segunda-feira, 18 de março de 2019

A EVOLUÇÃO DA MÚSICA NO MUNDO DE 1970 Á 1980

1970


Em 03 de janeiro de 1970, Paulo Diniz grava um compacto com seu maior sucesso, um dos maiores clássicos da música brasileira desse início de década, Quero voltar pra Bahia, cujos versos prestam homenagem a Caetano Veloso, então exilado em Londres.

Em 02 de fevereiro de 1970, Os Novos Bahianos gravam seu 2º disco, um compacto com Volta que o mundo dá, ainda com uma pegada bem rockeira, anterior à mistura rock-samba-bossa nova que se tornaria sua marca registrada, após o encontro que teriam com João Gilberto pouco depois.

Em 25 de fevereiro de 1970, Gal Costa grava um compacto com um de seus primeiros sucessos, um dos maiores clássicos da história da música brasileira, London, London, canção composta por Caetano Veloso, então exilado em Londres, e enviada por ele para que Gal a gravasse.

Em 01 de março de 1970, Os Goldens Boys gravam dois compactos com dois sucessos de sua carreira, clássicos da música jovem desse início de década. O primeiro traz O Cabeção e o 2º, Fumacê, música que causaria uma enorme polêmica por aludir veladamente ao uso da maconha.

Em 02 de junho de 1970, Dom e Ravel (Eustáquio e Eduardo Gomes de Farias), dupla de irmãos cearenses e criados em S. Paulo, aproveitando o sucesso da seleção brasileira na copa, compõem Eu te amo, meu Brasil, uma das músicas de maior sucesso no Brasil em toda a década, mas, que os transformaria em ”arautos da ditadura”, pois enalteciam o Brasil no auge dos “anos de chumbo”. Os Incríveis é quem fazem a 1ª gravação da música (a versão de Dom e Ravel sairia pouco tempo depois) e, por isso, assim como a dupla de compositores, passam a ser execrados pela intelectualidade brasileira, o que, pouco depois, determinaria o fim do grupo.


Em 03 de junho de 1970, ToquinhoVinicius de Moraes e Maria Creuza, embarcam no navio Eugenio C rumo a Buenos Aires, onde fariam uma série de shows na Boate La Fusa, sendo aí o início da parceria Toquinho e Vinicius, que duraria 10 anos (até a morte de Vinícius em 09 de julho de 1980), teria 120 canções, inúmeros sucessos, 25 discos e mais de 1.000 espetáculos. O 1º show, em 07 de junho seria gravado, resultando no 1º LP da dupla, um dos maiores clássicos da música brasileira em todos os tempos: Vinicius de Moraes - En La Fusa con Maria Creuza y Toquinho.

Em 02 de julho de 1970, Rita Lee grava seu 1º disco solo, o LP Build Up. Estimulada por André Midani, então presidente da gravadora Phillips, Rita - que vinha fazendo diversos shows de moda, desfiles e happenings - acabou entrando em estúdio em São Paulo com seu então marido e parceiro de banda, Arnaldo Baptista na direção musical, Manoel Barenbein na produção e Rogerio Duprat fazendo os arranjos. Os Mutantes só não estiveram inteiramente presentes neste primeiro álbum solo de Rita Lee pois o guitarrista Sérgio Dias recusou-se a participar, pois discordava de que algum membro do grupo tivesse projetos paralelos. Lanny Gordin o substituiu e acabou fazendo os belos solos. O disco traria o 1º sucesso solo de Rita Lee, José, versão (feita por Nara Leão, que então morava na França) da música Joseph, do francês Georges Moustaki.


Em 30 de julho de 1970, Chico Buarque, que recentemente havia voltado do exílio na Itália, percebendo o agravamento da situação política brasileira, ainda mais com o auto enaltecimento promovido pela ditadura depois da recente vitória do Brasil na Copa do Mundo, grava um compacto com Apesar de você, um de seus maiores sucessos e um dos maiores clássicos da história da música brasileira dos anos 70.

A letra da música, disfarçam ente, através de uma suposta briga de namorados, mostra seu desapontamento na volta ao país e sua crítica à ditadura militar. Apesar de você é tão antológica e importante para a música brasileira, que a edição brasileira da revista Rolling Stone a indica como a 58ª Música Brasileira Mais Importante de Todos Os Tempos.

Em 25 de outubro de 1970, Toni Tornado, acompanhado pelo Trio Ternura, logo após ganhar o 1º lugar no V Festival Internacional da Canção, da TV Globo, grava um compacto com B.R.3, a canção vencedora, seu maior sucesso, uma das precursoras da soul music brasileira, um dos maiores clássicos da música brasileira desse início de década, BR3 é tão antológica e influente, que viria a ser indicada pela edição brasileira da revista Rolling Stone como a 65ª Música Brasileira Mais Importante de Todos Os Tempos.

Em 05 de novembro de 1970, Leno, é um cantor e compositor potiguar, mais conhecido pela dupla Leno e Lilian, de enorme sucesso na Jovem Guarda. Com o fim da dupla em 1967 (no auge do sucesso), Leno passou a compor para muitos artistas e gravaria dois LPs solo de grande sucesso, na mesma linha de forte apelo popular que tinha na dupla com Lilian.

Porém, em 1970, fazendo amizade com Raul Seixas, na época produtor de sua gravadora (CBS), e muito por influência e colaboração deste, Leno partiria para novos rumos musicais, com uma verdadeira e enorme reviravolta em sua carreira, gravando seu 3º LP solo, Vida e Obra de Johnny McCartney, um disco totalmente fora do padrão de sua carreira, e do que se fazia na época no Brasil em termos comerciais.

Leno praticamente dividiu o disco com Raul Seixas, pois este parilha a mesa de som, toca violão e guitarra, faz backing vocals, e compõe, em parceria, as canções mais fortes. Os músicos selecionados para as gravações estão entre os melhores da época, como Renato Barros e Paulo Cezar Barros (do grupo Renato e Seus Blue Caps), os Golden Boys, o Trio Ternura e a primeira formação do grupo A Bolha (até então conhecido como The Bubbles). Vida e Obra de Johnny McCartney foi o primeiro disco gravado em 8 canais no Brasil, um avanço considerável para a época e sua sonoridade. 

Tão inovador, com canções ácidas e bastante politizadas, em plena ditadura militar, o disco teve cinco de suas doze músicas censuradas, o que acabou fazendo o projeto ser cancelado e arquivado pela gravadora (CBS). Somente em 1995, 25 anos depois, seria descoberto pelo jornalista Marcelo Fróes, remixado a partir das fitas originais e relançado (em CD), pelo selo independente do próprio Leno. 

Apesar de lançado tardiamente, Vida e Obra de Johnny McCartney é apontado por todos que o conhecem como um dos mais antológicos discos da história do Rock brasileiro.


Em 25 de novembro de 1970, Roberto Carlos inicia as gravações de seu 10º Álbum (LP). O primeiro álbum da década de 70 traz muitas mudanças no repertório de Roberto, como sua 1ª música de cunho religioso, o enorme sucesso Jesus Cristo. Há também uma homenagem à sua cidade natal (Meu pequeno Cachoeiro), além dos grandes clássicos “Para você (de Silvio César) e "120, 150, 200 km. por hora".

Em 20 de dezembro de 1970, Vinicius de Moraes e Toquinho gravam Como Dizia o Poeta. Música Nova, o 1º Álbum (LP) de estúdio da dupla, no qual os dois cantam acompanhados por Maria Medalha.

Em 20 de dezembro de 1970, Marcos Valle, músico carioca de grande sucesso nos Estados Unidos, grava um compacto com um samba de letra bastante provocadora, Com mais de 30, em que, fiel à revolução jovem da época, prega "...não confie em ninguém com mais de 30 anos".

1971



Em 07 de janeiro, Martinho da Vila lança um compacto com dois dos maiores clássicos de sua carreira e da história do samba: o 1º Segure tudo, constaria de seu 3º LP, Memórias de um sargento de milícias, cujas gravações Martinho estava iniciando nesses dias: o 2º Samba da cabrocha bamba, é de seu 2º LP, Meu laiaraiá, lançado no ano anterior (1970). As duas músicas foram das mais tocadas nas rádios brasileiras nesse início de década de 70 e tocam até hoje nas compilações dos melhores sambas da história.

Em 10 de janeiro, Chico Buarque de Hollanda grava seu 5º Álbum (LP), Construção, que traz alguns dos maiores clássicos da história da música popular brasileira. A própria faixa-título é tão antológica que seria apontada pela edição brasileira da revista Rolling Stone como a 1ª Música Brasileira Mais Importante de Todos Os Tempos.

O álbum, por sua vez, é indicado pela mesma revista o 3º Disco Brasileiro Mais Importante de Todos Os Tempos.

Em 20 de janeiro, Caetano Veloso, exilado em Londres, grava seu 3º Álbum (LP), homônimo, com a maioria de suas músicas em inglês. O disco é um dos maiores clássicos da história da música brasileira dos anos 70.

Durante esse período Caetano, enfrentando o risco de ser preso pela ditadura militar, volta ao Brasil por alguns dias para comemorar o aniversário de 40 anos de casamento de seus pais, aproveitando também para divulgar o novo disco, um dos maiores clássicos da história da música brasileira dos anos 70.


Em 05 de fevereiro, Os Novos Bahianos gravam seu 4º disco, um compacto duplo que já traz um pouco da mistura rock-samba-bossa nova que os consagraria a partir do álbum Acabou Chorare, lançado no ano seguinte, 1972. O disco traz as músicas Psiu29 beijosGlobo da morte e Mini Planeta Íris.

