bye Johnny e Money, e, do lado B You better move on e Poison Ivy.

20 de janeiro, The Beatles lança seu 2º LP nos EUA, Meet The Beatles, desta vez pela gravadora americana Capitol Records, subsidiária da EMI inglesa, proprietária da Parlophone Records.

29 de janeiro, The Beatles inicia em Paris a gravação de seu 6º compacto, que contém um dos maiores clássicos da história do rock mundial: Can't buy me love, do lado A, e, do lado B, You can't do that. O compacto seria lançado em 20-03-1964. A gravação de Can't buy me love, iniciada no Pathé Marconi Studios de Paris, durante uma excursão do grupo pela França, somente seria terminada em Londres em 25 de fevereiro, data em que também gravariam You can't do that. As duas também fariam parte de seu 3º álbum (e trilha sonora de seu 1º filme), A hard day's night, nas lojas a partir de 10-07-1964.

01 de fevereiro, The Beatles chega, pela 1ª vez, ao primeiro lugar das paradas americanas (Hot 100 da revista Billboard ) com I want to hold your hand , lançada nos Estados Unidos em 13 de Janeiro. O Hot 100 é a tabela musical padrão dos Estados Unidos, que avalia a lista das cem músicas mais vendidas no decorrer de uma semana. As posições são atribuídas através do número de vendas de discos. A contagem começa na segunda-feira e termina no domingo.

Os resultados são publicados na edição de quinta-feira. I want to hold your hand havia entrado pela primeira vez nas paradas da Billboard, em 45º lugar, no dia 18 de janeiro. Nas primeiras 3 semanas de lançamento o compacto atinge 1 milhão de cópias, mantendo-se em 1º lugar por 11 semanas seguidas. Logo em seguida, em 17 de março, o grupo estaria ocupando os 4 primeiros e os 6º, 7º, 11º e 36º lugares. Em 04 de Abril, os 5 primeiros lugares já eram todos dos Beatles.

07 de fevereiro, The Beatles chega pela 1ª vez aos EUA, iniciando a invasão britânica. Quando o vôo 101 da Pan-Am toca o solo do aeroporto John F. Kennedy, em New York, os mais de 3 mil fãs presentes vão ao delírio absoluto, prenunciando a febre dos grupos ingleses que iniciasse neste momento.



09 de fevereiro, The Beatles apresenta-se pela 1ª vez no Ed Sullivan Show, o programa de TV de maior audiência nos Estados Unidos. O show, transmitido via satélite, é assistido por 73 milhões de pessoas ao redor do mundo.


15 de fevereiro, Simon & Garfunkel gravam The sounds of silence, seu 1º sucesso, feita em homenagem ao presidente John Kennedy, assassinado três meses antes. O sucesso, porém, só viria no ano seguinte, 1965. Tocada por apenas dois violões e um contrabaixo, The sounds of silence foi abafada pela onda da Beatlemania que varreu a América bem nesses dias (os Beatles haviam chegado pela 1ª vez aos Estados Unidos na semana anterior).

Desanimados, os amigos de longa data se separaram. Simon se mudou para a Inglaterra e Garfunkel retornou para a faculdade em Nova York. Em 15 de junho do ano seguinte, 1965, enquanto Simon estava na Inglaterra, as estações de rádio na região de Cocoa Beach e Gainesville, Flórida, começaram a receber pedidos de The sounds of silence. Pedidos também começaram a chegar nas rádios de Boston.

Aproveitando a oportunidade, o produtor da dupla, inspirado por versões elétricas imensamente populares fetas pelos Byrds de canções de Bob Dylan, sem a participação (e nem sequer o conhecimento) da dupla, entrou em estúdio e fez sobre a gravação original, acústica, uma versão com guitarras elétricas, baixo e bateria e relançou-a em setembro em um compacto, tendo We've got a groovery thing goin' do lado B.

Esta seria a versão que explodiria nas paradas, alcançando o primeiro lugar no dia de Ano Novo de 1966, e se eternizando como uma das músicas mais importantes da história. Com o enorme sucesso, Simon imediatamente retornou de Londres e a dupla retomou a carreira, gravando logo em seguida, em março, seu 2º LP, Sounds of silence, que traz alguns de seus maiores clássicos, como I am a rock e a faixa-título. O disco seria lançado em 17-01-1965.

15 de fevereiro, The Yardbirds grava seu 1º compacto com I wish you would do lado A, e A certain girl, do lado B. O compacto é o primeiro disco oficial apenas do grupo, pois no final de 1963 (dia 08-12) haviam dividido um LP com Sonny Boy Willianson, uma das maiores lendas da história do Blues. The Yardbirds, formado em 1963 em Londres, se tornaria um dos mais importantes grupos da história do blues-rock mundial, tendo em sua trajetória três dos maiores "heróis" da guitarra mundial: Eric Clapton, Jeff Beck e Jimmy Page.


21 de fevereiro, Rolling Stones lança em Londres seu 3º compacto, com Not fade away (gravada em 10-01) no lado A, e Little by little (gravada em 04-02), do lado B. Ambas foram gravadas em Londres pela Decca Records, e estariam presentes no 1º LP da discografia americana do grupo (The Rolling Stones - Newest Hit Makers), lançado em 30-05-1964. Nos Estados Unidos o compacto seria lançado em 06-03-1964.

25 de fevereiro, The Beatles inicia as gravações de seu 3º LP, A hard day's night, que faria parte da trilha sonora de seu primeiro filme, de mesmo nome, produzido entre 02 de março e 24 de abril de 1964. A 1ª música a ser gravada foi Can't buy me love, ainda em 29-01 na França, quando o grupo fazia uma excursão por lá. Can't buy me love seria lançada em compacto em 05-03 com enorme sucesso, antes mesmo do LP A hard day's night da qual faria parte.

Após a volta de sua primeira turnê no Estados Unidos (entre 07 e 22/02), eles entrariam em estúdio em Londres por nove dias intercalados até 02 de julho para gravar as 13 músicas do disco. O 307º LP Mais Importante de Todos Os Tempos, é como o indicaria em 2003 a revista Rolling Stone, tal o impacto e a dimensão que o disco tem na cultura mundial. O LP e o filme homônimo (Os Reis do Iê Iê Iê, no Brasil) seriam lançados em 10 de julho de 1964.

25 de fevereiro, Rolling Stones inicia as gravações (concluídas em 08-11-1964) do 2º LP de sua discografia oficial (britânica), The Rolling Stones Nº2, pela Decca Records. O disco, lançado em 15-01-1965, traz um de seus primeiros hits mundiais, Time is on my side. No mesmo dia o grupo inicia as gravações de 12 X 5, o 2º LP oficial de sua discografia americana, pela London Records.

O disco seria lançado naquele país em 17-10-1964. As gravações do LP americano prosseguiriam a partir de 10-06 em Chicago, nos Estados Unidos, e seriam completadas a partir de 28-09 na Inglaterra. Os dois discos trazem apenas 3 músicas em comum: Time is on my side, Grown up wrong e Under the boardwalk, e também a mesma foto na capa.

01 de março, The Beatles grava um compacto duplo com Long tall Sally, I call your name, Slow Down e Matchbox. O disco seria lançado em 19-06-64.

10 de Março de 1964, The Yardbirds grava seu 2º compacto com Good morning little schoolgirl e I ain't got you. O disco seria lançado em 30 de outubro de 1964.

13 de março, The Yardbirds grava o 1º LP apenas do grupo, Five Live Yardbirds. O disco é gravado ao vivo no Marquee Club de Londres, e seria lançado em 04 de dezembro de 1964. Anteriormente, em 08-12-1963, o grupo havia gravado no Crawdaddy Club de Londres um LP ao vivo, em conjunto com Sonny Boy Williamson, a grande lenda do Blues americano; mas, o verdadeiro álbum de estreia do grupo, em que tocam sozinhos, é este.

06 de abril, Tim Maia, com 21 anos, depois de uma temporada de 5 anos nos Estados Unidos, volta ao Brasil deportado pelo governo americano, por roubo de carros e uso de drogas.

