segunda-feira, 25 de março de 2019

ICONES DOS ANOS 80 - MICHEL JACKSON, MADONNA E MENUDOS

Michael Jackson



Michael Joseph Jackson (Gary, 29 de agosto de 1958 - Los Angeles, 25 de junho de 2009) foi um famoso cantor, compositor, dançarino, produtor, empresário, arranjador vocal, filantropo, pacifista e ativista estadunidense.

Segundo a revista Rolling Stone, faturou em vida cerca de sete bilhões de dólares, fazendo dele o artista mais rico de toda a história, e um ano após sua morte faturou cerca de um bilhão de dólares.

Começou a cantar e a dançar aos cinco anos de idade, iniciando-se na carreira profissional aos onze anos como vocalista dos Jackson 5; começou logo depois uma carreira solo em 1971, permanecendo como membro do grupo.

Reconhecido nos anos seguintes como Rei do Pop (King Of Pop), cinco de seus álbuns de estúdio se tornaram os mais vendidos mundialmente de todos os tempos: Off the Wall (1979), Thriller (1982), Bad (1987), Dangerous (1991) e History (1995).


Lançou-se em carreira solo no início da década de 1970, ainda pela Motown, gravadora responsável pelo sucesso do grupo formado por ele e os irmãos. Em idade adulta, gravou o álbum mais vendido e popular da história, Thriller. Jackson é frequentemente citado como "O maior ícone negro de todos os tempos", e com grande importância para a quebra de barreiras raciais, abrindo portas para a dominação da música negra na música popular, e pessoas como Oprah Winfrey e Barack Obama conseguirem o status que tem hoje em dia.

No início dos anos 1980, tornou-se uma figura dominante na música popular o primeiro cantor afro-americano a receber exibição constante na MTV. A popularidade de seus vídeos musicais transmitidos pela MTV, como "Beat It", "Billie Jean" e "Thriller" são creditados como a causa da transformação do videoclipe em forma de promoção musical e também de ter tornado o então novo canal famoso.



Vídeos como "Black or White", "Scream", "Earth Song", entre outros, mantiveram a alta rotatividade dos vídeos de Jackson durante a década de 1990. Foi o criador de um estilo totalmente novo de dança, utilizando especialmente os pés. Com suas performances no palco e clipes, Jackson popularizou uma série de complexas técnicas de dança, como o Robot, o "The Lean" (inclinação de 45º), o famoso "Moonwalk".

Seu estilo diferente e único de cantar e dançar, bem como a sonoridade de suas canções influenciaram uma série de artistas nos ramos do hip hop, pop, R&B e rock. Michael Jackson foi o maior artista de todos os tempos segundo o Guinness Book por ter vendido incríveis 1,5 bilhões de gravações em toda a sua carreira e se manter nos charts musicais desde 1969. Nos últimos anos, foi citado como "a pessoa mais famosa e conhecida do mundo".




Madonna



Madonna Louise Veronica Ciccone (Bay City, 16 de agosto de 1958), é uma cantora, compositora, atriz, dançarina e produtora musical norte-americana. Em 1977, mudou-se para Nova Iorque para tentar a carreira artística, ainda apenas na dança moderna.

Após ter feito parte dos grupos musicais Breakfast Club e Emmy, ela finalmente lançou seu álbum de estreia em 1983.

Em seguida, uma série de discos bem-sucedidos a trouxeram popularidade, quebrando as barreiras do conteúdo lírico da música popular tradicional e da imagem em seus videoclipes, que se tornaram constantemente exibidos na MTV.



Ao longo de sua carreira, várias de suas canções se tornaram bastante lembradas e executadas, dentre elas "Holiday", "Like a Virgin", "Material Girl", "Into The Groove", "Crazy For You", "Papa Don't Preach", "Open Your Heart", "La Isla Bonita", "Like a Prayer", "Express Yourself", "Vogue", "Take a Bow", "Frozen", "Music", "Hung Up", "4 Minutes" e "Celebration".