Em 20 de fevereiro, Antônio Carlos & Jocafi, dupla de cantores e compositores baianos, responsáveis por vários dos maiores sucessos do samba brasileiro na 1ª metade dos anos 70, iniciam as gravações de seu 1º LP. Com o título Mudei de Ideia, faixa que seria um de seus primeiros sucessos, o disco traz outros dois de seus maiores clássicos, Você abusou e Desacato.

Em 05 de março, A Sociedade da Grã-Ordem Kavernista, grupo formado por Raul SeixasSérgio SampaioMiriam Batucada e Edy Star, grava seu 1º e único disco, o Álbum (LP), Sociedade da Grã-Ordem Kavernista Apresenta Sessão das 10.

Muitas lendas cercam esse disco. A principal diz que foi gravado às escondidas, à noite, sem que ninguém da gravadora CBS soubesse, e que Raul Seixas (na ocasião, um dos mais importantes produtores da CBS) teria sido demitido por isso.

No entanto, segundo Edy Star, único sobrevivente dos quatro (Raul morreria em 1989, e Miriam e Sérgio, em 1994) o trabalho foi profissional, realizado durante 15 dias, com hora marcada no estúdio e completo conhecimento e anuência da direção da gravadora, e Raul não foi demitido, tanto que no ano seguinte (1972) produziria para a CBS os discos de Miriam Batucada e o LP de estréia da cantora Diana.

Em 10 de março, João Só, cantor e compositor piauiense, grava um compacto com Menina da ladeira, seu maior sucesso, um dos discos mais vendidos e tocados nas rádios de todos o Brasil nesse ano; um dos maiores ícones desse início de década de 1970.

Em 02 de maio, Tim Maia inicia as gravações de seu 2º Álbum (LP), homônimo, que traz alguns dos maiores clássicos da história dele e da música brasileira, como A festa de Santo Reis, Não quero dinheiro e Você. O disco é tão inovador e influente, que acabaria indicado pela edição brasileira da revista Rolling Stone como o 75º Disco Brasileiro Mais Importante de Todos Os Tempos.


Em 07 de junho, Terry Winter, cantor paulista, filho de ingleses, o precursor do gênero que seria conhecido (entre outros nomes) como Hits Brasil. Na época as músicas internacionais faziam muito mais sucesso que as brasileiras nas rádios e Tvs do país, e as gravadoras tinham dificuldades em comprá-las.

A fantasia em torno desses artistas era tão bem montada que, para evitar que fossem reconhecidos (até porque quase nenhum deles falava inglês), os discos vinham com fotos falsas ou desfocadas, e eles pouco faziam shows ou se apresentavam em televisão.

Nesse dia Terry grava um compacto com Our love dream e Summer Holliday, dois dos maiores sucessos desse início dos anos 70 no Brasil. O disco iniciaria a moda de gravações em inglês feitas por brasileiros, que duraria quase toda a década.

Em 05 de julho de 1971, Antônio Marcos grava um compacto com Oração de um jovem triste, o primeiro grande sucesso de sua carreira, um dos discos mais vendidos no Brasil neste início de década.


Em 30 de setembro, Zé Rodrix, após ganhar o IV Festival de Música Popular Brasileira de Juiz de Fora, promovido desde 1968 pelo Governo de Minas Gerais junto com a Rede Tupi de Televisão, grava um compacto com seu maior sucesso, Casa no campo, um dos maiores clássicos da música brasileira da década de 70 e de todos os tempos. Porém, a consagração da música, se daria com a gravação de Elis Regina, em um compacto lançado pouco depois (essa versão também apareceria em seu LP do ano seguinte, 1972).

Uma das frases da música, "...onde eu possa compor muitos rocks rurais", geraria um novo estilo, exatamente com o nome de rock rural, que seria consagrado justamente por Zé Rodrix e seus companheiros Luiz Carlos Sá e Gutemberg Guarabyra no trio Sá, Rodrix e Guarabyra que seria formado em 1972.

Em 10 de outubro, Gal Costa inicia uma triunfal turnê no Teatro Teresa Raquel no Rio de Janeiro, que é gravada resultando em Fa-Tal-Gal a Todo Vapor, um Álbum duplo (2 LPs) ao vivo tão marcante que viria a ser indicado pela edição brasileira da revista Rolling Stone como o 20º Disco Brasileiro Mais Importante de Todos Os Tempos. O disco é considerado um dos maiores símbolos da geração do desbunde.

Em 12 de outubro, Módulo 1000 é uma banda carioca, formada em 1969 pelo guitarrista Daniel Cardona Romani depois de quatro outros grupos que montara desde 1964 (Os Quem, Os Escorpiões, Sindicato do Crime, Código 20), um dos grupos pioneiros do rock progressivo brasileiro (e até do mundo, pois este gênero estava apenas dando seus primeiros passos na época). 

O grupo, pouco após seu início no começo de 1969, passaria, a partir de maio, uma temporada em São Paulo, tocando em diversos locais como o Círculo Militar, o Salão do Vasco da Gama, o Parque Aquático e Boite do Mutirão, (que em 31 de julho mudaria seu nome para Boite Catraka).

É na Boite Catraka, na Av. 23 de Maio, 229, esquina com o Parque Ibirapuera, onde inclusive morariam no andar superior, que fariam mais shows. Teriam ainda uma outra temporada no Clube Siri, de Praia Grande (SP).

A formação do Módulo 1000 nessa época era: Paulo Cézar Willcox no vibrafone, Daniel Cardona Romani na guitarra, Luiz Paulo Simas no órgão, Eduardo Leal no baixo e Candinho (Cândido Souza Farias) na bateria. Mirna, irmã de Daniel, participou por um tempo, adicionando uma voz feminina, mais comercial e acessível.

Em 1970 conseguiram um contrato com a gravadora Odeon, por onde gravariam um compacto com as músicas Big Mama / Isto Não Quer Dizer Nada, de Sérgio Fayne e Vítor Martins (posteriormente parceiro de Ivan Lins). No mesmo ano participaram com a música Gloriosa do LP A Juventude, também pela Odeon, compartilhado com Adriana, Bobby Di Carlo, Trio Esperança, Deny e Dino, João Luiz, Silvinha e Eduardo Araújo. De volta ao Rio de Janeiro, também pela Odeon, gravariam Cafusa, música que defenderam no V FIC-Festival Internacional da Canção da TV Globo em outubro de 1970.

No início de 1971, participariam com Ferrugem e Fuligem e Curtíssima de outro LP compartilhado, chamado Posições, dessa vez com os grupos Equipe Mercado, Som Imaginário e A Tribo. Mas, todas essas gravações, com músicas de uma linha mais palatável para os padrões da época, para Daniel Cardona Romani não eram representativas do verdadeiro som do grupo, e ele pessoalmente até hoje não gosta delas. Já os outros membros sempre gostaram. O LP Posições, porém, é uma unanimidade para o grupo, todos gostando muito. De qualquer forma, todos esses discos seriam uma boa forma de divulgação para a banda.

Em 1971 o grupo seria contratado pela gravadora carioca Top Tape. O contrato foi conseguido pelo produtor musical, DJ e agitador cultural, Ademir Lemos, que tinha relações tão boas com a Top Tape que a direção desta nem sequer quis conhecer o grupo, ou o que seria gravado. Porém, depois de pronto o disco, a extrema originalidade das músicas chocou a direção da gravadora, gerando sérias desavenças.

Segundo Daniel Cardona Romani se a Top Tape soubesse o que seria gravado, a banda sequer passaria por sua porta. O presidente da gravadora após ter ouvido as gravações subiu pelas paredes. No dia 12 de Outubro de 1971, o grupo entra no estúdio carioca Musidisc onde inicia as gravações de seu 1º (e único) LP, Não Fale Com Paredes, disco precursor, um dos maiores clássicos do gênero rock progressivo, comparável aos melhores do mundo. 

O disco, lançado em março de 1972, se esgotou rapidamente, percorrendo excelente trajetória na mídia, tocando em veículos de prestígio e grande audiência, como a Rádio JB e Rádio MEC, TV Globo (programa Um Instante Maestro, de Flávio Cavalcanti), e TV Tupi (A Onda). Haveria também muitas matérias e entrevistas em revistas e jornais como Amiga, TV Guia, Capricho, JB, O Globo, Última Hora, e, mais notadamente, na Rolling Stone.

Tiveram ainda inúmeras programações em clubes das zonas norte e sul, e concertos em teatros (Teatro da Praia, Teatro de Arena, Teatro Opinião, Teatro Tereza Rachel). E isso citando só o Rio de Janeiro. Apesar do atraso e da pequena tiragem com que foi lançado, o disco cumpriu o seu papel, e graças à repercussão com ele conseguida, o Módulo 1000 catapultaria seu nome para um plano elevado.

O LP teve uma ótima vendagem para a pequena tiragem que foi lançada, esgotando-se rapidamente nas lojas. Ao não encontrarem mais exemplares várias pessoas chegaram a quebrar a porta de vidro do Teatro da Praia, invadindo o local para pegar os LPs que estavam pendendo em linhas de nylon na entrada do teatro. A qualidade, originalidade e relevância de Não Fale Com Paredes, faria com que viesse a tornar-se, mesmo décadas depois, um dos maiores cult records da discografia do rock brasileiro, disputado por colecionadores do mundo todo, com cópias originais extremamente valorizadas, cotadas entre 1.000 e 2.000 dólares.

Algum tempo depois do lançamento de Não Fale com Paredes, o produtor Ademir Lemos comentou com o grupo que o estúdio ficaria livre por uma tarde, sem gravação alguma, e se quisessem aproveitar para registrar algo, isso seria possível. Na mesma noite Daniel Cardona Romani compôs duas músicas, (The Cancer Stick Waitin' for Tomorrow) e no dia seguinte as gravaram em um compacto. Como eram em inglês, e com um som muito diferente do que faziam até então, lançaram o disco como sendo de um grupo chamado Love Machine. Pouco depois, em 1973, o Módulo 1000 chegaria ao fim.