18 de maio de 1964, The Animals lança o maior sucesso de sua carreira, que se tornaria um dos maiores clássicos da música mundial: The house of the rising sun. A partir deste lançamento passam a fazer parte, juntamente com The Beatles e The Rolling Stones, dos grandes expoentes da chamada invasão britânica. A 123ª Música Mais Importante de Todos Os Tempos é como seria indicada em 2003 pela revista Rolling Stones, tal seu impacto e influência na história da música. O disco seria lançado em 19 de junho de 1964.

10 de abril, The Beatles lança nos Estados Unidos o disco The Beatles' Second Album, o 3º LP de sua discografia americana. O disco é o 2º lançado nos Estados Unidos pela Capitol Records, subsidiária da EMI britânica (gravadora oficial dos Beatles). O 1º LP do grupo nos Estados Unidos (Introducing....The Beatles) foi lançado pelo pequeno selo Vee-Jay, em janeiro de 1964. O Second Album contém várias músicas anteriormente lançadas na Inglaterra em álbuns e compactos do grupo.

18 de maio, The Animals lança o maior sucesso de sua carreira, que se tornaria um dos maiores clássicos da música mundial: The house of the rising sun. A partir deste lançamento passam a fazer parte, juntamente com The Beatles e The Rolling Stones, dos grandes expoentes da chamada invasão britânica. A 123ª Música Mais Importante de Todos Os Tempos é como seria indicada em 2003 pela revista Rolling Stones, tal seu impacto e influência na história da música. O disco seria lançado em 19 de junho de 1964.

01 de junho, The Rolling Stones chega à New York para sua 1ª turnê americana. No aeroporto JFK em New York, umas 500 adolescentes gritavam histéricas pelo grupo. Houve uma entrevista com a imprensa, e depois os rapazes foram levados para o Astor Hotel em Times Square, com direito a uma limusine para cada um nesse trajeto. Sua chegada e estadia lá, com apenas quatro policiais guardando a entrada, transformou o hotel em um manicômio.



25 de junho, Janis Joplin, que havia deixado sua casa em Port Arthur, no Texas, passando a morar em San Francisco (Califórnia) no início de 1963, grava pela 2ª vez (a 1ª havia sido em dezembro de 1962, na casa de uma amiga em sua cidade), são 8 blues (um deles, Dady, dady, dady, da própria Janis), gravados de forma completamente amadora, na sala da casa de Jorma Kaukonen., o futuro guitarrista do Jefferson Airplane, que a acompanharia com a guitarra, tendo na marcação de ritmo, uma singela máquina de escrever batida pela mulher dele.

A casa onde as gravações foram feitas ficava na rua Freemont, cidade de Santa Clara, na California. Essas gravações seriam reunidas e lançadas (em data desconhecida) em um disco pirata chamado The Typewriter Tape.

05 de julho, Them, banda irlandesa, grava seu 1º disco, um compacto que contém Gloria, seu maior sucesso e um dos maiores clássicos do rock mundial de todos os tempos, com inúmeras regravações até hoje (uma das mais conhecidas a do The Doors, de 1969). Aliás, em 1966, logo no início da carreira do The Doors, o grupo tocaria exatamente esta música, em uma jam session com o Them, na legendária boate Whisky a Go de Hollywood. A 211ª Música Mais Importante de Todos Os Tempos é como Gloria seria apontada em 2003 pela revista Rolling Stone, tal seu impacto e influência na história da música mundial.

20 de julho, The Kinks, grupo de Londres, que adotara este nome no final de 1963 depois de inúmeros outros (desde 1962, início do grupo), grava You really got me, seu maior sucesso, que teria inúmeras regravações no decorrer dos anos, sendo uma das mais famosas a do Van Halen em seu 1º LP, em 1978. A 80a. Música Mais Importante de Todos os Tempos, é como a revista Rolling Stone a indicaria em 2003, tal seu impacto e influência na música mundial. Outra honra que cabe à esta música é a de ser considerada o 1º hard rock da história.


11 de agosto, Roy Orbison grava o maior sucesso de sua carreira, Pretty Woman. A 224ª Música Mais Importante de Todos Os Tempos, é como em 2003 a revista Rolling Stone a indicaria, tal seu impacto e influência na música mundial. O compacto com Pretty woman seria lançado em 12-08-1964, vendendo rapidamente mis de 7 milhões de cópias, mantendo-se por 3 semanas seguidas em 1º Lugar nas paradas de sucesso da revista Billboard.

25 de setembro, The Temptations inicia as gravações (concluídas em 17-11) de “My Girl”, seu maior sucesso e um dos maiores clássicos da música negra e romântica dos anos 60. O compacto seria lançado em 21-12-1964, tornando-se rapidamente o número 1 das paradas americanas. A 88ª Música Mais Importante de Todos Os Tempos, é como seria indicada em 2003 pela revista Rolling Stone, tal seu impacto e influência na música mundial.


20 de outubro, The Primitives, grupo recém-fundado por Lou Reed e John Cale, embrião do Velvet Underground, faz sua 1ª e única gravação, um compacto simples com The Ostrich e Sneaky Pete.

02 de novembro, Rolling Stones inicia as gravações de Out of our heads, o 3º LP de sua discografia britânica e 4º da discografia americana. O disco seria lançado em 30-07-1965 nos Estados Unidos, e em 24-09-1965 na Inglaterra. A edição americana trazia (I can't get no) Satisfaction (lançada em 06-06-1965 como compacto). A 2ª Música Mais Importante de Todos Os Tempos, é como (I can't get no) Satisfaction seria indicada em 2003 pela revista Rolling Stone, tal seu impacto e influência nahistória da música mundial.

1965


Em 02 de fevereiro de 1965, James Brown grava um compacto com “Papa's got a brand new bag”, considerada por muitos a música precursora do gênero Funk. A 71ª Música Mais Importante de Todos Os Tempos, é como seria indicada em 2003 pela revista Rolling Stone, tal seu impacto e influência no nascimento desse gênero.

Em 26 de abril de 1965, A TV Globo, canal 4, no Rio de Janeiro, é inaugurada. A sua sede, no Jardim Botânico, foi o primeiro prédio no Brasil especialmente projetado para abrigar uma emissora de TV. O início das operações foi às 10h45, emitindo como sinal de teste a canção “Moon River”, de Henry Mancini.

Em seguida, o diretor Rubens Amaral pronunciou as primeiras palavras, apresentando a emissora aos telespectadores da cidade do Rio de Janeiro e do estado da Guanabara. Às 11h, foi exibida a 1ª atração: o programa infantil Uni-Duni-Tê, com Tia Fernanda.

Ao meio-dia, os desenhos animados Gato Félix e Hércules tomaram conta da telinha. Os principais destaques do dia foram o noticiário Teleglobo, os programas Sempre Mulher, Musicalíssima e Show da noite, o jornalístico Se a cidade contasse e o infantil Capitão Furacão. Na dramaturgia, estrearam a série Rua da Matriz e a novela Ilusões Perdidas.




06 de maio, James Brown grava um compacto com “I Got You (I Feel Good)”, um dos maiores clássicos da história do funk. O disco seria lançado em 02-10-1965 A 78ª Música Mais Importante de Todos Os Tempos, é como a indicaria em 2003 a revista Rolling Stone, tal seu impacto e influência para o gênero funk.

13 de maio, San Francisco Mime Troupe, grupo teatral com propostas radicais de atuação e de mudanças na sociedade (extinção do dinheiro, livre acesso à cultura e moradia, liberdade de expressão, amor livre, etc...) estabelece-se na esquina das ruas Haight e Ashbury em San Francisco.

Juntamente com outros artistas e voluntários, eles criariam a partir daí o grupo The Diggers que, além de peças teatrais ao ar ilvre, oferecia comida, alojamento temporário, assistência médica e transporte a todos os jovens hippies que buscavam na época libertar-se da opressão de seus pais e da "velha cultura", lutavam contra a guerra no Vietnã, curtiam o rock and roll e começavam a organizar-se em comunidades urbanas e rurais.