Madonna tem sido elogiada pela crítica por suas produções musicais diversificadas, que servem ao mesmo tempo como meio de chamar atenção para controvérsias religiosas e sexuais. Sua carreira foi reforçada por participações em filmes que começaram em 1979, apesar dos comentários mistos.

Ela ganhou aclamação da crítica e um Globo de Ouro de melhor atriz em comédia ou musical por seu papel em Evita, mas tem recebido duras críticas por outros papéis no cinema. Em relação às outras ocupações de Madonna, incluem trabalhar como designer de moda, escritora de livros infantis, diretora cinematográfica e empresaria, tendo nesta última um enorme destaque pela fundação da Maverick Records, em 1992. Em 2007, ela assinou um contrato de 120 milhões de dólares com a Live Nation.



Madonna já vendeu mais de 300 milhões de discos no mundo inteiro e é reconhecida como a Artista musical feminina mais bem-sucedida de todos os tempos pelo Guinness World Records. De acordo com a Recording Industry Association of America (RIAA), ela é a segunda artista feminina que mais vendeu álbuns nos Estados Unidos, atrás apenas de Barbra Streisand, com 64,5 milhões de discos comercializados.

Em 2008, ela foi introduzida ao Rock and Roll Hall of Fame, e ainda no mesmo ano, a revista Billboard numerou Madonna na segunda posição, atrás apenas dos Beatles, na lista de maiores artistas de todos os tempos na parada de singles estadunidense, a Billboard Hot 100, fazendo dela a artista solo mais bem-sucedida na história das paradas da Billboard.

A artista também é considerada uma das "25 mulheres mais poderosas do século passado" pela revista Time, por ser uma figura influente na música contemporânea. Além de deter o título de "Rainha do Pop", Madonna também é conhecida por estar constantemente reinventando sua música e imagem e por manter um nível de autonomia dentro da indústria fonográfica.

É a primeira artista pop feminina bilionária, com uma fortuna estimada em 1.5 bilhão de dólares. Em 2016, a revista Billboard elegeu-a com título de "Mulher do Ano”.




Menudos



Os Menudos, foi um grupo musical de Porto Rico, classificado por muitos como uma boy band latina, criado em 1977 pelo produtor Edgardo Díaz. Na década de 1980 passaram pelo grupo Xavier Serbiá, Miguel Cancel, René Farrait, Carlos Meléndez, Ricky Meléndez, Johnny Lozada, Charlie Massó, Ray Reyes, Roy Rosello, Robby Draco Rosa, Nefty Sallaberry, Ricky Martin e Sergio González, alcançando projeção nacional.

O primeiro país da América Latina em que ficaram famosos foi na Venezuela, posteriormente ficaram famosos também em outros países latino-americanos como México, Argentina, Colômbia, Chile, Uruguai e Brasil.

O grupo Menudo foi um fenômeno na América Latina quando de seu boom, angariando milhares de fãs em um fenômeno que pode ser comparado à beatlemania no mundo. O Menudo na década de 1980 era um dos grupos musicais de maior visibilidade nos meios decomunicação rendendo frequentes aparições em programas televisivos, rádios, revistas jornais, tendo a imprensa se voltado para o então fenômeno artístico.


Na época os shows costumavam reunir grande público, de modo que apenas estádios de futebol poderiam comportar o número de pagantes. Além da venda de shows e discos, produtos como camisetas, bottons, álbuns, pôsteres, dentre outros, garantiam a receita da banda.

Quando atingiu seu apogeu na América Latina o Menudo era formado pelos então adolescentes Robby Rosa, Charlie Massó, Roy Rosselo, Ray Reyes e Ricky Meléndez, último membro este que fora substituído por Ricky Martin poucos meses depois.

Uma das principais características do grupo era a frequente troca dos componentes, que na maioria das vezes eram substituídos ao completarem 16 anos.

Tal prática teria contribuído para a queda da popularidade do grupo, já que fãs, em sua maioria adolescentes, demonstravam certo aborrecimento com as trocas sucessivas.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou do Blog? Comente aqui!