Em 10 de novembro, Renato Teixeira, cantor e compositor de Santos (SP), porém criado no interior no estado (Taubaté), depois da gravação, em 1969, de seu 1º LP, um disco compartilhado com Chico Maranhão que não teve lançamento comercial, distribuído como brinde pela gravadora Marcus Pereira, entra nos Estúdios Prova, de São Paulo, para gravar seu 1º LP solo, homônimo. Já nessa estreia Renato desfila todo o sentimento da música interiorana que o acompanharia por toda a carreira e do qual seria um dos grandes mestres.

Porém, por razões comerciais, assim como o 1º este LP também não seria lançado comercialmente na época, o que só viria a acontecer em 1978, após o sucesso que Renato alcançaria com a gravação de um de seus maiores clássicos, Romaria, feita por Elis Regina em seu disco de 1977.

20 de novembro, Roberto Carlos, inicia as gravações de seu 11º Álbum (LP), um dos discos com mais músicas de sucesso na discografia de Roberto. Praticamente metade das músicas tocaram maciçamente nas rádios, e uma boa parte tornou-se clássicos, seus e da história da música brasileira, como Detalhes, Debaixo dos caracóis de seus cabelos (que Roberto fez em homenagem a Caetano Veloso, então exilado em Londres), Amada amante, Como dois e dois (de Caetano Veloso), Traumas (em homenagem a seu pai), e Todos estão surdos, sua segunda música de cunho religioso.

Em 15 de dezembro, Caetano Veloso, exilado em Londres, grava seu 4º Álbum (LP), Transa, disco tão marcante e inovador que seria apontado pela edição brasileira da revista Rolling Stone, como o 10º Disco Brasileiro Mais Importante de Todos Os Tempos.

1972



02 de março, Martinho da Vila grava um compacto com Batuque na cozinha e Balança povo, dois de seus maiores sucessos, grandes clássicos da história do samba, um dos discos mais vendidos no Brasil nesse ano.

Em 20 de março, Caetano Veloso e Gilberto Gil, que haviam voltado recentemente do exílio em Londres, conjuntamente gravam um compacto com dois dos maiores clássicos da música brasileira desse início de década, Cada macaco no seu galho e Chiclete com banana.

Em 05 de abril, Os Originais do Samba, grupo carioca que iniciou a carreira em 1961, tendo como seu componente mais conhecido o humorista Mussum, do grupo Os Trapalhões, grava um compacto duplo que traz seus primeiros sucessos, grandes clássicos do samba dos anos 70, um dos discos mais vendidos nesse início de década.

Em 02 de abril, Os Novos Bahianos, vivendo como uma "comunidade hippie" em um sítio em Jacarepaguá (Rio de Janeiro e "apadrinhados" por João Gilberto, iniciam as gravações de Acabou Chorare, seu 2º Álbum (LP), um dos maiores clássicos da história da música brasileira, indicado pela edição brasileira da revista Rolling Stone como o 1º Disco Brasileiro Mais Importante de Todos Os Tempos. Duas de suas músicas, Preta Pretinha e Brasil Pandeiro são apontadas pela mesma revista como, respectivamente, a 20ª e a 34ª Músicas Brasileiras Mais Importante de Todos Os Tempos.


Em 07 de maio, Ronnie Von grava um compacto com Cavaleiro de Aruanda, um dos maiores sucessos de sua carreira, um dos discos mais vendidos do ano, com mais de 2 milhões de cópias. A música é um ponto de Umbanda, do argentino Tony Osanah, que afirma que a recebeu como uma psicografia, depois de visitar um terreiro umbandista.


Em 02 de junho, Elis Regina grava um álbum (LP) de nome Elis , que traz alguns dos maiores clássicos, seus e da história da música brasileira, Nada será como antes, Casa no campo, Mucuripe, Atrás da porta e Cais. Águas de Março, em que Elis canta com Tom Jobim, o autor, seria indicada pela edição brasileira da revista Rolling Stone como a 2ª Música Brasileira Mais Importante de Todos Os Tempos.

Em 20 de julho, Rita Lee inicia as gravações de Hoje é o Primeiro Dia do Resto da Sua Vida, seu 2º Álbum (LP) solo.

Em 02 de setembro, Sá, Rodrix e Guarabyra, gravam seu 1º Álbum (LP), Passado, Presente e Futuro, um dos maiores clássicos da música brasileira dos anos 70. O disco seria um dos marcos inaugurais para o gênero que viria a ser conhecido como rock rural, corrente seguida por muitos artistas a partir daí.


Em 07 de setembro, Pholhas, é um grupo paulistano que iniciou carreira no dia 18 de fevereiro de 1969 (data do 1º ensaio), e fez sua 1ª apresentação em um baile, no dia 12 de maio daquele mesmo ano. O grupo é um dos pioneiros e dos mais conhecidos integrantes do gênero Hits Brasil, segmento em que a partir de 1971 muitos cantores e grupos brasileiros passariam a gravar em inglês, com pseudônimos, a pedido de suas gravadoras, para lançamento principalmente nas trilhas sonoras das novelas. Nesse dia o grupo grava seu 1º LP, Dead Faces, um dos discos mais vendidos no Brasil em toda a década de 70.

Em 20 de setembro, Sérgio Reis, cantor e compositor paulistano (do bairro de Santana) que participara ativamente da Jovem Guarda, grava nesse dia um compacto que traz O menino da gaita. A música é uma versão sua para o sucesso El chico de la harmônica, do cantor espanhol Micky, a gravação marca o início de Sérgio no gênero sertanejo, que adotaria daí em diante. O disco alcançaria o 86º lugar das paradas de sucesso das rádios em todo o Brasil.

Em 02 de outubro, Alceu Valença inicia as gravações de Alceu Valença & Geraldo Azevedo - Quadrafônico , seu 1º Álbum (LP), dividido, como indica o título, com Geraldo Azevedo. O disco, como diz o título, é gravado no (na época) novíssimo sistema de som quadrafônico, em um estúdio de São Paulo, e já traz a mistura de ritmos nordestinos com guitarras de rock que caracterizaria (e consagraria) a carreira de Alceu. Muito mal distribuído e divulgado pela gravadora, o disco passaria quase despercebido.


Em 04 de outubro, Maria Alcina, logo após haver conquistado o 2º lugar no VII FIC (Festival Internacional da Canção) da TV Globo, entra em estúdio (da Chantecler) para gravar um compacto com a canção que lá a consagrara, Fio Maravilha, de Jorge Ben. A música tornar-se-ia um dos maiores sucessos das paradas musicais daquele ano, ficando em 3º lugar em todo o Brasil.

Em 05 de outubro, Sérgio Sampaio, cantor e compositor capixaba (de Cachoeiro do Itapemirim, como Roberto Carlos) amigo e afilhado artístico de Raul Seixas, que na época era produtor musical da gravadora CBS, grava um compacto com Eu quero é botar meu bloco na rua, seu maior sucesso, classificada no mês anterior no VII Festival Internacional da Canção (FIC) da TV Globo. A música se tornaria o grande sucesso do carnaval de 1973, projetando Sérgio nacionalmente e tornando-se um dos maiores clássicos da música brasileira.

Em 05 de outubro, Simone, cantora bahiana, que passara sua adolescência em S. Caetano do Sul, cidade do ABC paulista, e que até o ano anterior (1971) era jogadora da seleção brasileira de basquetebol, inicia as gravações de seu 1º disco, um LP, que traz apenas seu nome na capa. O álbum seria lançado em 20 de março de 1973.

Em 10 de outubro, Maria Bethânia inicia as gravações de seu 5º LP de estúdio, Drama - Anjo Exterminado, um dos grandes marcos de sua carreira e um ícone da música brasileira dos anos 1970. O disco, lançado em dezembro, é recheado de grandes clássicos como Esse Cara (de seu irmão, Caetano), Volta por cima (de Paulo Vanzolini), Maldição (de Alfredo Duarte), Iansã (de Caetano) e Estácio Holy Estácio, que Luis Melodia lançaria em seu LP de estréia no ano seguinte.


Em 18 de outubro, Uma Rosa com Amor, novela da Rede Globo de Televisão, estreia às 19 horas trazendo em sua trilha sonora internacional alguns dos maiores sucessos desse início de década, como Crocodile Rock (Elton John), You're the sunsine of my life (Stevie Wonder), Ben (Jackson Five). Tell me once again, foi o maior sucesso do LP e um dos maiores clássicos da década de 70. A música é original do grupo paulistano The Light Reflections, um dos pioneiros e maiores ícones da história dos Hits Brasil.

Em 10 e 11 de novembro, Caetano Veloso e Chico Buarque, desmentindo os insistentes boatos de rivalidade entre ambos, gravam juntos um Álbum (LP) ao vivo, chamado Caetano e Chico Juntos e Ao Vivo, no Teatro Castro Alves, em Salvador, reunindo alguns de seus maiores clássicos na época.

Em 15 de dezembro, Walter Franco, é um cantor e compositor paulista. No final de setembro foi indicado vencedor do VII Festival Internacional da Canção (FIC) da TV Globo pelo júri (que foi destituído por ordem dos militares) da fase nacional, com sua polêmica Cabeça (com a qual foi extremamente vaiado pelo público do festival).

1973


Em 02 de janeiro, Chrystian, grava um compacto com Don't say goodbye, seu 1º grande sucesso, um dos discos mais vendidos no Brasil nesse ano, com mais de um milhão de cópias, 51º lugar nas paradas de sucesso brasileiras. A música foi "alavancada" ao ser incluída na trilha sonora da novela Cavalo de Aço, da TV Globo.