Surgiam aí, as raízes do que viria a ser o movimento Hippie, a maior revolução cultural do século 20, com garotos de cabelos longos, meninas de minissaia, circulando pelas ruas e concertos de rock em kombis coloridas, movidos pelo LSD e pelos slogans Make love, not war (faça amor, não faça guerra) e sex, drugs and rock and roll.



15 de junho, Bob Dylan grava aquele que se tornaria um dos maiores clássicos da música americana e de todo o mundo: “Like A Rolling Stone”. A 1ª Música Mais Importante de Todos Os Tempos, é como a apontaria em 2003 a revista Rolling Stone, tal seu impacto e influência na música mundial. A música é lançada no 5º LP de Dylan, Highway 61 Revisited, um dos mais aclamados discos da história, indicado pela mesma revista como o 4º LP Mais Importante de Todos Os Tempos.

08 de julho, Jim Morrison e Ray Manzarek, membros fundadores do The Doors, encontram-se pela 1ª vez (na casa de um amigo em comum, em Venice Beach – California), surgindo já nesse 1º dia a ideia de montar uma banda. O nome que escolheriam, The Doors, é uma referência ao livro The Doors of Perception (As Portas da Percepção) lançado em 1954 por Aldous Huxley, a quem muito admiravam.


12 de julho, The Beach Boys grava um LP que entraria para a história da música pop mundial: Pet Sounds. Mais tarde Paul McCartney diria que os Beatles foram bastante influenciados por este disco na criação do LP Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band, que lançariam tempos depois. O 2º LP Mais Importante de Todos Os Tempos, é como seria indicado em 2003 pela revista Rolling Stone, tal seu impacto e influência na música mundial.

25 de julho, Bob Dylan é vaiado por tocar guitarra elétrica durante um show no Newport Folk Festival. O público, puristas da música folk, considerou esta atitude de Dylan, um de seus maiores "heróis", como uma traição.

29 de julho, The Beatles faz, no London Pavillion, Piicadilly Circus, em Londres, a premiére mundial do lançamento de Help, seu 2º filme. Dez mil fãs alucinados aguardavam às portas do local, quando o grupo chegou a bordo de um Rolls Royce. Dentro do cinema eles encontrariam a Princesa Margareth e o Lord Snowdon.

30 de julho, The Kinks introduz a música hindu no rock com o lançamento de um compacto com See my friend.

13 de agosto, Jefferson Airplane, banda californiana, um dos maiores ícones do movimento hippie e do rock psicodélico, faz seu show de estréia no Matrix Club de San Francisco, que estava sendo inaugurado nessa mesma noite. Nessa estréia o grupo tinha Signe Anderson nos vocals. Grace Slick, que se tornaria sua mais icônica cantora, só entraria (com a saída de Signe Anderson) em outubro de 1966.

15 de agosto, The Beatles toca no Shea Stadium em New York, atraindo um público de 55.600 pessoas, recorde que demoraria décadas para ser superado. É a 1ª vez na história que um grupo de rock toca em um estádio.

16 de setembro, David Jones adota oficialmente o nome David Bowie, para não ser mais confundido com Davy Jones, cantor do grupo The Monkees. O sobrenome Bowie remete ao pioneiro americano Jim Bowie e à famosa faca Bowie, que tinha o nome com a mesma origem.


20 de setembro, The Mamas & The Papas grava seu 2º disco, um compacto que traz um dos maiores clássicos da história do rock, um dos maiores ícones da era hippie: “California Dreamin'”. O disco seria lançado em 08 de dezembro de 1965. A 89ª Música Mais Importante de Todos Os Tempos, é como seria indicada em 2003 pela revista Rolling Stone, tal seu impacto e influência na música mundial.

13 de outubro, The Bee Gees, ainda vivendo na Austrália, lança, pela gravadora Australian Leedon, o 1º LP de sua carreira, The Bee Gees sing and play 14 Barry Gibb songs. O disco é basicamente uma coletânea de seus sucessos na Austrália nos últimos três anos. Apenas 5 músicas foram efetivamente gravadas para este álbum. Como diz o próprio título, todas as músicas são compostas por Barry Gibb.

15 de outubro, Jimi Hendrix assina um contrato de gravação de três anos de duração com o empresário Ed Chalpin, recebendo U$ 1 e 1% de royalties em cada uma de suas gravações com Curtis Knight, em cujo grupo, The Squires, Jimi começou a tocar a partir de 06 de outubro, depois de haver passado pelo grupo de Little Richard entre janeiro e junho desse ano.

A partir de 06 de outubro (ou seja, antes de assinar o contrato) até dezembro, foram realizadas várias sessões de gravações, dentre as quais, How would you feel (06-10), Don't accuse me (25-10) e You don't want me (25-10). Welcome home (gravada em 02-12), seria lançada em 1966 como lado B do compacto de How would you feel, mas, assim como outros discos (compactos) do grupo lançados na época, não tiveram nenhuma repercussão. Jimi ainda faria muitas outras gravações com Curtis Knight, até 1967, apesar de ter permanecido por apenas 8 meses tocando com seu grupo. 

Em 1997 a gravadora alemã SPV Records, sob licença de Ed Chalpin, empresário de Jimi e de Curtis Knight entre 1965 e 1967, remasterizou as fitas originais das gravações (em estúdio e ao vivo) desse período e as lançou com o título de The Authentic PPX Studio Recordings (PPX é o nome do estúdio onde foram feitas as gravações desse período), em uma caixa com 6 CDs.


15 de outubro, The Who grava um compacto com My Generation, um dos maiores clássicos do rock mundial, lançando com ele as bases do futuro Punk Rock. O disco seria lançado em 05-11-1965. A 11ª Música Mais Importante de Todos Os Tempos, é como seria indicada em 2003 pela revista Rolling Stone, tal seu impacto e influência na música mundial.

16 de outubro, The Family Dog, um misto de comunidade hippie, bar, clube e produtora musical, criada por Chet Helms, um dos fundadores do Big Brother & The Holding Company (1ª grupo de Janis Joplin), um dos maiores produtores musicais americanos dos anos 60, e um dos líderes do Movimento Hippie e da chamada Contracultura, organiza em São Francisco, O 1º Festival Hippie da História. O festival, com o irónico nome A Tribute to Dr. Strange (personagem de desenhos da Marvel), produzido no Longshoreman’s Hall, casa de shows de São Francisco, Califórnia, trouxe alguns dos grandes nomes do rock psicodélico dos anos 60: Jefferson Airplane, Charlatans, Marbles, Great Society e Russ The Moose Syracuse.

26 de outubro, The Beatles, mesmo sob fortes protestos dos membros da corte real britânica, são aclamados pela rainha Elizabeth como Sir, (Cavaleiros do Império Britânico). Anos depois eles declarariam que durante a cerimônia fumaram maconha (que haviam conhecido pouco tempo antes, através de Bob Dylan) no banheiro do palácio.


21 de outubro, Bob MarleyThe Wailers lançam seu 1º LP: The Wailing Wailers. O disco, uma compilação de vários compactos gravados pelo grupo entre 1964 e 1965, foi lançado por uma obscura gravadora jamaicana (Studio One).

01 de novembro, Bill Graham, empresário e produtor musical, inaugura, em San Francisco, um dos maiores templos de rock da história: o Fillmore Auditorium.

02 de novembro, Janis Joplin envia sua 1ª fita demo para uma gravadora (Columbia). A fita com 7 músicas, gravadas de forma caseira entre 1964 e 1965, com Janis acompanhada apenas por um violão, não foi aprovada na época pela gravadora. Em 1995 James Gurley, companheiro de Janis no Big Brogher & The Holding Company, faria uma remixagem das fitas, incluindo uma banda completa, e a lançaria em um CD com edição limitadíssima de apenas 100 cópias, com o título This is Janis Joplin 1965.

08 de novembro, Scorpions, grupo alemão (de Hannover), que, a partir da década de 70, tornar-se-ia uma das mais conhecidas e influentes bandas de Hard Rock de toda a história do rock mundial, inicia sua carreira, tocando em pequenos clubes da cidade.