Chrystian teria 14 músicas suas, cantadas em inglês, incluídas em trilhas sonoras de novelas na década de 70. Chrystian e seu irmão Ralph (Ralph Richardson da Silva), ambos goianos, a partir de 1982 dariam uma guinada em sua carreira, formando a dupla Chrystian & Ralf , uma das precursoras do "sertanejo moderno". Nessa época, no início dos anos 70, Ralf adotava o pseudônimo de Don Eliott.


Durante toda a década de 70 os dois irmãos goianos seriam importantes expoentes do Hits Brasil, segmento em que, a partir de 1971, muitos cantores e grupos brasileiros passaram a gravar em inglês, com pseudônimos, a pedido de suas gravadoras, para lançamento principalmente nas trilhas sonoras das novelas. Na época as músicas internacionais faziam muito mais sucesso que as brasileiras nas rádios e Tvs do país, e as gravadoras tinham dificuldades em comprá-las.

Chrystian chegava ao ponto de apresentar-se em programas de TV com uma longa capa prateada, dizendo-se britânico, e levando com ele um intérprete para traduzir as frases que inventava como fossem em inglês.

Em 03 de fevereiro, Jair Rodrigues inicia as gravações de Orgulho de um Sambista, o 11º LP de sua carreira (sem contar os 3 da trilogia Dois na Bossa, gravados com Elis Regina entre 1965 e 1967), que trás alguns dos maiores clássicos seus e da história do samba, como a faixa-título, Sou da madrugada, Carnaval não envelhece, Tem capoeira e Boi da cara preta, além de uma das primeiras gravações que Jair faria do gênero sertanejo, o clássico Menino da Porteira . O disco seria um dos recordistas de vendas durante esse início dos anos 70, em todo o Brasil.


Em 15 de fevereiro de 1973, Gonzaguinha, (Luiz Gonzaga do Nascimento Jr.), cantor e compositor carioca, filho do célebre Gonzagão (Luiz Gonzaga), inicia as gravações de seu 1º LP, que trás apenas sua foto e nome na capa. O disco seria lançado em junho. Pouco antes, em janeiro, ele participara do Programa Flavio Cavalcanti, na TV Tupi, apresentando a música Comportamento Geral (cujo compacto havia sido lançado pouco antes e estava encalhado nas lojas de discos), causando uma enorme polêmica com sua letra, que criticava a passividade dos brasileiros perante a ditadura.

Esta polêmica fez com que a música estourasse nacionalmente nas rádios e lhe rendeu o convite para gravar seu 1º LP que, além de Comportamento Geral, trás outra música que tornar-se-ia um grande clássico de sua carreira: A felicidade bate à sua porta, que em 1977 seria regravado pelas Frenéticas em seu 1º LP, com ainda maior sucesso.

Em 01 de março, Raimundo Fagner, cantor e compositor cearense, inicia as gravações de seu 1º LP, que tornar-se-ia um dos mais marcantes da MPB em todos os tempos: Manera, Fru Fru, Manera. O disco seria lançado oficialmente em 15 de maio, sendo um enorme fracasso de vendas. Sucesso realmente só quando de seu relançamento em 1976, com Fagner já conhecido nacionalmente.

Em 02 de março, Benito di Paula, grava um compacto com seus dois primeiros sucessos, Retalhos de Cetim e Violão não se empresta a ninguém. A primeira ficou em 2º lugar nas paradas de sucesso de todo o país nesse ano de 1973.

Em 02 de março, Cyro Aguiar, cantor e compositor de Salvador (BA), grava um compacto com o primeiro grande sucesso de sua carreira, Do you like samba. A música é um sambão que faz uma crítica bem humorada às músicas cantadas em inglês na época por cantores brasileiros, que faziam sucesso principalmente nas trilhas sonoras das novelas. O disco torna-se nesse ano um dos maiores hits dos programas de auditório das TVs e das rádios brasileiras, ficando em 37º lugar em todo o Brasil.

Em 02 de março, Raul Seixas, graças ao grande sucesso obtido em setembro do ano anterior no VII FIC (Festival Internacional da Canção) da TV Globo, com Let me sing, Let me sing, consegue um contrato com a gravadora Phillips, onde em caráter de "teste" grava (com produção dele mesmo, Nelson Motta e Marco Mazzola) um Álbum (LP) com o nome Os 24 Maiores Sucessos da Era do Rock, com clássicos do rock (tanto internacional como brasileiro) dos anos 50 e 60.

O disco nem sequer traz seu nome na capa (apenas na contra-capa, como produtor), sendo atribuído a um tal de grupo "Rock Generation", inventado pela gravadora. Somente em 1975, com Raul já consagrado nacionalmente, é que o disco seria relançado com seu nome na capa e rebatizado como 20 Anos de Rock.


Em 22 de maio, Clara Nunes lança um compacto com Tristeza, pé no chão, (gravada em 30-01) um de seus maiores sucessos, um dos discos mais vendidos no Brasil nesse ano, com mais de 100.000 cópias logo após o lançamento, ficando em 25º lugar nas paradas de sucesso

Entre 23 de maio e 08 de junho, Secos & Molhados, grupo paulista que iniciara a carreira em 10 de Novembro de 1971, entra no Estúdio Prova em São Paulo, para gravar seu 1º Álbum (LP), homônimo. O disco é tão original, inovador, e impactante que venderia mais de um milhão de cópias em poucos meses e seria posteriormente indicado pela edição brasileira da revista Rolling Stone como o 5º Disco Brasileiro Mais Importante de Todos Os Tempos. A mesma revista elegeria duas de suas músicas, Sangue Latino e Rosa de Hiroshima como, respectivamente, a 40ª e a 69ª Músicas Brasileiras Mais Importantes de Todos Os Tempos. Até a capa seria cultuada. Em 2001 o jornal A Folha de São a indicaria como A Melhor Capa de LP de Toda A História da Música Brasileira.


Em 27 de julho, Elizeth Cardoso grava um compacto com Naquela mesa, um dos maiores clássicos, seus e da história da música brasileira. O disco foi gravado com a participação de Sérgio Bittencourt, o compositor da música, que a fizera em homenagem a seu pai, Jacob do Bandolim, no dia da morte dele, quatro anos antes, em 1969.

O sucesso foi tão grande que a tornaria uma das músicas executadas nas rádios de todo o país (97º lugar das paradas), e sua beleza despertaria o interesse do cantor Nelson Gonçalves, que a regravaria no final do ano, lançando-a em um compacto no início de 1974, com igual, ou ainda maior, êxito.

Quase na mesma época, Elizeth Cardoso gravaria um outro compacto, com um sucesso ainda maior, Eu bebo sim, 19º lugar nas paradas de sucesso de todo o Brasil. Apesar de sua letra poilêmica, que fazia apologia ao uso da bebida, a canção se tornaria um grande clássico da música brasileira, com inúmeras regravações até os dias de hoje, como, por exemplo, a versão feita por Bebeto e Seu Jorge.

Em 30 de julho, Vanusa entra nos estúdios da gravadora Continental para a gravação de What to do, canção que seria a última do lado A de seu 4º LP, única em inglês do disco que trás seu grande sucesso Manhãs de setembro e que seria lançado justamente em...setembro.

A música, embora muito bem feita (por Papi e Alf Soares) e cantada de maneira muito especial por Vanusa, não fez sucesso algum na época, permanecendo por décadas em total esquecimento.

Porém, em 2013, portanto 40 anos após seu lançamento, começaram a surgir rumores na imprensa internacional de que um dos maiores clássicos da história do rock mundial, Sabbath Bloody Sabath, do Black Sabbath, seria um plágio da até então desconhecida música de Vanusa.

Em abril de 2016 a polêmica acendeu-se ainda mais com a entrevista com a cantora feita pelo site Plus 55 (criado por jornalistas brasileiros para divulgar notícias do Brasil para o público estrangeiro), onde ela diz que conheceu a música do Black Sabbath há apenas 2 anos e, apesar da enorme semelhança entre as músicas, não pretende processar o grupo.

Se há tantas semelhanças, seria mais lógico imaginar o contrário, que Vanusa plagiara o grupo, já então famoso em todo o mundo enquanto o nome de Vanusa nunca ultrapassou as fronteiras brasileiras, ou no máximo da América Latina, não é mesmo?

Seria, se não fosse um pequeno detalhe: Sabbath Bloody Sabbath só seria gravada em setembro e seu disco, lançado em dezembro. Portanto, quase 6 meses depois da gravação de Vanusa e 3 meses depois do lançamento do disco desta.

Para aumentar ainda mais a polêmica, Tony Iommi, guitarrista do Sabbath e compositor de seu grande clássico, ao ser questionado sobre como foi o processo de sua composição, admitiu que, por conta do abuso de drogas, estava com um grande bloqueio criativo às vésperas da gravação do álbum, pedindo, então, a assessores que lhe trouxessem discos lançados em várias partes do mundo, para ajudar em sua inspiração. Ele afirma não lembrar se o disco de Vanusa, então recém lançado, pode ter sido um desses.


Em 02 de setembro, Silvio Brito, cantor e compositor mineiro (Três Pontas), que até esse ano fazia parte do grupo Apaches, com o qual, sem nenhum sucesso, chegara a gravar dois discos (em 1969 e 1973), entra nesse dia nos estúdios da gravadora Chantecler e grava um compacto com Tá todo mundo louco

A música seria muito criticada pela semelhança com o estilo de Raul Seixas (o próprio Silvio reconhece esta intenção na letra, e posteriormente, Raul mencionaria isso em Eu também vou reclamar, na qual faz referência a Silvio e um outro sucesso dele, de 1976 - Pare o mundo que eu quero descer).

O compacto, por razões comerciais da gravadora, seria lançado apenas em novembro de 1974, com aparições nos programas Silvio Santos (na época, na Rede Globo), Flávio Cavalcante (TV Tupi) e Helio Ribeiro (Radio Bandeirantes).

Apesar de todas as críticas tornaria-se um dos discos mais vendidos (mais de 500 mil cópias) e tocados em todas as rádios e TVs do Brasil, um ícone da 1ª metade da década de 70, sendo ainda hoje muito executado em programas flashbacks.

Em 01 de novembro, Morris Albert (Maurício Alberto Kaisermann), músico paulista, cantor, compositor e produtor, é um dos mais importantes integrantes do gênero Hits Brasil. Nesse dia, Morris entra no Estúdio Reunidos, de São Paulo, para gravar seu 1º LP solo, do qual seria posteriormente extraído um compacto com o maior sucesso de sua carreira, Feelings

O compacto acabaria sendo lançado em junho de 1974 pela gravadora paulista Beverly, porém com o selo da Charger Records, do próprio Morris. Composta no início de 1973, a música é uma homenagem a um grande amor, uma socialite carioca que contava então com 30 anos, segundo Morris conhecidíssima, mas da qual ele nunca revelaria o nome.

Incluída a partir de julho na trilha sonora internacional da novela Corrida do Ouro, da Rede Globo, e lançada no final do ano nos Estados Unidos pela RCA Victor, a música tornar-se-ia um fenômeno mundial, alcançando o 2º lugar das paradas da revista Billboard americana, a mais importante publicação musical dos Estados Unidos. No Brasil alcançaria o 1º lugar nas paradas das rádios e TVs de todo o país durante o ano de 1975.

Feelings teve mais de 160 milhões de cópias vendidas e mais de 300 regravações por astros do porte de Elvis Presley, Frank Sinatra, Ella Fitzgerald, Nina Simone, Shirley Bassey, Julio Iglesias em dueto com Barbra Streisand e a Orquestra de Ray Conniff, entre muitos outros.

Em 2004 até Caetano Veloso faria sua versão. Tudo isso faz de Feelings, juntamente com Garota de Ipanema, uma das músicas brasileiras (apesar de composta em inglês) mais conhecidas e regravadas em todo o mundo, perdendo neste quesito, provavelmente, apenas para Yesterday, dos Beatles, que tem mais de 6 mil regravações conhecidas no mundo todo.

A música chegaria a estar, ao mesmo tempo, em 1º lugar nas paradas de mais de 50 países, façanha que nem sequer os Beatles chegaram a alcançar. Porém, todo esse sucesso seria obscurecido em 22/12/1988 por uma sentença da Corte de Justiça americana que, atendendo a um pedido do compositor francês Loulou Gaste, condenaria Morris Albert por plágio da canção Pour toi, composta pelo francês em setembro de 1956 e gravada na época pelo cantor turco Dario Moreno para a trilha sonora do filme Le Feu aux Poudres; havendo logo depois uma regravação pela cantora francesa Line Renaud.

Por conta da condenação Morris Albert desembolsou na época 3 milhões de dólares como indenização e a partir daí teve que dividir todos os royalties da canção com Loulou e, após a morte deste em 1995, com seus herdeiros. Hoje ele vive no Canadá, onde tem um estúdio de gravação e atua como produtor musical.

Em 29 de novembro, Adoniran Barbosa, compositor paulista (de Valinhos), que começara sua carreira ainda nos anos 30, depois de gravar vários compactos, mas tornar-se célebre pelas gravações de suas músicas pelos Demônios da Garoa, inicia nesse dia as gravações de seu 1º LP, homônimo.

O disco trás suas próprias versões para clássicos seus gravados anteriormente pelos Demônios da Garoa, como Trem das onze, Iracema, As mariposa, Já fui uma brasa (composta em 1966, no auge da Jovem Guarda. onde faz uma crítica ao abandono do público, que na ocasião em massa aderira às música de Roberto, Erasmo & Cia.), além de Saudosa Maloca e sua "continuação", Abrigo de vagabundos.

Em 30 de novembro, Luiz Ayrão, cantor e compositor carioca, alcança seu 1º grande sucesso com a gravação nesse dia de um compacto que contém Porta aberta, música composta por ele em homenagem à Portela, escola de samba de seu coração. O disco venderia quase um milhão de cópias, alcançando o 68º lugar nas paradas de sucesso das rádios em todo o Brasil e tornando-se um dos maiores ícones do samba da década de 70.

1974


Em 10 de janeiro, Hyldon, um dos precurssores do soul brasileiro, junto com Tim Maia e Cassiano, ambos grandes amigos seus, entra em estúdio para gravar seu 1º LP, que trás alguns dos maiores clássicos seus e da história da música negra brasileira, como Na rua, na chuva, na fazenda (título do disco e lançada como compacto no final de 1973, fazendo um sucesso tão grande que motivaria a gravadora a gravar o LP) , na sombra de uma árvore, As dores do mundo e Sábado e domingo. O disco, por questões de marketing da gravadora (Polydor), somente seria lançado no início de 1975, estourando nas rádios de todo o país, tornando Hyldon um dos artistas mais conhecidos da década.

Em 22 de janeiro, Luiz Américo, cantor e compositor santista, lança um compacto com o maior sucesso de sua carreira, um dos maiores clássicos do samba nos anos 70 Camisa 10.

Em 25 de janeiro, Pholhas, banda paulistana com repertório todo em inglês,um dos precursores e dos mais importantes expoentes do gênero Hits Brasil. O Pholhas, que vinha de um enorme sucesso de seu 1º LP, lançado em 1972, inicia neste dia as gravações do 2º LP, Forever, que viria a ter um sucesso quase tão grande como o 1º consagrando-os como um dos grupos de maior vendagem da história da música feita em inglês no Brasil, em todos os tempos.


Entre 22 de fevereiro e 09 de março, Elis Regina e Tom Jobim gravam, no MGM Studios, na Califórnia, um LP juntos. O disco, que leva o título de Elis & Tom, é tão marcante que a edição brasileira da revista Rolling Stone indica-o como o número 11º entre os 100 Discos Brasileiros Mais Importantes de Todos os Tempos. Por sua vez, Águas de março, o maior sucesso do disco, foi apontada pela mesma revista como a 2ª musica entre as 100 Músicas Brasileiras Mais Importantes de Todos os Tempos.

Em 02 de março, Belchior, cantor e compositor cearense (Sobral), um dos mais influentes da MPB, que começara a carreira em 1965, inicia as gravações de seu 1º LP, Mote e Glosa, que trás A Palo seco e Todo sujo de batom, seus 1º sucessos nacionais, ícones dos anos 70.

Em 05 de junho, Mark Davis, (Fabio Jr.) – Fabio Corrêa Ayrosa Galvão, cantor paulistano (do Brooklyn), nascido na manhã de 21/11/1953, de pai taxista e mãe professora de piano, que se tornaria um dos mais importantes integrantes do Hits Brasil

Mark-Fabio, que na época fazia backing-vocal no grupo Uncle Jack, que acompanhava Pete Dunaway, (Otávio Augusto Fernandes Cardoso), músico paulista, cantor, compositor e produtor da gravadora Som Livre, inicia as gravações de um compacto com Don't let me cry, seu 1º grande sucesso, uma balada tocada até hoje nas rádios em todo o país e que na época tem uma vendagem superior a 200.000 cópias e diversas regravações.

A música, a 1ª composta em inglês por ele (embora no disco seja atribuida a Pete Dunaway) , feita em homenagem à Martinha, sua grande paixão na época, (que morrera pouco antes no incêndio do edifício Joelma); seria lançada e estouraria em todas as rádios e TVs brasileiras (43º lugar) ao ser incluída na trilha sonora da novela A Barba Azul, (01-07-1974 à 15-02-1975) da extinta Rede Tupi de Televisão.


Em 10 de setembro, Beth Carvalho inicia as gravações de seu 7º LP, Prá seu governo. O disco, o 2º da carreira de Beth que é dedicado especialmente ao samba, é um dos maiores clássicos da história desse gênero nos anos 70, e trás dois dos maiores sucessos de Beth e das paradas brasileiras de 1974, 1.800 colinas (24º lugar) e Maior é Deus. A gravadora carioca Tapecar lançaria o álbum em 01 de Outubro de 1974.

Em 03 de outubro, Zé Ramalho, cantor e compositor, da pacata cidade paraibana de Brejo do Cruz, que tornar-se-ia um dos maiores nomes da história da MPB em todos os tempos, inicia, conjuntamente com seu amigo Lula Côrtes e com colaborações de Alceu Valença e Geraldo Azevedo, as gravações de seu 1º LP, Paêbirú-Caminho da Montanha do Sol, um álbum duplo, na pequena gravadora Rozemblit, de Recife.

O disco tem uma prensagem única de apenas 1.300 cópias, das quais 1.000 se perderam em uma enchente que ocorreu em Recife em 1975. Junto com os exemplares perdidos também foi destruída a fita máster. 

Atualmente, por este motivo, é o vinil de maior valor comercial ano Brasil, com cada uma das 300 cópias que se salvaram tendo valor médio de R$ 4.000, desbancando Louco por você, o raríssimo 1º LP de Roberto Carlos, que vale a metade. O disco contém uma grande miscelânea de gêneros musicais como o rock psicodélico, jazz e ritmos regionais nordestinos. 

22 de novembro, Ney Matogrosso, que apenas 3 meses antes (em agosto) saíra do Secos & Molhados, logo após o lançamento do 2º álbum do grupo, entra nos estúdios Mondial Sound, na Itália, para, a convite do maestro argentino Astor Piazzola, gravar (em apenas dois dias) um compacto com duas músicas produzidas, arranjadas e com participação do músico argentino: As Ilhas (de Geraldo Carneiro) e 1964-II (do escritor argentino Jorge Luís Borges). 

O disco, que trás as primeiras gravações de Ney após sua saída do Secos & Molhados, seria lançado inicialmente na Itália e, em março de 1975 no Brasil, além de suas músicas virem a fazer parte do 1º LP solo de Ney, que seria lançado em maio de 1975.