1966


10 de janeiro, Leno e Lilian, dupla carioca na época recém-formada, grava seu 1º disco, um compacto com Devolva-me e Pobre menina, que os lançaria de imediato ao estrelato nacional, com muitas participações no Programa Jovem Guarda de Roberto, Erasmo e Wanderléa. As duas musicas, seus maiores sucessos, são dois dos maiores clássicos da música jovem brasileira dos anos 60. Devolva-me é uma composição de Leno, regravada em 2000 pela cantora Adriana Calcanhoto, com enorme sucesso. Já Pobre menina é uma versão de Hang on sloopy, sucesso do grupo americano The McCoys, de 1965.

23 de janeiro, Pink Floyd faz suas primeiras apresentações usando este nome , (na verdade, The Pink Floyd Sound) no Countdown Club, do London's Palace Gate. Pink Anderson e Floyd Council, bluesmen americanos, são os nomes cujas iniciais foram aproveitadas por Syd Barret, então líder, para o novo nome do grupo, que anteriormente já se havia chamado The Screaming Abdabs e Sigma 6. A formação inicial era: Syd Barret, Roger Waters, Richard Wright e Nick Mason.


02 de fevereiro, Os Vips, dupla de irmãos paulistanos, grava um compacto simples com um dos maiores clássicos da música jovem brasileira dos anos 60, A volta, um dos primeiros sucessos da dupla Roberto Carlos-Erasmo Carlos. A música seria posteriormente regravada pelo próprio Roberto Carlos com um sucesso tão grande ou ainda maior que esta versão dos VIPS.


03 de fevereiro, Wanderléa grava um compacto simples com um dos maiores sucessos de sua carreira, um dos maiores clássicos da música jovem dos anos 60, Pare o casamento, versão brasileira para o grande sucesso (Preacher Man) Stop the Wedding, gravado por The Charmettes, trio feminino americano, em março de 1965.


02 de março, Deny e Dino, dupla paulista (de Santos) formada em 1956 como "Os Boas Pintas", (nome que duraria até 1965) já com o novo nome grava seu 1º disco, um compacto com “Coruja”, seu maior sucesso e um dos maiores clássicos da música jovem brasileira dos anos 60, com mais de 2 milhões de cópias vendidas, um feito inacreditável para a época.

10 de março, Eduardo Araújo grava um compacto simples com o maior sucesso de sua carreira, a música que se tornaria sua "marca registrada", um dos maiores clássicos da música jovem brasileira dos anos 60, “O Bom”.

10 de março, Jair Rodrigues, nessa época já com grande sucesso em todo o Brasil com o programa Dois na Bossa, da TV Record, que dividia com Elis Regina, inicia as gravações de um compacto que traz, do lado A, seu 2º grande sucesso nacional (26º lugar nas Paradas brasileiras nesse ano), um dos maiores clássicos da história do samba “Tristeza”.


02 de maio, Ronnie Von grava seu 1º disco, um compacto simples que traz “Meu Bem”, um dos maiores clássicos da música jovem brasileira dos anos 60, versão de Girl, mega hit mundial dos Beatles, gravada em 11 de novembro de 1965.


05 de maio, O'Seis, banda paulistana, inicialmente chamada Six Sided Rockers, surgida da união de dois grupos, Teenage Singers e Wooden Faces, que tinha entre seus componentes Rita Lee, Sérgio Dias e Arnaldo Batista, os futuros Mutantes, além do baterista Luiz Pastura, a cantora Moggy (Maria Olga Malheiros - que substituiu Suely Chagas, que cantava com Rita Lee no Teenage Singers) e Raphael Villardi; com esta formação grava um compacto simples (único da curta carreira do grupo) com as músicas Suicida e Apocalipse.

O disco não chegou a ser oficialmente lançado na época, por divergência do grupo com a gravadora (Continental), pela forma com que o disco foi prensado, deixando o som bastante prejudicado. Ainda assim, a Continental lançaria em junho, clandestinamente, contra a vontade do grupo, umas 300 cópias. Nos anos 2000 foi lançada uma edição pirata que circula nas mãos de colecionadores.

Mesmo já oficialmente sendo os Mutantes (desde 15/10/1966, quando estrearam com este nome no programa de Ronnie Von) Rita, Sérgio e Arnaldo ainda participariam em 1967 como O'Seis, das gravações de um compacto do grupo Gemini II, com a música “Lindo”, versão de Groovin, música originalmente gravada em 27-03-67 e lançada em compacto em 10-04-67, hit mundial do grupo The Young Rascals.


20 de maio, Jair Rodrigues e Elis Regina, acompanhados pelo Bossa Jazz Trio, gravam ao vivo, no Teatro Record de São Paulo, durante as apresentações de seu programa, O Fino da Bossa, o 2º dos 3 LPs que gravariam juntos. Chamado de Dois na Bossa Número 2 teria, assim como seu antecessor, um enorme sucesso, aumentando ainda mais a popularidade de Jair e Elis e a audiência do programa O Fino da Bossa na TV Record, que comandaram entre 19 de maio de 1965 até 19 de junho de 1967.

07 de junho, Erasmo Carlos grava seu 2º Álbum (LP), Você me Acende, que traz vários de seus maiores sucessos, clássicos da música jovem brasileira dos anos 60, como a faixa-título, "A carta", "Cuide dela direitinho" e "Gatinha manhosa".

10 de junho, Os Golden Boys gravam um compacto com um dos maiores clássicos da música jovem brasileira dos anos 60, “Alguém na Multidão”.

07 de agosto, Serguei, (na época grafado como Sergei) que, com o tempo tornar-se-ia uma das maiores lendas do rock brasileiro, mais por sua postura contestatória, com espírito rocker (e também por seu famoso caso com Janis Joplin e, dizem, até com Jim Morrison do The Doors), do que propriamente por sua obra artística; grava seu 1º disco, um compacto com As alucinações de Sergei e Eu não volto mais.

05 de setembro, The Bubbles, grupo carioca que depois mudaria o nome para A Bolha, uma das maiores lendas do rock brasileiro dos anos 70, grava seu 1º disco, um compacto com Não vou cortar o cabelo.

15 de outubro, Chico Buarque de Hollanda, depois de compartilhar com Jair Rodrigues (que concorreu com "Disparada", de Gerando Vandré) a vitória em 1º lugar no 2º Festival de Música Popular Brasileira da TV Record, grava aquela que seria o 1º sucesso de sua carreira, um dos grandes clássicos da música popular brasileira dos anos 60, A Banda, além de um enorme sucesso de vendas, alcançando o 3º lugar nas paradas de sucesso de todo o Brasil nesse ano. A música é tão marcante que viria a ser indicada pela edição brasileira da revista Rolling Stone como a 67ª Música Brasileira Mais Importante de Todos Os Tempos.


15 de outubro, Jair Rodrigues, depois de compartilhar com Chico Buarque (que concorreu com A Banda) a vitória em 1º lugar no 2º Festival de Música Popular Brasileira da TV Record, grava Disparada, (de Geraldo Vandré) um dos grandes clássicos da música popular brasileira dos anos 60, além de um dos discos mais vendidos, 9º lugar nas paradas de sucesso de todo o Brasil nesse ano. A música é tão antológica que viria a ser indicada pela edição brasileira da revista Rolling Stone como a 51ª Música Brasileira Mais Importante de Todos Os Tempos.

05 de novembro, Milton Nascimento inicia as gravações de seu 1º Álbum (LP) que traz dois de seus primeiros sucessos, clássicos na história da música brasileira, Travessia (título do disco, e que se tornaria em outubro do ano seguinte, 1967, a 2ª colocada no II Festival Internacional da Canção-FIC da TV Globo), e Canção do Sal. Travessia é tão antológica que seria indicada pela edição brasileira da revista Rolling Stone como a 31ª Música Brasileira Mais Importante de Todos Os Tempos, além de um grande sucesso no ano seguinte, 1967, alcançando o 8º lugar das paradas brasileiras daquele ano.

05 de dezembro, Sérgio Reis grava um compacto com o 1º sucesso de sua carreira, um dos grandes clássicos da música jovem dos anos 60, Coração de papel.

10 de dezembro, Roberto Carlos grava seu 6º Álbum (LP), que leva apenas seu nome e sua foto na capa. O disco traz alguns de seus maiores sucessos, clássicos da música jovem brasileira dos anos 60, como Eu te darei o céu, Nossa canção, Esqueça, negro gato, Namoradinha de um amigo meu e é papo firme.


15 de dezembro, Gilberto Gil grava Louvação, seu 1º sucesso e um dos maiores clássicos da história da música popular brasileira. A canção seria o título de seu álbum de estréia, gravado em março de 1967.

1967


05 de janeiro, Golden Boys grava um compacto simples com um dos maiores clássicos da música jovem brasileira dos anos 60, Pensando nela, versão de Bus Stop, hit mundial do The Hollies, gravado em 18 de maio de 1966.

01 de março, Wanderley Cardoso grava um compacto simples com o maior sucesso de sua carreira, um dos grandes clássicos da música jovem dos anos 60, O bom rapaz.


02 de março de, Silvinha , cantora mineira, na época com apenas 16 anos, que posteriormente se casaria e faria dupla com Eduardo Araújo, grava seu 1º disco, um compacto simples com Vou botar pra quebrar, seu 1º grande sucesso.


02 de março de 1967, Erasmo Carlos grava um compacto simples com dois de seus maiores sucessos, clássicos da música jovem brasileira dos anos 60, O Tremendão (que se tornaria sua marca registrada, valendo-lhe o apelido - Tremendão - pelo qual é chamado até hoje) e O Bilhetinho.

06 de abril de 1967, Erasmo Carlos grava um compacto simples com outros dois de seus maiores sucessos, outros dois clássicos da música jovem brasileira dos anos 60, Vem quente que estou fervendo (na época, recentemente gravada também por seu autor, Eduardo Araújo) e O Caderninho.

02 de maio, Wanderléa grava um compacto simples com um dos maiores sucessos de sua carreira, um dos grandes clássicos da música jovem dos anos 60, Prova de fogo.

07 de maio, Ronnie Von grava um compacto simples com A Praça., um dos maiores sucessos de sua carreira, um dos maiores clássicos da música brasileira dos anos 60, 5º lugar nas paradas de todo o Brasil nesse ano.

20 de maio, Os Mutantes, mesmo já tendo registrado oficialmente este nome desde 15/10/1966, quando estrearam no programa de Ronnie Von, ainda usariam o antigo nome O'Seis na colaboração que deram neste dia (juntamente com um certo "Tio"), fazendo backing vocals em um compacto do grupo Gemini II. No Lado A o disco traz a música Lindo, uma versão brasileira de Groovin', um grande hit mundial do grupo americano The Young Rascalls, e, do Lado B, Tchau Mug, música do brasileiro Edy Miranda.

Este compacto, lançado em agosto pela gravadora Continental, tem uma história curiosa e um tanto "misteriosa": Em parte alguma se encontra (nem na internet) qualquer informação sobre o grupo que o gravou, o Gemini II. Muito menos ainda sobre o "Tio", que aparece nos créditos junto com O'Seis. Curiosamente na época em que foi gravado este disco, 1967, Os Mutantes já adotavam oficialmente este nome há algum tempo (desde 15-10-1966, data de sua estréia como Os Mutantes no programa de TV de Ronnie Von, seu "padrinho", que assim os batizara).

Então, não se entende bem o porquê ainda aparecem como O'Seis nesta gravação. Outra curiosidade: todos os sites que falam sobre este disco, até mesmo o dos Mutantes como grupo, ou os de cada um deles, apontam como data de sua gravação o ano de 1966. E não há como ser desse ano por 3 razões:

1 - Segundo o site americano Angelfire , que em uma de suas páginas apresenta a discografia oficial completa do The Young Rascalls (criadores de Groovin') em ordem cronológica de datas, a música Groovin' foi originalmente gravada em 27-03-1967, e lançada em disco compacto simples em 10-04-1967.  Nesse caso, não haveria como Lindo ser de 1966, pois Groovin', o original em que foi baseada, só seria gravada e lançada por seus criadores no ano seguinte.

2 - Há outro site americano, Brazilian Record Labels, que (entre outras gravadoras brasileiras) relaciona, desde 1958, todos os discos da gravadora Continental, (pela qual foi gravado o compacto do Gemini II), que indica claramente a gravação em 1967.

3 - Por sua vez, a música Tchau Mug (lado B do compacto) em seu nome e letra, refere-se ao Mug, um boneco de pano preto, parecido com um gorila desajeitado, criado no final de 1966, e que por alguns meses virou uma febre no Brasil todo, como um "amuleto da sorte". Em 1967, época em que saiu o compacto, a moda do boneco já estava acabando, por isso o nome (e a letra) da música, Tchau Mug, "despedindo-se" do bicho. Independentemente dos "mistérios" e das polêmicas.


25 de maio, Chico Buarque de Hollanda grava um compacto com dois dos maiores clássicos, seus e da história da música popular brasileira: Quem te viu, quem te vê e Com açúcar, com afeto.

07 de junho, Serguei, que, com o tempo tornar-se-ia uma das maiores lendas do rock brasileiro, mais por sua postura contestatória e uma vida condizente a esta postura grava seu 2º disco, um compacto com Maria Antonieta sem bolinhos e Rock do pai.


03 de julho, Os Incríveis gravam um compacto simples com o maior sucesso de sua carreira, um dos maiores clássicos da música jovem brasileira dos anos 60, Era um garoto que como eu amava os Beatles e os Rolling Stones, versão do hit mundial italiano C'era un ragazzo che come me amava I Beatles e I Rolling Stones, de 1966, de Gianni Morandi. Em 1990 os Engenheiros do Havaí fariam uma regravação da versão brasileira d'Os Incríveis, repetindo (e até ampliando) o sucesso no Brasil, tanto que nos dias de hoje esta é a versão mais conhecida, havendo muita gente que desconhece a d'Os Incríveis.

07 de agosto, Chico Buarque de Hollanda grava um compacto com um dos grandes clássicos, seus e da história da música popular brasileira: Roda Viva, classificada em 3º lugar no III Festival da Música Popular Brasileira da TV Record, nos meses de setembro e outubro. A música Roda Viva foi escrita para a peça de teatro de mesmo nome, do mesmo autor. A peça não tinha a ver com política, mas com a trajetória de um cantor massificado pelo esquema da televisão.

Em julho de 1968 a peça foi montada em São Paulo, quando o CCC (Comando de Caça aos Comunistas) invadiu o teatro, depredou o cenário e espancou os atores. Roda Viva, um grande marco naquele momento da história da música brasileira, viria a ser indicada pela edição brasileira da revista Rolling Stone como a 26ª Música Brasileira Mais Importante de Todos Os Tempos, além de ser naquele ano um grande sucesso, alcançando o 45º lugar das paradas brasileiras.

02 de setembro, Vanusa grava seu 1º disco, um compacto simples com Pra nunca mais chorar seu 1º grande sucesso, um dos maiores clássicos da música jovem brasileira dos anos 60.


02 de setembro, Jair Rodrigues, nessa época com grande sucesso em todo o Brasil com o programa O Fino da Bossa, da TV Record, que dividia com Elis Regina, inicia as gravações de um compacto que traz Triste Madrugada, um dos maiores clássicos da história do samba.

20 de outubro, Caetano Veloso, após haver participado do 3º Festival da Música Popular Brasileira da TV Record, onde ficaria em 4º lugar, grava um compacto simples com “Alegria, Alegria” um de seus primeiros sucessos, 30º lugar nas paradas brasileiras nesse ano. A música, que apresentou o Tropicalismo para o Brasil, é tão antológica que viria a ser indicada pela edição brasileira da revista Rolling Stone, como a 10ª Música Brasileira Mais Importante de Todos Os Tempos.

22 de outubro, Gilberto Gil após haver participado, acompanhado pelos Mutantes, do 3º Festival da Música Popular Brasileira da TV Record, onde ficaria em 2º lugar, grava um compacto simples com Domingo no parque, um de seus primeiros sucessos, 35º lugar nas paradas brasileiras desse ano.