Em 17 de dezembro, Milton Nascimento inicia as gravações de seu 8º LP, Minas, disco que o consagraria mundialmente após seu lançamento no início de 1975. O álbum trás vários de seus maiores sucessos, como Fé Cega, Faca Amolada, Saudade dos Aviões da Panair, Ponta de Areia e Paula e Bebeto, clássicos da MPB em todas as épocas, sendo por isso considerado como um dos discos fundamentais na história da MPB.



1975



Em 04 de janeiro, Wando, cantor e compositor mineiro, teve seus primeiros sucessos nacionais dois anos antes (1973), com a gravação por Jair Rodrigues de suas Se Deus quiser e O importante é ser fevereiro, também presentes no 1º LP desse mineiro, do mesmo ano.

Neste dia Wando entra nos estúdios cariocas da gravadora Copacabana para gravar seu 1º LP (sob o selo Beverly), homônimo, que trás seu 1º grande sucesso solo, Moça, um dos maiores clássicos da música romântica (também chamada de brega) brasileira dos anos 70, que seria o 1º lugar das paradas brasileiras em 1975.

Também neste disco Wando teria outro grande sucesso, o samba (sua especialidade na época) Nega de Obaluaê. Moça em seguida seria um dos temas da 1ª versão da novela Pecado Capital, da Rede Globo.

Em 05 de janeiro, Clara Nunes inicia as gravações de seu 9º LP, Claridade, a maior vendagem de sua carreira até então, com 1.125.410 cópias vendidas, o 1º disco de uma cantora brasileira a atingir tal marca e que trás alguns de seus maiores sucessos, grandes clássicos do samba dos anos 70 e de todos os tempos, como: O mar serenou, Deusa dos Orixás, Juízo final e Bafo de boca.

Em 08 de janeiro, Gilson de Souza, cantor e compositor de Marília, interior paulista, grava um compacto que trás um dos maiores clássicos da história do samba nos anos 70 Pôxa. 32º lugar nas paradas das rádios e Tvs de todo o país, a música teria várias regravações posteriores, as mais conhecidas nas vozes de Elymar Santos (1997) e Zeca Pagodinho (em 2010). O disco, no lado B, emplacaria ainda um 2º sucesso Quem é de samba chora. 

Em 10 de janeiro, João Ricardo, ex líder e idealizador do Secos & Molhados, 5 meses após o lançamento do 2º LP e encerramento da carreira do grupo em agosto de 1974, entra nos Estúdios Reunidos (no prédio da Faculdade Casper Líbero, de São Paulo) para iniciar as gravações de seu 1º LP solo, homônimo, mas conhecido como o disco rosa, devido à foto de sua capa, onde João aparece vestido com um terno rosa choque.

O disco, lançado no final de abril pela Phillips, apesar de um enorme esquema promocional, com divulgação nos principais veículos da imprensa do país, acabaria sendo um completo fracasso de crítica e vendas.

A única música do disco que tocaria (um pouco) nas rádios seria Vira safado, uma sátira venenosa baseada num dos maiores sucessos do primeiro disco do Secos & Molhados – O vira. Na letra João sabota a festa na floresta onde os sacis agora se perdem, os gatos cedem, os lobisomens amargam e pirilampos corrompem-se virando safados ao som desse vira virado ao avesso. 

A estratégia não funcionou. Recendendo mais à revanche do que à novidade, revolvendo inutilmente o passado, o álbum não aconteceu, o show foi um fiasco e todo esse cenário obscuro de aparente desforra contribuiu para que perdêssemos de vista um bom compositor e artista que poderia ser configurado em João Ricardo. O projeto do artista na nova gravadora foi arquivado. Poucos meses depois, em agosto de 1975, o próprio João viria a público dizendo-se arrependido dos equívocos cometidos nesse 1º disco solo, prometendo tomar outros rumos daí em diante.

Em 20 de janeiro, Eduardo Araújo e sua esposa Sylvinha, desde 1970 experimentando misturas de soul, rock e ritmos regionais brasileiros, vinham distanciando-se do estilo Jovem Guarda com o qual ambos haviam começado a carreira.

Nesse dia o casal inicia, na RCA Victor, as gravações de seu 7º LP, Pelos caminhos do rock, um dos maiores clássicos do rock nacional, a ponto de muitos considerá-lo como um dos mais importantes discos da história do rock brasileiro. 

O disco, com um som bem heavy e até com swings latinos, que em alguns momentos lembram o som de Carlos Santana, trás também versões roqueiras de alguns clássicos da música brasileira como Deus lhe pague, Construção (de Chico Buarque) e até Na baixa do sapateiro (de Ary Barroso). O LP seria lançado em agosto de 1975.


Em 02 de março, Fafá de Belém, então com 19 anos (faria 20 em agosto), faz sua 1ª gravação, Filho da Bahia. A música, que seria também seu 1º sucesso, projetando-a nacionalmente através de um clipe para o programa Fantástico (Rede Globo), foi gravada com exclusividade para a trilha sonora da novela Gabriela, um dos maiores clássicos da teledramarturgia brasileira, que estrearia no mês seguinte, em 14 de abril.

Por conta dessa explosão nacional, pouco depois, em 20 de setembro do mesmo ano, Fafá gravaria um compacto com, do lado A, Naturalmente (Caetano Veloso e João Donato), e, do lado B, Emoriô (Gilberto Gil e João Donato), que também ficaria entre os 1º lugares das paradas em todo o país.


Em 13 de março, Genival Lacerda, cantor e compositor paraibano (Campina Grande), cunhado de Jackson do Pandeiro, desde 1955 construíra sua carreira com forrós com letras bem-humoradas e de duplo sentido, mas de êxito apenas regional.

Nesse dia ele entra nos estúdios da Musidisc carioca e grava um compacto que trás seu 1º sucesso nacional, Severina Xique Xique.

Ao ser lançada poucos dias depois pela gravadora Copacabana, a música rapidamente transforma-se em um dos maiores sucessos das rádios e TVs de todo o Brasil, atingindo o 15º lugar das paradas, fazendo com que o compacto vendesse mais de 800 mil cópias.


Em 30 de julho, Agepê, cantor e compositor carioca, entra nos estúdios da gravadora Continental para gravar um compacto que traz Moro onde não mora ninguém e Moça criança, os dois primeiros sucessos de sua carreira, músicas que dominariam as paradas de sucesso do ano seguinte (1976) das rádios e TVs de todo o país. Moro onde não mora ninguém terminaria 1975 em 3º lugar das paradas.


Em 20 de agosto, Alcione entra nos estúdios da Phillips carioca para iniciar as gravações de seu 1º LP, A voz do samba. O LP, um dos melhores discos de samba da década de 70, trás os grandes sucessos, O Surdo, lançado em um vidoclipe no programa Fantástico, da Rede Globo, em 28 de Setembro de 1975, e um dos maiores clássicos da história do samba, Não deixe o samba morrer. O disco estouraria nacionalmente no ano seguinte, permanecendo 42 semanas seguidas nas paradas de sucesso, tornando A Marrom conhecida e cultuada em todo o país.

Em 01 de setembro, Gonzaguinha inicia as gravações de seu 3º LP, Plano de Vôo. Embora com ótimas músicas (como Geraldinos e Arquibaldos, um dos clássicos de Gonzaguinha), ainda não seria este o disco que o consagraria nacionalmente. A crítica da época dividiu-se bastante em relação ao repertório, principalmente aos arranjos, considerados fracos. O disco seria lançado pela gravadora Odeon no mês seguinte, em 16 de Outubro de 1975. A vendagem acompanhou a crítica, sendo bastante modesta.


Em 01 de setembro, Cassiano, cantor e compositor paraibano criado no Rio de Janeiro, grande amigo de Tim Maia e, juntamente com ele, um dos pais da soul music brasileira, entra nos estúdios da Polydor para gravar um compacto que trás os dois maiores sucessos de sua carreira, ícones da música negra do Brasil da década de 70: A lua e eu e Coleção.

Na época Cassiano já tinha uma longa carreira, mas só obtivera sucessos na voz do amigo Tim Maia que, em seu 1º LP (de 1969) gravara Eu amo você e Primavera (vai chuva), dois dos maiores clássicos da história da música brasileira, ambas compostas por Cassiano em parceria com Silvio Rochael. Cassiano foi, inclusive, guitarrista de Tim nesse primeiro álbum dele.

Porém, a primeira vez que Cassiano teria um sucesso individual, seria com A lua e eu, quando, entre 27-10-1975 e 30-04-1976, esta fez parte da trilha sonora da novela O Grito, da Rede Globo de Televisão. Coleção, que na época fez um sucesso bem menor, estouraria em 1977, ao ser por sua vez inclusa em uma outra trilha sonora de novela, da mesma Rede Globo: Locomotivas (01-03 a 12-09-1977).

Em 20 de novembro, João Nogueira entra nos estúdios da Odeon carioca onde inicia as gravações de Vem que tem, seu 3º LP. O disco, lançado em 14 de dezembro de 1975, trás Nó na madeira, seu primeiro grande sucesso, 48º lugar nas paradas das rádios e TVs em todo o Brasil, que o projetaria para todo o Brasil, entre outros clássicos do samba.

Em 05 de dezembro, Ataulfo Alves Junior, filho do célebre sambista homônimo, que já há um bom tempo acompanhava o pai em shows pelo país, grava um compacto com seu 1º grande sucesso, Os Meninos da Mangueira, um dos maiores clássicos do samba dos anos 70, que terminaria o ano seguinte, 1976, em 23 lugar nas paradas de todo o país.