Juntamente com Alegria, Alegria, de Caetano, seria uma das músicas que apresentaria o Tropicalismo ao Brasil, um verdadeiro divisor de águas na música brasileira, a ponto de vir a ser indicada pela edição brasileira da revista Rolling Stone, como a 11ª música brasileira mais importante de todos os tempos.

05 de novembro, Roberto Carlos grava seu 7º Álbum (LP), Em Ritmo de Aventura. O disco traz alguns de seus maiores sucessos, clássicos da música jovem brasileira dos anos 60, como Eu sou terrível, como é grande o meu amor por você, por isso corro demais e de que vale tudo isso. O álbum foi eleito pela edição brasileira da revista Rolling Stone como o 24º Disco Brasileiro Mais Importante de Todos os Tempos.

02 de dezembro, Raul Seixas grava o 1º disco oficial de sua carreira, o álbum (LP) Raulzito e Os Panteras. O disco foi um tremendo fracasso de vendas, fazendo com que o grupo passasse alguns meses como banda de apoio de Jerry Adriani (que o havia trazido da Bahia e apoiaria na gravação do disco), e depois se desfizesse, voltando para a Bahia em 1969.


1968


05 de janeiro, Fabio (Juan Senón Rolón), cantor e compositor paraguaio, radicado desde 1966 no Rio de Janeiro, amigo e parceiro de Tim Maia em vários sucessos, grava seu 1º disco, um compacto simples com uma das músicas mais polêmicas (pelo título e pela letra) da história da música jovem dos anos 60, LSD, Lindo Sonho Delirante.

08 de janeiro, Caetano Veloso inicia as gravações de seu 1º disco (LP) individual (o anterior, lançado em julho de 1967, que seria o 1º, foi dividido com Gal Costa, 50% de cada um). O disco traz alguns de seus primeiros grandes clássicos, como: Alegria, Alegria, Tropicália, Soy loco por ti, América, no dia que eu me vim embora e Superbacana. O disco é tão fundamental que seria indicado pela edição brasileira da revista Rolling Stone como o 37º Disco Brasileiro Mais Importante de Todos Os Tempos.

07 de março, Os Mutantes iniciam as gravações de seu 1º LP, que traz apenas uma foto e seu nome na capa. O disco é tão influente, inovador, e fundamental, que seria indicado pela edição brasileira da revista Rolling Strone, como o 9º Disco Brasileiro Mais Importante de Todos Os Tempos.

03 de maio, iniciam-se as gravações do disco Tropicália ou Panis et Circencis, com participações de Caetano Veloso, Gilberto Gil, Os Mutantes, Gal Costa, Tom Zé, Capinan, Torquato Neto, Nara Leão e arranjos do maestro Rogério Duprat. O disco é tão inovador, revolucionário e influente, que foi indicado pela edição brasileira da revista Rolling Stone, como O 2º Disco Brasileiro Mais Importante de Todos Os Tempos.

Suely Chagas, é uma cantora paulista, amiga de escola e parceira de Rita Lee (entre 1963 e 1966) nos grupos pré-Mutantes, The Teenage Singers, Túlio Trio, Six Sided Rockers e O 'Seis. Nessa época Suely recém voltara dos Estados Unidos, onde fora estudar em 1966. Juntamente com Rafael Villardi, que também pertencera ao O' Seis, além de Lany Gordin, forma um grupo chamado Suely e Os Kantikus, grava aquele que seria o único disco do grupo, um compacto com as músicas Que bacana (1º lugar no I Festival Universitário de Música Popular brasileira da TV Tupi) e Esperanto.


15 de maio, Wilson Simonal grava um compacto com Sá Marina, um dos maiores clássicos dele e da história da música jovem brasileira dos anos 60, que introduziria um novo gênero, a Pilantragem, mistura de samba e soul. A música faria um enorme sucesso, encerrando o ano em 4º lugar nas paradas de sucesso de todo o Brasil. Sá Marina é tão original e antológica que viria a ser indicada pela edição brasileira da revista Rolling Stone como a 88ª Música Brasileira Mais Importante de Todos Os Tempos.

02 de junho, Paulo Sérgio, cantor capixaba, (como Roberto Carlos), que devido à sua voz e estilo muito semelhantes ao conterrâneo, seria por muitos considerado como imitador de Roberto Carlos (inclusive pelo próprio Roberto, que intitularia de "O Inimitável" o disco que lançaria no final deste ano), grava um compacto que traz seu primeiro e maior sucesso A última canção. O sucesso foi tão grande, que o disco venderia 60 mil cópias apenas nas 3 primeiras semanas de lançamento, tornando o cantor um dos maiores fenômenos de venda na época. Paulo Sérgio teria uma carreira e vida extremamente curta, falecendo em 1980, de um AVC, com apenas 36 anos.

02 de julho, Martinha, cantora mineira de grande sucesso na Jovem Guarda (apelidada de "Queijinho de Minas" por Roberto Carlos), grava um compacto com o maior sucesso de sua carreira, um dos maiores clássicos da música jovem dos anos 60, Eu daria a minha vida.


02 de setembro, Os Incríveis gravam um compacto com um de seus maiores sucessos, um dos maiores clássicos da música jovem dos anos 60, a instrumental O Milionário. (lançada originalmente em seu álbum de 1965).

05 de setembro, Martinho da Vila (Martinho José Ferreira), cantor e compositor carioca, um dos mais conhecidos e respeitados no Brasil e em todo o mundo, grava seus 1º disco, três compactos simples, que já trazem alguns de seus maiores sucessos, clássicos da MPB de todos os tempos: O pequeno burguês, Casa de bamba e Pra que dinheiro. As três estariam em seu 1º Álbum (homônimo), que seria lançado no ano seguinte, 1969.

05 de outubro, Geraldo Vandré grava um compacto com seu maior sucesso, uma das músicas mais polêmicas e censuradas da história da MPB: Pra não dizer que não falei das flores, também conhecida como "Caminhando". A música foi apresentada no mês anterior (setembro), no III Festival Internacional da Canção da TV Globo, ficando em 2º lugar, (a ganhadora foi Sabiá, de Tom Jobim e Chico Buarque, esta, extremamente vaiada pelo público, que fez da canção de Vandré o "hino" da geração revolucionária).

A música foi logo em seguida proibida pela censura, os discos recolhidos das lojas e Vandré preso, barbaramente torturado, acabando por exilar-se no Chile. A liberação da música só se daria 11 anos depois, em 1979, com o início da abertura política no Brasil, sendo regravada ao vivo por Simone em um show no Canecão, com um sucesso estrondoso. Aliás, a versão de Simone é a mais conhecida hoje em dia, pelo público em geral. A música é tão marcante na história da MPB, que foi considerada pela edição brasileira da revista Rolling Stone, como a 28ª Música Brasileira Mais Importante de Todos Os Tempos.


08 de outubro, logo após ficar (no mês anterior, em setembro) em 3º lugar no III Festival Internacional da Canção da TV Globo, Beth Carvalho, acompanhada dos Golden Boys, grava um compacto com a música classificada, Andança, seu 1º sucesso e um dos maiores clássicos da história da música brasileira. A música viria a ter mais de 300 regravações ao longo dos anos.

12 de outubro, Tim Maia grava seu 1º disco, um compacto com Meu País e Sentimento, que na época passaria praticamente despercebido.


25 de outubro, Gal Costa lança um compacto que traz Baby, um dos maiores clássicos dela, e um dos marcos da "geração hippie" brasileira. A música, gravada em maio com a participação de Caetano Veloso (seu autor, que a havia oferecido inicialmente à irmã, Maria Bethânia), foi lançada originalmente no LP coletivo "Tropicalia Panis Et Circenses", e relançada em outubro como prévia para o 1o. LP solo de Gal, que estava sendo gravado naquele momento, mas só seria lançado em 1969.

A música é tão antológica e marcante que viria a ser indicada pela edição brasileira da revista Rolling Stone como a 30ª Música Brasileira Mais Importante de Todos Os Tempos. O disco seria um enorme sucesso, com mais de 100 mil cópias vendidas em pouco tempo, e a música encerraria o ano em 3º lugar nas paradas de sucesso de todo o Brasil.


03 de novembro, Caetano Veloso e Os Mutantes lançam um compacto simples, gravado no mês anterior na Boate Sucata (RJ), onde faziam uma temporada extremamente polêmica de shows, um verdadeiro "happening". O compacto tornar-se-ia um dos maiores clássicos da Tropicália.

03 de novembro, Roberto Carlos, logo após o término do programa Jovem Guarda, na TV Record, grava seu 8º Álbum (LP), O Inimitável (o título refere-se ao cantor Paulo Sérgio, de grande sucesso na época, que, por ter a voz e estilo muito parecidos com Roberto, foi considerado seu imitador. O disco traz alguns de seus maiores sucessos, clássicos da música jovem brasileira dos anos 60, como E não vou mais deixar você tão só, Ninguém vai tirar você de mim, Se você pensa, É meu, é meu, é meu, Eu te amo, te amo, te amo, As canções que você fez pra mim, e Ciúme de você. O disco é tão antológico que viria a ser indicado pela edição brasileira da revista Rolling Stone como o 82º Disco Brasileiro Mais Importante de Todos Os Tempos.

04 de novembro, Beto Rockefeller, novela da extinta TV Tupi de São Paulo, estréia às 20 hrs. Um dos maiores marcos da história da teledramaturgia brasileira (pode-se dizer até mesmo mundial), Beto Rockfeller, além da imprensa especializada, ficou registrada também nos principais órgãos de imprensa como a novela que renovou o gênero ao introduzir gravações externas, diálogos coloquiais, um protagonista anti-herói, em um drama contemporâneo. A novela é também reconhecida como a primeira a lançar mão do merchandising e como precursora das novelas das oito horas da noite.

Outra grande inovação trazida pela novela foi sua trilha sonora. Até então as novelas utilizavam apenas temas sinfônicos e eruditos. Beto Rockfeller foi a pioneira em introduzir músicas pop. Dos 13 temas, apenas 2 eram nacionais, Sentado à beira do caminho (Erasmo Carlos) e I'm gonna get married, que, embora cantada em inglês, a versão na novela é do grupo paulistano Sunday, um dos pioneiros da turma dos Hits Brasil, segmento em que, a partir dessa época, e até quase o final dos anos 70, muitos cantores e grupos brasileiros passariam a gravar em inglês com pseudônimos a pedido de suas gravadoras, para lançamento. principalmente, nas trilhas sonoras de novelas.

O original de I'm gonna get married, lançado em compacto em 05/07/1969, é do cantor americano Lou Cristie. A versão feita pelo Sunday, foi gravada (e introduzida em seguida na trilha sonora) já no 2º semestre de 1969, próximo, portanto, do final da novela. Curiosamente, apesar desta inovação em trilha sonora, na época não foi lançado nenhum disco com a mesma, pois a prática de lançar discos das trilhas sonoras das novelas só teria início no ano seguinte, 1969. com a novela Véu de noiva, da Rede Globo de Televisão. A trilha sonora original de Beto Rockfeller só seria lançada bem depois, já em formato CD.


05 de novembro, Evinha, recém-saída do Trio Esperança (e ainda usando o nome Eva), grava um compacto com o 1º sucesso de sua carreira solo, um dos maiores clássicos da música jovem brasileira dos anos 60, Casaco Marrom.

20 de dezembro, Tom Zé, após ter ficado em 1º lugar no IV Festival da Música Popular Brasileira da TV Record, grava um compacto com a música classificada, São Paulo, um dos maiores clássicos da música brasileira dos anos 60.


20 de dezembro, Os Mutantes, após terem ficado em 4º lugar no IV Festival da Música Popular Brasileira da TV Record, (onde se apresentaram vestidos com roupas de plástico transparente, e tendo Gilberto Gil na sanfona) gravam um compacto com a música classificada, 2001, (de Rita Lee e Tom Zé) no lado A, e Dom Quixote, (1ª composição da dupla Rita Lee-Arnaldo Baptista) que também ficara entre as finalistas deste mesmo Festival, do lado B, dois dos maiores clássicos do rock brasileiro dos anos 60, a ponto de uma delas, 2001, vir a ser indicada pela edição brasileira da revista Rolling Stone como a 90º Música Brasileira Mais Importante de Todos Os Tempos.

1969


01 de março, O Terço grava seu disco de estréia, um compacto contendo Velhas histórias, e um dos maiores clássicos da história do grupo, Tributo ao sorriso. Na história do grupo, que originou-se no Rio de Janeiro em 1968 (mas radicara-se nos anos 70 em São Paulo, de onde "explodiria" para o Brasil e o mundo), estão três bandas - Joint Stock Co., Hot Dog e Os Libertos, por onde iniciaram o guitarrista (na época baixista) Sérgio Hinds, os baixistas César de Mercês e Sérgio Magrão, o guitarrista Jorge Amiden e o baterista Vinícius Cantuária, agitando as domingueiras cariocas.

A banda ainda se chamaria Santíssima Trindade, mudando definitivamente para O Terço (pois era um trio) pouco antes da gravação desse 1º compacto. Neste disco de estréia e no 1º LP, a formação seria Sérgio Hinds, Jorge Amiden e Vinicius Cantuária. Cesar de Mercês e Sérgio Magrão viriam a participar em outras fases.

02 de março, Jair Rodrigues inicia as gravações de Jair de Todos Os Sambas, o 6º LP de sua carreira (sem contar os 3 da trilogia Dois na Bossa, gravados com Elis Regina entre 1965 e 1967), que traz alguns dos maiores clássicos seus e da história do samba, como Bahia de todos os deuses (samba-enredo do Salgueiro daquele ano), Casa de bamba, Pra que dinheiro (ambas de Martinho da Vila, então em início de carreira), O conde e Leva meu samba.

02 de março de 1969, Fábio (Juan Senon Rolón), cantor paraguaio radicado no Brasil desde 1966, grande amigo de Tim Maia, grava um compacto com seu maior sucesso, um dos grandes clássicos da música jovem brasileira do final dos anos 60, início dos 70, Stella.

20 de março, Martinho da Vila, que surgira para o público dois anos antes (1967), participando do III Festival da TV Record e com o lançamento no ano anterior (1968), durante a IV edição do mesmo Festival, de um dos maiores clássicos seus e da história do samba, Casa de bamba; entra nesse dia nos estúdios da gravadora RCA Victor para a gravação de seu 1º LP, homônimo. O disco, que estouraria imediatamente nas paradas de sucesso de todo o Brasil, traz, além de Casa de Bamba, outros clássicos eternos de Martinho e da história da música brasileira, como O pequeno burguês, quem é do mar não enjoa e para que dinheiro.


03 de abril, Gilberto Gil, prestes a partir para o exílio em Londres, grava Aquele abraço, um dos maiores clássicos da história da música brasileira, 2º lugar nas paradas de sucesso de todo o Brasil naquele ano.

05 de abril de 1969, Taiguara grava um compacto com Hoje, um de seus maiores sucessos, um dos grandes clássicos da história da música brasileira, 3º lugar nas paradas de sucesso de todo o Brasil naquele ano.

20 de abril, Erasmo Carlos grava Sentado à beira do caminho, parceria sua com Roberto Carlos, música que seria o maior sucesso de sua carreira, um dos maiores clássicos da história da música jovem brasileira dos anos 60, início dos 70, Sentado à beira do caminho é tão antológica, que viria a ser apontada pela edição brasileira da revista Rolling Stone como a 74ª Música Brasileira Mais Importante de Todos Os Tempos.

21 de abril, Jorge Ben inicia as gravações de seu 6º Álbum (LP), que traz apenas seu nome e uma caricatura sua na capa. O disco apresenta alguns dos maiores sucessos de sua carreira, clássicos da história da música jovem brasileira. como País Tropical, Cadê Teresa, Take it easy, my brother Charles, Bebete, vão bora, Que Pena e Charles, Anjo 45.