1976


Em 04 de abril, Maria Bethania entra nos estúdios da Phillips/Phonogram no Rio de Janeiro, onde inicia as gravações de seu 6º LP de estúdio (13º da discografia), Pássaro Proibido, disco que finalmente abriu-lhe as portas do sucesso popular graças à sua marcante interpretação para Olhos nos olhos (de Chico Buarque).

A cantora até então era considerada de elite e obtinha baixas vendagens, apesar das ótimas críticas. Foi a partir de Pássaro Proibido (seu 1º Disco de Ouro) que Bethania passou a ter suas músicas executadas nas principais emissoras de radio em todo o país.

Isso se deu, em boa parte, graças à antológica Olhos nos Olhos, de Chico Buarque. A música, bastante representativa para a época, assinalou uma fase em que a mulher começava a ser retratada com mais dignidade pelos letristas. O sucesso avassalador desta balada tinha uma razão: Chico Buarque, dava voz às mulheres, numa canção impensável dez anos antes na música brasileira, e este enfoque libertário flechou como cupido o coração dos brasileiros, que fizeram desta música um dos cinco maiores sucessos de toda a carreira de Bethania. 

Paralelamente às gravações do álbum, a cantora iniciava os ensaios do espetáculo Doces Bárbaros, com o qual, a partir de 24 de junho de 1976, correria o país na companhia do irmão Caetano e dos amigos Gilberto Gil e Gal Costa. O sucesso do show renderia um LP ao vivo (lançado em novembro de 1976) e um documentário.

Em 30 de abril, Raul Seixas entra nos estúdios de 16 canais da Phillips carioca e inicia as gravações de Há 10 Mil Anos Atrás, seu 4º LP, que, por dificuldades diversas, seria lançado apenas no final de novembro de 1976.

O primeiro resultado das gravações, que prosseguiriam até metade de novembro, seria o compacto da faixa título, lançado em junho de 1976 com enorme sucesso. As composições e seleção de faixas já haviam começado em setembro de 1975, e o título inicialmente escolhido para o álbum seria Caminhos.

O disco, último da parceria de Raul com Paulo Coelho, diferentemente do anterior, Novo Aeon, que apesar de músicas antológicas fracassou nas vendagens, traria Raul de volta às paradas de sucesso em todo o Brasil, com grandes clássicos como Eu também vou reclamar (satirizando Belchior, Silvio Brito e canções ditas de protesto), Meu amigo Pedro, O Homem, Canto para minha morte e, claro, a faixa título.

Em 01 de junho, Guilherme Arantes, músico paulistano que saíra do grupo grupo Moto Perpétuo em agosto do ano anterior (1975), vinha de um estrondoso sucesso com a música Meu mundo e nada mais (composta por ele aos 16 anos, em 1969), quando da inclusão desta (em fevereiro de 1976) na trilha sonora da novela Anjo Mau, da Rede Globo.

Tal sucesso abriu-lhe as portas para nesse dia entrar no Estúdio Level (Rio de Janeiro), onde iniciaria as gravações de seu 1º LP, que trás apenas seu nome. A Som Livre (gravadora da Rede Globo) lançaria o disco em novembro de 1976.

O álbum, ao misturar influências do rock progressivo (que Guilherme trazia do Moto Perpétuo) com o pop de Elton John (que anos mais tarde Guilherme confessaria ser seu grande ídolo) torna-se um marco da MPB dos anos 70, catapultando sua carreira e tornando-o rapidamente um astro em todo o país, com constantes aparições nos mais populares e importantes programas de TV e tendo o LP inteiro tocado em todas as emissoras de rádio.

Em 30 de junho, Benito Di Paula entra nos Estúdios Reunidos (nas instalações da Faculdade Casper Líbero, sede da TV Gazeta, na Avenida Paulista) para a gravação de seu 6º LP, homônimo. 

No auge de sua carreira, Benito faz um disco em que quase todas as músicas tornaram-se clássicos, ícones seus e da música brasileira nos anos 70, como Maria Baiana Maria, Tudo está no seu lugar, Do jeito que a vida quer, Meu Brasil meu doce amado, Vou pro mar e Homem da montanha.

Em 20 de julho, Beth Carvalho entra nos estúdios de sua nova gravadora, a RCA Victor carioca, e inicia as gravações de seu 9º LP, Mundo melhor, o 1º após sua volta a esta companhia, onde gravara seu 1º disco (compacto) em 1965.

O álbum trás alguns dos maiores clássicos, dela e da história do samba dos anos 70, como Antes ele do que eu, Se você quiser e a icônica As rosas não falam, de Cartola, apontada pela edição brasileira da revista Rolling Stone como a 13ª Música Brasileira Mais Importante de Todos Os Tempos.

Cartola havia incluído As Rosas não falam em seu 2º LP, gravado em 1974, mas o disco, por razões comerciais, só veio a ser lançado em 1976, após o álbum de Beth, que acabou, portanto, sendo a 1ª a lançar comercialmente esse grande clássico. O LP de Beth seria lançado em 02 de setembro de 1976, no Hotel Intercontinental, em São Conrado.


Em 29 de outubro, Djavan, sob contrato da Som Livre (gravadora da Rede Globo), entra no Estúdio Level (RJ) antigas instalações da EMI-Odeon) para iniciar as gravações de seu 1º LP, A Voz, O Violão, A Música de Djavan.

Nascido em 27 de janeiro de 1949, em família pobre, Djavan aprende violão sozinho nas cifras de revistas do jornaleiro. Aos 18, já anima bailes da cidade com o conjunto Luz, Som, Dimensão (LSD). 

Em 1972, com 23 anos, decide tentar a sorte no Rio de Janeiro. Canta nas boates Number One (Ipanema) e a 706 (Leblon). Com a ajuda do radialista e conterrâneo Edson Mauro logo é apresentado ao produtor da gravadora Som Livre e levado para gravar trilhas sonoras de novelas da TV Globo (como Alegre Menina, de Dori Caymmi, em Gabriela, de 1975). Desde sua chegada ao Rio, em três anos Djavan compôs mais de 60 músicas. 

Na noite de 4 de fevereiro de 1975, no Teatro Municipal de São Paulo, a Rede Globo promovia a final do Abertura: Festival da Nova Música Brasileira, que se havia iniciado em 07 de janeiro. O 2º lugar seria Fato Consumado, de Djavan, sendo superado por Como um Ladrão, de Carlinhos Vergueiro, mas vencendo o favoritismo de Ébano (Luís Melodia) e o experimentalismo de Vou Danado pra Catende (Alceu Valença e Ascenso Ferreira). 

Em 25 de novembro, Moraes Moreira entra nos estúdios da Som Live carioca e inicia as gravações de Cara e Coração, o 2º LP de sua carreira solo, iniciada em 1975 com a saída dos Novos Baianos. O disco, lançado apenas em setembro de 1977, traz, entre outras pérolas, Pombo Correio, o 1º grande sucesso de sua carreira, principalmente depois de incluída na trilha sonora da novela global Sem Lenço e Sem Documento, o que tornaria Moraes conhecido em todo o Brasil.

1977


Em 18 de janeiro, Antonio Marcos, cantor, compositor e ator paulistano (do bairro de São Miguel Paulista) entra nos estúdios da RCA paulista para a gravação do compacto com Sonhos de um palhaço, um dos maiores clássicos seus e da música "mais popularesca brasileira" (hoje conhecida como brega). O sucesso da música foi ainda maior ao ser incluída na trilha sonora da novela global Espelho Mágico, entre 04/06 e 05/12/1977.

Em 25 de fevereiro, Beto Guedes entra nos estúdios cariocas da EMI Ondeon e inicia as gravações de seu 1º LP, A Página do Relâmpago Elétrico. O álbum, lançado em maio de 1977, revelou Beto Guedes ao grande público (até então ele só era conhecido como participante do Clube da Esquina, grupo de artistas ligado a Milton Nascimento), trazendo alguns dos maiores clássicos, dele e da história da música brasileira, como Maria Solidária, Lumiar e Nascente.

Em 11 de março, As Frenéticas entram no estúdio paulistano da cantora Wanderléia e iniciam as gravações de seu 1º disco, um compacto simples contendo, do lado A , A felicidade bate à sua porta (Gonzaguinha), e, do lado B, um pot-pourri com versões disco' para Exército do Surf (L'exercito Del Surf -vrs. Neusa de Souza) / Let Me Sing (Raul Seixas) / O Gênio (Getúlio Cortes) / Bye Bye Love (F. Bryant / B. Bryant).

O grupo, foi formado inicialmente por Nelson Motta para atuar como garçonetes-cantoras de sua boate “The Frenetic Dancin’ Days Discotheque” (inaugurada em 05/08/1976, no Rio de Janeiro, no Shopping Gávea, onde atualmente é o Teatro dos Quatro) ). Era composto por Sandra Pêra, Regina Chaves, Edir de Castro, Leila Neves (Leiloca), Lidia Maturscelli (Lidoca) e Dulcilene Moraes (Dudu).

O compacto, lançado em 22 de abril de 1977 pela gravadora WEA (selo Atlantic), recém chegada ao Brasil (este compacto foi seu 1o. lançamento no Brasil); numa festa na discoteca Papagaio, em São Paulo, com grande cobertura da imprensa, rapidamente alcançou as paradas de sucesso das rádios e TVs de todo o Brasil.

Em 25 de agosto, as Frenéticas retornam ao estúdio de Wanderléia em São Paulo, onde iniciam as gravações de seu 1º LP. homônimo. O disco, lançado em 20 de Outubro de 1977, as consagraria definitivamente como as rainhas da Disco' Music brasileira, trazendo hits como Perigosa ("eu sei que eu sou bonita e gostosa..."), Fonte da Juventude e Vida frenética, além das músicas do compacto lançado meses antes.