21 de abril, Eduardo Araújo, em uma grande guinada em relação ao estilo jovem guarda com o qual havia se consagrado, entra nos estúdios da Odeon para a gravação de seu 3º LP, A onda é Boogaloo, onde, influenciado por Tim Maia (coprodutor do disco) com quem fizera uma grande amizade, o ritmo predominante é o Soul, a black music americana.

Com esse disco, Eduardo Araújo torna-se um dos precursores do soul brasileiro, antes mesmo do próprio Tim Maia, que na época ainda não fizera sucesso. Aliás, um dos maiores clássicos de Tim, Você, surge primeiro nesse disco de Eduardo Araújo. Tim só a gravaria em seu 2º LP, dois anos depois, em 1971.

02 de junho, Jorge Ben e Toquinho gravam um compacto com um dos maiores clássicos da história da música brasileira, Que Maravilha.

05 de junho, Tim Maia grava seu 2º disco, um compacto com These are the songs ,que seria regravada por Elis Regina em seu disco de 1970. Embora já tivesse uma repercussão um pouco maior, ainda não seria o 1º sucesso de Tim.

22 de julho, Wilson Simonal grava um compacto com seu maior sucesso, País Tropical, um dos maiores clássicos da história da música popular brasileira, 5º lugar nas paradas de sucesso brasileiras daquele ano. A música, seria regravada pouco depois, em outubro, por seu legítimo compositor, Jorge Ben, tornando-se em um sucesso ainda maior, e na versão que se eternizaria na mente dos que a conhecem.



23 de julho de 1969, Os Incríveis gravam um compacto com um dos maiores clássicos da música jovem brasileira dos anos 60, início dos 70: O Vagabundo, versão do sucesso italiano Giramondo do cantor Nicola di Bari.

02 de agosto, Liverpool, banda de rock gaúcha que iniciara a carreira em 1965, e que se converteria em Bixo da Seda, uma das maiores lendas do rock brasileiro dos anos 70, grava seu 1º (e único) álbum (LP), Por Favor, Sucesso, um dos maiores clássicos do psicodelismo brasileiro.

01 de outubro, Evinha grava um compacto com o 2º sucesso de sua carreira solo, um dos maiores clássicos da música jovem brasileira do final dos anos 60, início dos 70: Cantiga por Luciana. 1º lugar no IV FIC (Festival Internacional da Canção) da TV Globo.

01 de outubro, Os Mutantes iniciam as gravações de seu 3º Álbum (LP), A Divina Comédia Ou Ando Meio Desligado, já tendo Dinho Leme como baterista oficial (ele inclusive aparece na foto da contracapa) e com Liminha na guitarra, que seria oficializado como Mutante pouco depois. O disco traz alguns dos maiores clássicos da história do rock brasileiro, como "Ando meio desligado" e "Hey Boy", e é tão antológico que em 2007 seria indicado pela edição brasileira da revista Rolling Stone como o 22º Disco Brasileiro Mais Importante de Todos Os Tempos.

25 de outubro, Evinha grava um compacto com o 3º sucesso de sua carreira solo, um dos maiores clássicos da música brasileira deste final de década, Teletema. A música faria parte da trilha sonora da novela Véu de Noiva, de Janete Clair, apresentada pela TV Globo às 20 hrs., entre 10 de novembro de 1969 e 27 de junho de 1970.


03 de novembro, Elis Regina grava um compacto com Madalena , música de Ivan Lins, que seria o 1º sucesso da carreira dele como compositor, um dos maiores sucessos de Elis, além de um dos maiores clássicos da música brasileira desse final dos anos 60, início dos 70.

05 de dezembro, Os Novos Bahianos, que haviam iniciado a carreira poucos meses antes, em agosto, com um show de estréia no Teatro Vila Velha, em Salvador, após participarem em novembro do V Festival de Música Popular Brasileira da TV Record, gravam seu 1º disco, um compacto que contém a música inscrita (mas, desclassificada), De Vera, de um lado, e do outro, Colégio de Aplicação.

Nesse início os Novos Bahianos eram um quarteto, formado por Galvão, Baby Consuelo, Moraes Moreira e Paulinho Boca de Cantor, dos quais apenas dois, Moraes e Baby, além de cantar tocavam algum instrumento, o violão. Por isso, desde o primeiro momento, em julho, chamaram como banda de apoio Os Leifs, grupo formado em 1966 com o nome Os Minos, (com o qual gravaram 2 compactos) por Dadi (baixo), Baixinho (percussão, bateria), Pepeu Gomes (guitarras) e Jorginho Gomes (bateria).

Os Minos chegarm a tocar no programa "O Bom" de Eduardo Araújo, na TV Excelsior em São Paulo. Posteriormente, em 1975, quando Moraes Moreira partiu para a carreira solo, Os Leifs, agora com o nome A Cor do Som, (sem Pepeu Gomes, que continuaria com Os Novos Bahianos) seguiram com ele. A partir de 1977 A Cor do Som seguiria sua própria carreira com o lançamento de seu primeiro disco (homônimo), porém tendo apenas Dadi Carvalho da formação original dos Leifs.


20 de novembro, Roberto Carlos inicia as gravações de seu 9º Álbum (LP), disco que marca o início de sua inclinação por temas mais românticos e maduros, trazendo alguns dos maiores clássicos de sua carreira, como As flores do jardim da nossa casa, Aceito seu coração, Quero ter você perto de mim, Diamante cor de rosa (instrumental, tema do filme de mesmo nome), As curvas da estrada de Santos e Sua estupidez.

10 de dezembro, Erasmo Carlos inicia as gravações de Erasmo Carlos e Os Tremendões, seu 7º Álbum (LP), que traz alguns de seus maiores sucessos, clássicos da música brasileira nesse final de década, como Teletema (também gravado na mesma época, com ainda maior sucesso, por Evinha), Sentado à beira do caminho, Coqueiro Verde e Vou ficar nu pra chamar sua atenção.

Em 15 de dezembro de 1969, Tim Maia inicia as gravações de seu 1º Álbum (LP) um enorme sucesso, que permaneceria por 24 semanas em 1º lugar de vendagens no Rio de Janeiro. O disco traz alguns dos maiores clássicos da história da música brasileira, como Coronel Antônio Bento, Eu amo você, Primavera (Vai Chuva) e Azul da cor do mar, as duas últimas tão antológicas que seriam indicadas pela edição brasileira da revista Rolling Stone, respectivamente, como a 37ª (Primavera) e 44ª (Azul da cor do mar) Músicas Brasileiras Mais Importantes de Todos Os Tempos. O disco todo é tão fundamental, que a mesma revista o indicaria como o 25º Disco Brasileiro Mais Importante de Todos Os Tempos.


20 de dezembro, Paulinho da Viola, logo após ganhar o 1º lugar no V (e último) Festival de Música Popular Brasileira da TV Record, grava um compacto que traz dois dos maiores clássicos, seus e da história da música brasileira, a canção vencedora, Sinal Fechado e Foi um rio que passou em minha vida, esta, o maior sucesso de sua carreira, que anos depois seria indicado pela TV Globo como uma das 30 músicas brasileiras mais importantes da história. Já a edição brasileira da revista Rolling Stone indica Sinal Fechado como a 18ª Música Brasileira Mais Importante de Todos Os Tempos. e Foi um rio....como a 75ª na mesma categoria.


20 de dezembro, Milton Nascimento grava um compacto com seu 2º grande sucesso, um dos maiores clássicos da história da música brasileira, Para Lennon & McCartney, parceria dos irmãos Borges (Lô e Marcio) e Fernando Brant.


21 de dezembro, O Terço (ainda usando a grafia "Têrço"), grava seu 1º Álbum (LP), homônimo, com um rock anos 50, 60, com leves tintas progressivas, e também músicas em inglês. O Terço é uma banda carioca, mas, depois se fixaria em São Paulo.

O grupo havia começado a tocar em 1968, e tornar-se-ia um dos mais importantes e influentes grupos de rock brasileiro da década de 70.

Nessa época eles recém haviam adotado este nome, que revoltou alguns católicos fanáticos ao posarem de jeans, camisetas e descalços diante de uma igreja para a foto da capa do disco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou do Blog? Comente aqui!