Fechada apenas 4 meses após sua inauguração, a The Frenetic Dancin' Days só reabriria suas portas em novembro de 1978, no Morro da Urca, em pleno auge do sucesso da novela global que levava seu nome. Mas, também desta vez, mesmo com todo o enorme sucesso, logo após o final da novela (em 27/01/1979), a casa encerraria definitivamente as atividades.


Em 18 de abril, Ivan Lins entra nos estúdios cariocas da EMI-Odeon, para iniciar as gravações de seu 6º LP, Somos todos iguais nesta noite, o 1º de sua então recente contratação por essa gravadora. Ivan vinha de sucessos como Madalena (gravada por Elis Regina em 1969), O amor é o meu país (1970) e Abre Alas (1974). Este novo álbum, lançado em 30/05/1977, o consagraria definitivamente entre a crítica e o público, trazendo sucessos como a faixa título, Dinorah, Dinorah, Passarinho cantou e Aparecida, todos clássicos de Ivan e da história da MPB.

OS ANOS 70


Foi a última década do período classic rock. É também conhecida como a "Era da Discoteca", devido ao surgimento da disco music. Surgiu também nesta década o movimento punk. O início da década viu o surgimento de muitos estilos musicais populares e de rock, incluindo jazz rock (aka "fusion"), southern rockfolk rock e soft rock, com este último incluindo artistas como The CarpentersCarole King e James Taylor.

Ele também incluiu o aumento da popularidade do rhythm and blues (R&B), sobretudo dos artistas da Motown como Stevie WonderThe Temptations e The Jackson 5Funk, um ramo da soul music com uma maior ênfase em batidas, influências de rhythm and blues, jazz e rock psicodélico, também foi muito popular.

A incorporação de instrumentos de música erudita no rock já havia se iniciado dos anos 60, mas só ganhou ares de movimento (também derivado da psicodelia seiscentista) no início dos anos 70, no que é conhecido como rock progressivo.

Diversos artistas se reuniram na proposta, sendo os de grande destaque Pink Floyd, com The Dark Side of the MoonJohn LennonGenesisYesJethro TullEmerson, Lake & PalmerKing CrimsonMike OldfieldVan Der Graaf GeneratorGentle Giant, no terreno britânico. Também caíram no gosto bandas germânicas (CanFaustNeu!Tangerine DreamAmon Düül e Kraftwerk) e italianas (Le OrmeFormula Tre e Premiata Forneria Marconi). Canadá (Rush), Bélgica (Univers Zéro) e Holanda (Focus) também dão sua contribuição.

No Brasil, destaque para os trabalhos de O TerçoSom Nosso de Cada DiaA Barca do SolRita Lee & Tutti FruttiCasa das Máquinas e Sagrado Coração da Terra. A banda baiana Doces bárbaros, idealizada por Maria BethâniaGilberto GilGal Costa e Caetano Veloso. Não esquecendo do movimento dos novos baianos que marcou o movimento da contra cultura no Brasil durante o regime militar.

Surge o glam rock, onde o chique e o glamour faziam parte do virtual. David Bowie, com o seminal disco The Rise and Fall of Ziggy Stardust and the Spiders From Mars é o maior expoente. Outros ícones do estilo são Marc Bolan e seu grupo T.RexMott the HoopleQueen e principalmente Elton John com o álbum Goodbye Yellow Brick Road que tinha como marca registrada, os grandes óculos, roupas rigidamente enfeitadas e coloridas, além das botas de plataforma e das calças boca-de-sino.

A aceleração e distorção do blues, dando origem ao hard rock, também havia se iniciado ainda nos anos 60, mas foi na década de 70 que ela surgiu com toda a força. Led ZeppelinBlack Sabbath e Deep Purple eram as bandas que lideravam o estilo.

Outros destaques são Kiss e Aerosmith. No sul dos Estados Unidos, o hard rock ganha uma sonoridade característica, conhecida como southern rock, onde os grupos Allman Brothers e Lynyrd Skynyrd são os mais bem lembrados. Na relação rock e blues, os Rolling Stones têm a sua fase mais criativa no início da década.

Na segunda metade da década, um movimento de nostalgia da década de 1950 fez com que surgisse um revival do estilo rockabilly. A série de TV Happy Days e o filme Grease, também simbolizam essa tendência. Surge o gênero psychobilly, um misto de rockabilly, punk rock e letras inspiradas em filmes de terror.

No dia 16 de Agosto de 1977 morre o cantor Elvis Presley, um dos primeiros representantes do rockabilly. Em 1973, o seu concerto "Aloha from Hawaii" tem uma audiência estimada em mais de 14 milhões de telespectadores. A música voltava a ser popular e tudo acabava nas pistas de dança, por exemplo, através do "clássico" da disco music Os Embalos de Sábado à Noite, estrelado por John Travolta.

Quando o ator vestiu seu terno branco e jogou o braço para o alto, a discothéque estava vivendo um período de iminente decadência, mas voltou a ser moda. Símbolo incontestável da disco music, o filme lançou um novo verbo conjugado internacionalmente: travoltear.

Este fenômeno trouxe um novo balanço para a música pop, assim como gênios da música eletrônica, cujo maior expoente da época foi Giorgio Moroder (responsável pela descoberta da "rainha das discotecas", Donna Summer).

No Brasil, a discoteca e o pop dançante serviram de base para uma geração de ídolos populares tidos como "cafonas", "exuberantes" e até "pornográficos" (Sidney Magal, Gretchen, As Patotinhas, Harmony Cats, Dudu França). Explorando outros universos da música brasileira, surgia uma nova geração influenciada pelos consagrados nos festivais da década anterior, como Belchior, Gonzaguinha Djavan e Ivan Lins.

A música sertaneja e o samba viviam momentos de desgaste, sendo que a primeira alcançava êxito apenas nas áreas rurais e o segundo nos subúrbios. Em compensação, aparecem rádios e programas de TV dedicados exclusivamente e esses gêneros.

Mais engajado que a disco music, o punk rock, derivado da cena de Nova York blank generation (que reúne artistas tão diversos como Patti SmithTelevisionNew York Dolls e vários outros) investia contra o sistema. A Inglaterra enfrentava uma de suas maiores crises.

A recessão corria solta e o punk pregava a anarquia através dos grupos Sex Pistols e The Clash, que dividiam o trono do movimento com os nova-iorquinos dos The Ramones. O rock voltava à sua forma primitiva, emergente das garagens e dos porões dos submundos inglês e americano.

Como se fosse um hiato entre a disco music e o punk rock, surgiu a new wave. Contrária ao punk, a nova onda celebrava o brilho do início da década. Algumas vezes a new wave chegou até a flertar com a disco music através do Blondie, com Deborah Harry em seu hit 'disco' Heart of Glass. A new wave foi perdendo seu ímpeto rapidamente; os famosos Sex Pistols se dissolveram, entre outros. Mesmo assim o punk sobreviveu até o final da década.

Na música pop, a importância das palavras foi substituída pelo ritmo. Importava o balanço e a quantidade de decibéis, coisa que propiciou a aparição de dezenas de grupos e estrelas de sucesso fulminante e rápido desaparecimento. O efêmero e o descartável foram campeões em todas as paradas de sucesso.

A discoteca, o esporte: atalhos para a celebridade efêmera prevista pelo artista pop Andy Warhol ("No futuro, todos serão famosos durante 15 minutos", ele disse). Michael Jackson lança seus primeiros quatro álbuns em carreira solo: Got to Be There e Ben em 1972 e Music & Me em 1973, mas o sucesso vem mesmo com seu primeiro álbum em fase adulta: Off the Wall, em 1979 que já vendeu cerca de 20 milhões de cópias. Depois de sete bem sucedidos anos, se separa a banda de rock The Beatles, cujos membros vão fazer bem sucedidas carreiras solo.

Um estilo de música extremamente dançável e popular, a Disco é a combinação de um tempo do jazz acelerado com uma forte e intermitente batida do rock, quase sempre se utilizando de instrumentos latinos de percussão. Inicialmente ouvido em casas noturnas, chamadas de discotecas, onde os dançarinos eram atraídos por música mecânica pré-gravada e incessante iluminação altamente elaborada.

A disco deriva-se do twist, um tipo de dança solo extremamente popular no início dos anos 60. A dança Disco era mais formal e bem mais complexa que o twist, além de, em muitos casos, requerer uma partner. O reggae, que surgiu da Jamaica por volta de 1972, é uma integração do rock, soul, calypso e ritmos latino-caribenhos.

O jazz-fusion ou simplesmente fusion é o encontro entre os músicos instrumentais do rock atraídos pelas possibilidades oferecidas pelo jazz, e, ao mesmo tempo, a atração dos músicos de jazz pelo potencial tecnológico e comercial do rock.

O pop rock benigno e comercial de grupos como os Osmond Brothers e posteriormente, Elton John e uma série de outros nomes ligados igualmente a música pop. O punk rock com sua vulgaridade e denúncias propositalmente estridentes.

O heavy metal, que continuou a alucinógena aproximação com o chamado acid rock, porém numa dimensão mais estreita. Baseado no poder hipnótico da repetição (volume alto e distorções eletrônicas), esse estilo, heavy-metal, é representado por nomes como Iron Butterfly, Deep Purple e Led Zeppelin (que ironicamente teve na balada “Stairway to Heaven” o seu maior hit).

O glitter rock se aproxima mais de uma apresentação teatral do que exatamente de um estilo de música, apresentando um hard rock envolvido em roupas extravagantes (às vezes também usadas por nomes da música pop), incluindo figuras bizarras e andróginas. Destacam-se Alice Cooper, David Bowie e o grupo Kiss.

O new wave fez seu debut como uma espécie de volta ao básico, com ênfase em métricas sem adornos e em letras mais elaboradas. O Soul, o Funk, o Hard Rock, o Progressive Rock, o Glam Rock, o Heavy Metal, o Punk, o Reggae, o Rock Brasileiro, a Disco Music, são destaques dessa década.

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